Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

28 de janeiro de 2010

JUSTIÇA QUEBRA SIGILO DE INSTITUTO LIGADO AO PT

O Tribunal de Justiça de São Paulo quebrou ontem o sigilo bancário, financeiro e fiscal do Instituto Florestan Fernandes (IFF), alvo de inquérito do Ministério Público sobre suposto desvio de R$ 12,8 milhões do Tesouro Municipal na gestão Marta Suplicy (PT). A decisão é da 3ª Câmara de Direito Público do TJ. Dois desembargadores, Antonio Carlos Malheiros e Paulo Magalhães da Costa Coelho, votaram pela abertura de dad os do instituto. Os magistrados divergiram, porém, sobre o período a ser alcançado pela medida. Malheiros, relator, restringiu a busca ao período de 28 de julho de 2003 a 1º de dezembro de 2004. Costa Coelho, presidente da Câmara, exige "investigação ampla e irrestrita", desde o início das atividades do instituto. O desembargador Marrey Uint pediu vista do processo, suspendendo o julgamento. Ele deve apresentar seu voto na próxima sessão. O IFF repudia enfaticamente suspeita de irregularidades em suas ações. O inquérito apura se o instituto foi favorecido em subcontratações da administração Marta (2001-2004). Para rastrear a movimentação de recursos e identificar "os reais beneficiários", o Minis tério Público ingressou, em 2006, com ação cautelar alegando que cinco secretarias municipais firmaram, sem licitação, ao menos 11 contratos de consultoria, de R$ 12,8 milhões, com duas fundações que teriam subcontratado o IFF. Na ocasião, a Justiça da Fazenda Pública afastou o sigilo do instituto, que recorreu ao TJ e obteve liminar de Malheiros para suspender a ofensiva. A promotoria suspeita que a prefeitura teria repassado valores para o PT destinados a financiamento de campanhas eleitorais. "A situação parece complicar-se porque o instituto foi criado no bojo do Partido dos Trabalhadores, então detentor da administração municipal", assevera Malheiros. "Muitos membros desse instituto faziam parte da administração, a exemplo da ex-prefeita Marta Suplicy, que chegou a presidir aquele instituto. A suspeita do Ministério Público é que os contratos serviram em verdade para desviar dinheiro para o PT."

6 comentários:

  1. Val Cabral

    O problema que me preocupa é se haverá facilitação das autoridades na hora de punir.
    A lei deve ser tanto para o rico como para o pobre e acabar com essa impunidade no país.

    Rolemberg de Assis Filho

    ResponderExcluir
  2. Esse IFF deve ser a mão corrupta de lavagem de dinheiro desses bandidos e bandidas do PT. Mas não acredito que isso vá dar em nada. Este é o país dos malandros que vendem votos; dos bestas que se enganam com rudo e dos criminosos como Lula e sua gang... e nada mudará esta realidade! Estamos no mato sdem cachorro!
    Juliano Tavares

    ResponderExcluir
  3. ONDE TEM PT, TEM CORRUPÇÃO TANTO QUANTO NOS GOVERNOSDO DEM E DO PSDB. OCORRE QUE COM O PT A SAFADEZA É MAIOR, POIS O PT SEMPRE SE MOSTROU COMO EXEMPLO DE HONESTIDADE. ISTO TORNA O PT PIOR QUE OS DEMAIS!!! RILDO

    ResponderExcluir
  4. Os escândalos tornados públicos pela mídia são apenas a ponta do iceberg de um grande esquema que envolve uma máfia bem estruturada, políticos e empresas. Os escândalos são a prova da falta de investigação, zelo pelo dinheiro público e respeito com os contribuintes...

    ResponderExcluir
  5. Quem rouba dinheiro dos cofres públicos deve pagar por isso!

    ResponderExcluir
  6. ILHÉUS NÃO TERÁ CARNAVAL

    Está confirmado! A cidade de São Jorge dos Ilhéus, não terá carnaval em 2010. A setença foi dada nesta sexta, 29, pelo prefeito do município.


    No anuncio, o prefeito lembrou que no ano passado a festa já foi modesta por conta da crise fincanceira mundial, então a adiministração entendeu que não poderá deixar de cumprir com suas obrigações fincanceiras que assesguram os serviços básicos para a populçação, para arcar com despesas da festa.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: