Até o período da chamada Revolução Industrial, consciência ambiental não era - e parecia estar longe de ser - uma preocupação social. Os recursos naturais eram tidos como inacabáveis e a exploração inconsciente acabou provando que durante todo esse tempo o homem esteve errado. Hoje, o que se vê é destruição, é busca por medidas enérgicas para deteriorar com o que ainda nos resta de mata atlântica e tentativas frustradas de tentar recuperar o que virou pó. Não adianta. Pelo menos não enquanto apenas um grupo se esforça para reerguer a floresta que encobre os cacauais e outro continua a explorar a mais do que o devido. De parabéns estão as organizações que incentivam a sustentabilidade. É necessário o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, por exemplo, criar um Prêmio, a ser conferido anualmente às personalidades e instituições que mais se destacaram na temática do desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade no Estado, com foco nos ideais defendidos pelos líderes ambientalistas baianos. E sugiro que cinco critérios especiais sejam avaliados para a concessão do prêmio: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade social, sustentabilidade cultural, sustentabilidade política e sustentabilidade econômica.
Nossa sociedade necessita incorporar 4 requisitos básicos neste contexto:
ResponderExcluirecologicamente correto;
economicamente viável;
socialmente justo; e
culturalmente aceito.
Edmilson Tavares
Precisamos fazer nossos líderes compreender que sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado à continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
ResponderExcluirProfº Cláudio
A vida será melhor quando nossas autoridades agirem para garantir a preservação e qualidade da água, do solo e do ar em níveis suficientes para manter a vida animal, vegetal e humana para as gerações futuras.
ResponderExcluirE AINDA HÁ QUEM DIGA QUE SUSTENTABILIDADE SEJA FRESCURA!!!
ResponderExcluirVal Cabral,
ResponderExcluirGostei muito de sua abordagem.
Como você vê e sabe, não é nada boa a atuação das empresas poluidoras e os problemas ambientais que estão a cada dia aumentando.
Essas empresas estão se valorizarem bastante, não obstante o aumento dos danos causados à natureza.
Rogério