Trief

Trief

18 de novembro de 2009

NA RUINDADE DA MARQUISE, OS GARIS SÃO O QUE HÁ DE MELHOR

Itabuna está convivendo com dificuldades enormes em seu setor de limpeza pública. A Marquise não tem atuado em conformidade a demanda e os moradores tem reclamado bastante de ruas com acúmulo de lixo e entulhos. Neste contexto está o Gari, que é quem mais é sacrificado no grande problema que se tornou a limpeza pública na cidade. E esse é um bom momento de a sociedade fazer uma reflexão sobre a importância dessa classe de trabalhadores para que Itabuna não esteja mais degradante e fétida. Eles acordam cedo e se movimentam de forma quase despercebida aos olhos do público que transita pelas ruas da cidade. Quando a maioria das pessoas acorda e sai para o trabalho, os garis já cuidaram da limpeza das ruas e calçadas, o que faz com que o cenário se torne mais bonito e confortável. Esses trabalhadores reclamam da falta de higiene de alguns que ainda teimam em jogar lixo nas vias e pela janela dos carros. Como eles, a sociedade também espera uma mudança de atitude e de valores que levem cada cidadão ao sentimento comum de cuidado e proteção com a cidade que é de todos. A sociedade pode lhes dar o reconhecimento devido, o carinho e o respeito, que são chaves capazes de abrir as primeiras portas da valorização coletiva. Nesse exato momento, independentemente do horário em que este texto esteja sendo lido, a categoria está trabalhando nas ruas, já que sua atividade não pode parar, o que ressalta ainda mais a importância de sua atuação como parte integrante e indispensável no dia-a-dia do munícipe.

8 comentários:

  1. Estes mal assalariados profissionais, especializados em manter a limpeza das ruas de minha cidade, são verdadeiros heróis anônimos e merecem nosso respeito e reconhecimento. Sem eles Itabuna seria um inferno! Josué Campos

    ResponderExcluir
  2. Val Cabral, parabenizo você por abordar sobre a importância dessa classe de trabalhadores que se doam e se esforçam diariamente, para deixar nossa cidade limpa. E eles fazem isso com a responsabilidade de fazer o melhor de cada um deles... isso é admirável. Parabenizando você por esta abordagem, também parabenizo os garis que são a alma de uma cidade mais limpa, cheirosa e mais bela.
    Haroldo Bastos

    ResponderExcluir
  3. Os garis são, realmente, a parte que se salva desse vexame que é a Marquize em Itabuna.
    Orlando

    ResponderExcluir
  4. Val Cabral, enquanto a Marquise fatura mais de um milhão e meio de reais da prefeitura, os garis ficam com a amargura de um salário de humilhação. Isso é uma injustiça e o prefeito Capitão Azevedo deveria ser mais decente com essa gente que tanto faz para Itabuna ser uma cidade mais agradável de se viver. Pare de ser injusto Capitão Azevedo. Proporcione melhores salários para os garis e deixe de só ver o lado de uma empresa forasteira e que só faz explorar seus trabalhadores e sujar a cidade e a imagem do seu desgoverno.
    Wilson Santos

    ResponderExcluir
  5. VAL CABRAL, QUERO APROVEITAR ESTA ARTIGO, PARA PARABENIZAR OS GARIS POR SEUS EXCELENTES SERVIÇOS COMUNITÁRIOS E ACRESCENTAR UM POUCO DOS MEUS CONHECIMENTOS SOBRE O ASSUNTO. O EMPRESÁRIO SANITARISTA QUE INSTITUIU O SISTEMA DE COLETA E TRATAMENTO DO LIXO URBANO AQUI NO BRASIL FOI O FRANCÊS PEDRO ALEIXO GARY, POR ISSO OS PROFISSIONAIS DE LIMPEZA URBANA HERDARAM O NOME, ABRASILEIRADO PARA 'GARI', COMO SINÔNIMO DE SUA PROFISSÃO...
    WALDEMAR CONRADO

    ResponderExcluir
  6. Olá val Cabral, aqui em Itabuna os garis são uma classe de profissionais muito respeitado pelo serviço de utilidade publica que eles prestam. Mas este mesmo respeito não é merecido pela empresa que os contrata, pois a cearence Marquise não tem realizado um bom serviço em nossa cidade e já deveria ter sido substituída há tempos atrás. Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  7. boa tarde amigo!
    Gari são responsáveis em coletar na rua onde vc mora, todos aqueles resíduos que chamamos de ''lixo'', em outras palavras são profissionais coletores de lixo.
    Mas lixo mesmo é a empresa para qual eles trabalham.
    Abraços!
    Gleison Bezerra

    ResponderExcluir
  8. A cidade sem os garis se transformaria em um grande latão de lixo, já que nós não somos capazes de cuidar do nosso próprio espaço. Parabéns a ele !!!!!!!
    Miranda

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: