Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

2 de fevereiro de 2010

CICLISTAS INFERNIZAM O TRÂNSITO DE ITABUNA

Aqui em Itabuna, temos observado que é alarmante o número de acidentes no trânsito envolvendo bicicletas e a grande maioria é causada devido à imprudência de algum motorista , motociclista, ciclista e até pedestre. A conseqüência acaba em vidas ceifadas prematuramente, onde as pessoas que sobrevivem às vezes ficam com marcas permanentes, o que inclui algum tipo de deficiência física ou mental. Entendemos que todo problema gerado pela sociedade tem que ser resolvido pela própria sociedade. No entanto, faz-se necessário um chamado de toda sociedade civil organizada para debatermos o assunto em questão. Se todas as pessoas que saírem às rua s diariamente tiverem prudência em seus atos e ações, certamente com esta preocupação permanente, o número de acidentes e as conseqüentes perdas de vidas humanas se reduzirão consideravelmente. O Código de Trânsito Brasileiro prevê que os ciclistas, assim como seus meios de transporte, também tem o dever de obedecer as regras de trânsito. Muito embora que uma pequena parcela cumpre o que determina a lei, logo poucos ciclistas obedecem a sinalização, talvez até por desconhecê-la. Eles em sua grande parte ignoram a legislação e trafegam na contramão em cima das calçadas, colocando em risco sua integridade física gerando transtornos para os motoristas, motoqueiros e até para os pedestres. Aqui em Itabuna, há cadastro e controle em relação à quantidade de bicicletas, mas são milhares as que circulam por todas as ruas da cidade. A causa maior é a facilidade de adquirir este tipo de transporte. O comercio está sempre iniciando promoções, com preç os acessíveis. A facilidade nos pagamentos e manutenção barata contribui ainda mais para que a cidade esteja cada vez mais cheia delas. Outro fator que auxilia ainda mais este tipo de situação, é que geograficamente, Itabuna é uma cidade de terreno plano e com poucas ladeiras e obstáculos. A falta de uma política educativa no trânsito contribui para uma série de atrocidades que acontecem no dia-a-dia da cidade. Acidentes que se repetem, ciclistas mutilados devido os impactos dos acidentes contra carros e motos, e muitas vezes quedas provocadas pela falta de habilidade com seus meios de locomoção. Entendemos que a bicicleta é um meio de transporte viável do ponto de vista econômico, social e geográfico, mas sendo mal utilizado acaba funcionando como uma arma.

4 comentários:

  1. Sou ciclista e também motorista, e portanto sei exatamente como respeitar o espaço do ciclista no trânsito, aprendam a respeitar os ciclistas…

    ResponderExcluir
  2. A bicicleta não é perigosa. A bicicleta não mata ninguém. O perigo está nos carros de uma tonelada ou mais que não respeitam seu espaço.

    ResponderExcluir
  3. Ciclistas não “atrapalham” o trânsito, ciclistas é parte do trânsito...

    ResponderExcluir
  4. Essas pessoas deveriam pensar melhor antes de sair divulgando uma opinião infundada, incoerente, egoísta, limitada e preconceituosa, principalmente porque essa opinião vai ser absorvida por muita gente que não quer se esforçar para entender e engole uma opinião qualquer, sem mastigar.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: