Hoje é Dia Mundial de Luta Contra a Aids e haverá em Itabuna, a 12ª Caminhada contra a Aids, com início às 14 horas, saindo do Jardim do Ó. Este evento acontece sob a promoção da Coordenação Municipal de DST e Aids e deverá contar com participações de estudantes, profissionais de saúde e grande quantidade de jovens. A caminhada serve para laertar, conscientizar e reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao combater preconceito e discriminação, a Coordenação Municipal de DST e Aids espera aliviar o impacto da Aids em Itabuna. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids. O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vidas.
Tenho visto que o preconceito existe (neste caso e em muitos outros) apenas quando as pessoas nao tem que se deparar com o mesmo problema. Quando acontece dentro de casa, com parentes, irmãos e amigos, o preconceito acaba rapidinho. Muito triste isto.
ResponderExcluirComo é do conhecimento da grande maioria que Lê e que assiste aos noticiários, a informação não chega a todos como deveria.
ResponderExcluirA informação é o patrimônio de uma elite separatista que exclui pela falta da mesma.Quato mais ignorantes, mas rica a elite se mostra, e mais forte ela se transforma. Apesar das pessoas receberem as informações, ainda assim, existe a imagem psicológica da doença. Como ainda existem pessoas que acham que o câncer é contagioso. Esperamos que um dia, pessoas de vontade no congresso, ajude a divulgar mais e a obrigar que os tratamentos sejam sociais e não individuais.
Não tenho preconceito, porque uma pessoa soro positiva é uma pessoa igual a qualquer outra, só que infelizmente teve a infelicidade de contrair esse vírus!
ResponderExcluirAcho que as pessoas deviam ter mais respeito com os soro positivos, pois quem garante que amanhã não é você que vai estar infectado , precisando de ajuda e compreensão?
Preservativo sempre e ajuda aos que precisam, nunca se sabe o dia de amanhã, bjs. Neto
ResponderExcluirAmigo Val Cabral, estamos atentos sempre orientando os jovens ao nosso redor não só do perigo do HIV. Mas de todo o tipo de contaminção que possa ser trasmitida através de relação sexual e compartilhamente de seringas, entre outras formas de se obter contágio.
ResponderExcluirCom relação a transmissão via contato sexual, a maneira mais indicada é a utilização correta de preservativos durante as relações sexuais. Atualmente, existem dois tipos de preservativos, também conhecidos como camisinhas: a masculina e a feminina. Outra maneira é a utilização de agulhas e seringas descartáveis em todos os procedimentos médicos. Instrumentos cortantes, que entram em contato com o sangue, devem ser esterilizados de forma correta antes do seu uso. Nas transfusões de sangue, deve haver um rigoroso sistema de testes para detectar a presença do HIV, para que este não passe de uma pessoa contaminada para uma saudável.
Infelizmente soube de uma caso de uma amiga recemente que se contaminou através do marido,mto triste, pq a gente confia .
Boa semana poderosamente abençoada pra vc tbém.
Vc é um guerreiro nessa luta amigo.
Valdeci Ribeiro
Hoje ehh uma excelente dia, para que as pessoas revejam seus conceitos e deixem de lado aquele velho preconceito.
ResponderExcluirate mais
vlw
Eduardo