Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de outubro de 2009

O TRAGO QUE MATA

Acredite quem quiser. E quem não quiser, também. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, todos os anos, mais de cinco milhões de pessoas morrem em conseqüência dos efeitos do tabaco, e até metade do total de fumantes irá morrer de uma doença relacionada ao uso desse produto. Numa estatística rápida, quase dez pessoas, em média, a cada segundo deixam o mundo material de forma, grosso modo, voluntária. No Brasil, medidas de impacto estão sendo tomadas pelas autoridades em saúde pública, entre elas a inclusão de advertências sanitárias, com imagens chocantes e reais de fumantes ilustradas nas carteiras de cigarros. Os alertas, em forma de imagem, levaram 67% dos fumantes a querer parar de fumar e 54% a mudar de opinião sobre os efeitos do tabagismo na saúde. O objetivo das advertências é comunicar e informar a população sobre a dimensão dos diferentes riscos oriundos do consumo de tabaco. A campanha busca desfazer o apelo das antigas embalagens e promover a cessação do fumo, assim como prevenir os que pretendem ingressar nesse caminho nada saudável.

9 comentários:

  1. O cigarro contém uma droga ( a nicotina), substância presente no cigarrro que causa dependência.
    O cigarro hoje, é uma das maiores causas de morte no mundo, pois causa vários tipos de câncer na laringe, faringe inclusive no pulmão.
    É uma droga leve, mas com efeitos bem significativos.
    Também não é fácil largar, por causar dependência após muitos anos de uso.
    O melhor mesmo é evitar dar o primeiro trago (provar).

    ResponderExcluir
  2. O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Comanda legiões de compradores leais e tem um mercado em rápida expansão. Satisfeitíssimos, os fabricantes orgulham-se de ter lucros impressionantes, influência política e prestígio. O único problema é que seus melhores clientes morrem um a um.

    ResponderExcluir
  3. Muitas pessoas voltam a fumar porque desejam fumar, simples assim.. afinal, é bom mesmo para quem tem o vício. Assim como toda droga causa muito prazer ao usuário, o cigarro não fica de fora. Muitas pessoas falam que detestam o cheiro do cigarro e o gosto... bem, eu odeio o cheiro do álcool e o gosto de cerveja, então poderia argumentar que não tem sentido as pessoas começarem a beber... mas cada pessoa é uma pessoa e só quem tem um vício pode entender o que isso é, como afeta a gente.

    ResponderExcluir
  4. É lamentável...esta coisa deveria ser banida do planeta, mas tem muito dinheiro e políticos envolvidos...

    ResponderExcluir
  5. O cigarro é hoje um dos maiores impostos pagos. Você acha que seria fácil fechar uma fábrica que dá tanto dinheiro para o governo assim?
    Interesses econômicos, acima da saúde!

    ResponderExcluir
  6. Val Cabral,

    Não consigo entender como uma pessoa pode fumar, mesmo sabendo que isto significa um ato de auto-fragelação e suicídio lento!!!
    É a pessoa ser muito burra e não ter amor próprio!
    É como se ela colocasse um pouco de veneno e o ingerisse diariamente.
    As consequência dessa besteira de fumar, é, inevitavelmente, a morte!
    E ainda se paga para tragar a próprio morte!!!!
    Ricardo Brito

    ResponderExcluir
  7. Se explicaria esse vício, se ele decorresse de consumo forçado... mas não dar para compreender esta estupidez, sobretudo, quando tem como consumidor, pessoas ligadas à educação e a saúde. E conheço diversos dirigentes governamentais da área da saúde e da educação, que são viciadas em cigarro.
    basta citar dois casos muito conhecidos na cidade:
    Marcos - diretor da 7ª DIRES e Chico (da DIREC), que atualmente é diretor na secretaria de educação da prefeitura de Itabuna.
    Eles são dois péssimos exemplos e deveriam ter vergonha na cara e não se servirem de referências depreciativas e nocivas, para os jovens em geral.
    Orlando Corrêa da Silva
    Estudante

    ResponderExcluir
  8. Fumar é coisa de idiotas!

    ResponderExcluir
  9. Fumo mesmo e ninguém tem nada a ver com minha vida...
    Quem quiser que vá se importar com o que lhe cabe de obrigação.
    Fumo porque posso e quem quiser se lasque.
    Vão cuidar de suas vidas seus babacas, otários.
    Jorge

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: