Nações Unidas - Acidentes rodoviários são a principal causa de morte de pessoas entre 5 e 29 anos, afirma a Organização Mundial de Saúde (OMS) em estudo divulgado hoje. De acordo com a agência ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), quase metade dos mortos em acidentes rodoviários no mundo são pedestres, ciclistas e motociclistas. Por ano, 1,2 milhão de pessoas morrem no trânsito, segundo a OMS. Mais de 90% das mortes ocorrem nas nações em desenvolvimento. Nos países mais pobres, 80% das mortes no trânsito são de "usuários vulneráveis", ou pessoas que não estão nos carros. Ainda segundo a OMS, o número de pessoas feridas no trânsito se aproxima de 50 milhões. O relatório se baseia em dados de 2008 e é considerado a primeira análise abrangente da segurança no trânsito em 178 países.
Hoje, como sempre, o que mais matou pessoas foi a ignorância. Ignorância em forma de acidente de trânsito, de violência na sua mais ampla forma.Em forma de homicídios, de descuido com a saúde, de abusos em geral e etc.
ResponderExcluirO próprio ser humano se mata,ele mesmo produz as armas da auto-destruição.
ResponderExcluirOs acidentes matam por vários fatores também, mas o que vem sendo muito questionado são justamente os fatores externos: (alcool,drogas,imprudência,etc...)
ResponderExcluirEm qualquer país civilizado, regras de trânsito é matéria curricular do ensino fundamental, ou seja, as crianças já crescem sabendo como proceder nas ruas, dirigindo, quando adultas. A lógica aponta para índices muito menores de acidentes...mas, aqui no Brasil, pensam que "semana de trânsito" resolve.
ResponderExcluirO que resta é tentar reverter isso, através da educação mesmo. Porque qualquer pessoas, só aprende a dirigir com a prática. A auto- escola só serve para dar a autrorização para a pessoa começar a praticar. Principalmente moto. Álcool, celular e sono não combinam com direção. Nem pra rimar não serve.
ResponderExcluirHoje em dia qualquer um tira CNH e tem carro. Muitas pessoas despreparadas no trânsito, muito carro velho sem cuidado algum. DETRAN tem que tirar esse tipo de gente das ruas.
ResponderExcluir