Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

27 de abril de 2010

O DINHEIRO PÚBLICO

A semana começou com várias informações na imprensa sobre a utilização, de forma suspeita, de recursos públicos por políticos e organizações não-governamentais. De acordo com uma dessas matérias, das verbas constantes do orçamento da União, entre 2007 e 2009, 95% foram incluídas por parlamentares contra apenas 5% previstas pelo Ministério do Turismo. A sua repercussão inicial tende a aumentar de forma rápida, tem que resultar em cobranças de apurações rigorosas e de punições dos culpados pelo mais novo esquema montado com o dinheiro do povo para o atendimento de ambições em nada coincidentes com as reais e gritantes necessidades da esmagadora maioria das crianças, jovens e adultos de todas as faixas etárias deste País. Pelas denúncias, esse novo esquema funcionaria de forma semelhante ao da chamada “Máfia dos sanguessugas”, da qual ouvimos falar desde 2006 e se baseava no superfaturamento de ambulâncias compradas com recursos de emendas apresentadas por congressistas no orçamento da União. Segundo matéria da Folha de S. Paulo, citada pelo site Congresso em foco, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União já investigam o direcionamento de R$ 53 milhões em emendas parlamentares no Ministério do Turismo para organizar festas entre 2007 e 2009, através de ONGs ligadas a políticos. Estamos diante de mais um caso que não pode terminar somente na lista das ocorrências que contribuem cada vez para o descrédito em relação à classe política e das instituições responsáveis pelas investigações do início ao fim, pelos consequentes esclarecimentos, bem como pela punição de autores e coautores das ilegalidades. De um acontecimento que deve provocar maior rigor na atuação dos gestores dos recursos públicos. Do governo federal aos governos municipais, a responsabilidade alcança a muitos.

7 comentários:

  1. Alguém precisa avisar aos políticos, que o dinheiro público é do povo e não das suas próprias contas bancárias.
    Jorge Dantas

    ResponderExcluir
  2. Os políticos roubam o dinheiro público porque a justiça não funciona, não tendo punição é um liberô geral, todos fazem, são denunciados e fica tudo igual sem nenhuma figura politica presa, condenada, nossa justiça é tão ruim quanto os politicos.
    Helena Silva

    ResponderExcluir
  3. O dinheiro público é roubado sistyematicamente, porque não existe uma fiscalização efetiva sobre os atos de nossos políticos!
    Veja os atos secretos do Senado, e lembre do tempo absurdo que se levou para descobri-los, e até agora simplesmente não se fez nada a respeito.
    A certeza da impunidade faz com que nossos políticos se aventurem na nefasta arte de roubar e mentir!
    Profº Cláudio

    ResponderExcluir
  4. Prezado Val Cabral

    É fácil desviar dinheiro público porque permanece a lógica da corrupção de que "TODO HOMEM TEM UM PREÇO", sendo assim, corrompe-se determinadas pessoas principalmente as que ocupam cargos estratégicos e/ou de subordinação, pela psicologia, joga-se uns contra os outros, privilegia-se alguns sendo os amigos e massacra aos inimigos, permanecendo a máxima "AOS AMIGOS A LEI, AOS INIMIGOS OS RIGORES DA LEI".
    Aquele funcionário público que não for conivente sofrerá com as penalidades, pode ele ser ótimo funcionário, mas como todo mundo erra, pois ninguém é perfeito, simplismente esperam este momento para fazer a pessoa sofrer.
    Eu sou da seguinte opinião o funcionário público deve estar submetido à lei e não aos desejos de agentes políticos que suas ações são transitórias e em muitos casos privilegiam a uma determinada elite econômica. Ao meu ver no Brasil há que se promover um novo PACTO FEDERATIVO, vislumbrando a população como um todo promovendo melhor redistribuição das riquezas e eliminando as relações fisiológicas que acobertam o clientelismo e a corrupção, mantendo boa parte da população ignorante e a mercê do CORONEL, do latifundiário e do capital especulativo.
    A certeza da impunidade e os privilégios fazem com que os funcionários públicos se calem assim como a população, vivendo num medo tremendo.
    Aqui há casos e não são poucos de mortes de polítcos, envolvimento de políticos com traficantes e por aí vai. Deu para notar que para fazer o serviço sujo comquem eles podem contar, não é!? Deviam ensinar essas coisas no ENSINO FUNDAMENTAL, para esclarecer melhor a população, pois o CORONELISMO não acabou manteve-se ileso desde o final da República Velha.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. A certeza da impunidade permite fazer o que vier às ventas, sem risco de nada... principalmente quando o povo apoia. Se o dinheiro é da população e todo mundo tá satisfeito, reclamar de quê?
    Antônio Gouveia

    ResponderExcluir
  6. O dinheiro público
    é gasto feito água para fins obscuros tipo cooptar "geral" etc etc nunca se gastou tanto em propaganda enganosa!
    Rogério

    ResponderExcluir
  7. A verdade é que não há contrôle e nem fiscalização sobre o dinheiro público, este é um preço que um pôvo paga por não se interessar pela política do seu país. Quanto mais ignorante político, melhor para a politicalha. Haroldo Cordeiro

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: