Prefeitura Itabuna

Trief

Trief

1 de novembro de 2009

É NECESSÁRIA MAIS INCLUSÃO SOCIAL EM ITABUNA

É muito importante que cada um de nós reconheça que uma das condições fundamentais para que a inclusão social aconteça depende daquilo que poderia ser resumido na palavra competência. Nesse sentido, muitos julgam que cabe apenas à pessoa com deficiência ser competente em tudo o que poderá ser considerado básico. No entanto, se isso não ocorrer, a inclusão social não acontecerá. A indispensável competência tão valorizada que é - extrapola em muito aquela indicada com exclusividade para pessoas com deficiência. Senão, vejamos: a) Se as entidades de atendimento não contarem com equipes compostas de profissionais de comprovada competência, estarão pondo em risco todo um sonho almejado por aqueles que buscam a inclusão social. b) Por sua vez, se não tivermos uma sociedade também competente em seus múltiplos papéis e principalmente na aceitação das diferenças, poderemos encontrar barreiras intransponíveis para a almejada inclusão social. Desafio multifacetado, sem dúvida alguma, é preciso dele nos mantermos alertas no aprimoramento dos programas de atenção a pessoas com deficiência, para que possam dar esse passo indispensável na organização de suas vidas em termos justos. Para um volume incalculável de pessoas com deficiências, a grande e contínua batalha pela inclusão social começa, sem a menor sombra de dúvida, pela existência de equipes técnicas competentes. Saudações INCLUSIVAS, Ângela Góes.

9 comentários:

  1. Val Cabral, tenho acompanhado as intervensões desta senhora Ângela Góes em seu blog e considero ela uma guerreira nessa luta inglória e cansativa de inclusão social das pessoas com necesidades especiais. Ela é uma lutadora e merece nosso respeito e admiração. Orlando Pereira

    ResponderExcluir
  2. Para combater a exlusão é preciso tratar com especial atenção àqueles que estão desfavorecidos, motivo pelo qual o Governo ou as ONGS direcionam esforços e recursos para atender este grupos.

    ResponderExcluir
  3. Inclusão social é um direito de todos eles. Que muita das vezes não é cumprido por nossos governantes.....
    Ainda bem que existem pessoas abnegadas pela causa das reivindicações e denuncias, comom é o caso dessa cidadã... nota dez pra ela e nota ZERO para os políticos e burocratas da nossa terra.
    Wellington Rosário dos Santos

    ResponderExcluir
  4. Não é de hoje que os deficientes fisicos sofrem com preconceitos mascarados por parte da sociedade.
    Se levarmos em conta o quanto é dificil para essas pessoas lidarem com esse problema e principalmente com fatores como depressão, strees, rejeição, veremos que de certa forma, os deficientes se esforçam bem mais para alcançarem seus objetivos.

    ResponderExcluir
  5. É imprescindível dar suporte a essas pessoas na formação de uma nova consciência que privilegie suas potencialidades e não os aspectos limitantes da deficiência,ressaltando,principalmente,as formas de superação dessas dificuldades.

    ResponderExcluir
  6. Deficientes, não!
    Eficientes, sim!
    Graças à Deus tenho todo o meu corpo em pleno funcionamento porém, não suporto ver pessoas chamando outras que não têm de "deficientes"!
    Na minha visão, eles são muitos eficientes pois eu não conseguiria[mesmo tendo o corpo perfeito] fazer muito das coisas que eles fazem!
    Abraços
    Cristina Pires

    ResponderExcluir
  7. Ângela Góes rima com luta por todos nós.
    Pena que não existam em nossa cidade, mais umas três pessoas com este seu perfil de consciência e politização.
    Rodrigo Santana

    ResponderExcluir
  8. Oi Cristina,
    Compreendí seu comentário, mas o Criador nos dotou De uma capacidade enorme de SUPERAÇÃO.
    A respeito do termo há o uso equivocado da palavra "DEFICIENTE" ou DEFICIÊNCIA que se refere à falta de alguma coisa e que tem como antônimo a palavra: SUFICIENTE.

    O fato é que na sociedade em geral, muitas pessoas utilizam o termo DEFICIENTE como antônimo de EFICIENTE o que tem causado constrangimentos, levando à idéia de inaptidão.

    Na realidade o antônimo de EFICIENTE é INEFICIENTE e de DEFICIENTE é SUFICIENTE.


    O correto é referir-se a alguem que possua uma deficiencia fisica ou , de: PESSOA COM DEFICIÊNCIA e não PORTADOR DE DEFICIENCIA,por que quando se porta algo haverá momentos que não se portará. o que não é o caso.
    Agradeço a todos a grandeza de espirito que possuem por reconhecer que são ínfimas as politicas publicas para este segmento social. A limitação da pessoa não diminui seus direitos: são cidadãos e fazem parte da sociedade como qualquer outro. A sociedade deve se preparar para lidar com a diversidade humana.
    Todas as pessoas devem ser respeitadas, não importa o sexo, a idade, as origens étnicas, a opção sexual ou as deficiências.Uma sociedade aberta a todos, que estimula a participação de cada um e aprecia as diferentes experiências humanas, e reconhece o potencial de todo cidadão, é uma sociedade inclusiva.
    A sociedade inclusiva tem como objetivo principal oferecer oportunidades iguais para que cada pessoa seja autônoma e auto-determinada.
    Dessa forma, a sociedade inclusiva é democrática, reconhece todos os seres humanos como livres e iguais e com direito a exercer sua cidadania.
    Angela

    ResponderExcluir
  9. Sabe Rodrigo Santana, tá no meu sangue é MINHA VIDA eu vivo 24 horas a questão que envolve a pessoa em situação de deficiencia.
    Saudações INCLUSIVAS,
    ANGELA

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: