Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

31 de outubro de 2009

O BRASIL DA CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE

É impressionante como no Brasil quem se apropria mais do alheio e consequentemente tem mais "recursos" para comprar pessoas e a justiça, grande justiça brasileira, acaba saindo incólume de tudo o que apronta. Sei que "apropriamento" (indébito) é uma palavra generosa, mas todos entenderam. Exemplo disso, bem atual, é José Sarney, de quem todo dia são denunciadas novas "irregularidades", como nepotismo e desvio da Petrobrás pela Fundação que leva o nome dele, entre tantas outras façanhas. E ele continua lá, lépido e fagueiro, contando, inclusive com o apoio do nosso presidente. Um ou outro senador, com medo de ser envolvido, acha que ele deve se afastar. Mas também tem rabo preso, então a gente já sabe como tudo vai acabar. Que raio de Senado brasileiro é esse, que há pouco tempo atrás teve outro presidente daquela casa afastado, por um sem número de "irregularidades"? Que governo brasileiro é esse que passa a mão na cabeça de tipos como esse, como se fossem pobres vítimas, trocando essa "proteção" por favores mais adiante? Até a justiça neste nosso Brasil é meia-boca. Exemplo disso é o marajá do castelo, que foi absolvido, e por aí afora existem outros casos, não vou enumerar para não ficar ainda mais indignado. Indignado como todo o povo brasileiro, diga-se de passagem. Os nossos "representantes", os "políticos" que colocamos no poder para defenderem nossos interesses, para nos defenderem quando preciso, são os primeiros a nos trair, gastando aos borbotões o dinheiro público, o dinheiro do povo brasileiro, povo que paga a maior quantidade de impostos. As maracutaias são descobertas, denunciadas, mas por mais que se faça carnaval em cima disso, muito raramente alguém é penalizado. Como o ex-presidente Collor, que foi deposto, mas continuou vivendo como marajá, pois mesmo não estando no cargo, continuava recebendo seus altos salários dos cofres públicos. Que belo exemplo para a sociedade, não? Dinheiro para a educação, para a saúde, para a segurança, etc., não existe. Mas para pagar altas despesas, muitas vezes pessoais de políticos e seus enormes grupos de colaboradores, para pagar salários milionários e vantagens diversas a políticos, aí sim, pra isso tem. Eleitores brasileiros, atentem. Não esqueçam quem são todas essas pessoas e o que elas fizeram. Precisamos aprender a votar, para não colocar de novo no poder figuras corruptas como a maioria das que estão aí.

10 comentários:

  1. Prezado e nobre Val Cabral

    Acredito que seja impossível acabar com a corrupção no Brasil, mas, pode diminuir se se eliminassem esses ministérios inúteis criados pelo nosso querido presidente. Os Lobos, lobinhos e lobões não teriam mais carne para comer e teriam que roer os ossos... A burocracia também favorece a corrupção. Simplificar tudo seria uma boa saída. Para que tantas leis? Tantos recursos? Eles só emperram o sistema, fazem com que a justiça seja morosa e impedem que quem tem culpa no cartório possa ser julgado por seus crimes. E, por fim: Acabar com a impunidade. Cadeia neles!

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caro Val Cabral, a corrupção está diretamente ao ligada ao modelo de sociedade estruturada no brasil, não basta mudar os políticos, mudar os partidos, os acessores... A corrupção só acabará quando houver de fato uma transformação social no Brasil, quando não vivermos mais em uma sociedade voltada para a circulação de capital, e sim em uma sociedade verdadeiramente humana, com fins em si e para si.
    Everaldo Barbosa

    ResponderExcluir
  3. Val Cabral, a corrupção só será dimuída no Brasil quando o povo tiver cultura, souber votar e cobrar atitudes dos políticos.
    Nós pagamos as mordomias, nós pagamos pela corrupção, nós sustentamos os que não fazem nada, o nosso sistema de saúde está falido, a taxa de desemprego está alta, etc..
    Colocaria pessoas novas, mas com experiência para alavancar a nossa economia e os pagaria bem para evitar a corrupção.
    As pessoas tem que ter paz para saber decidir.
    Os políticos deveriam assinar um termo de compromisso com a nação. De nada adianta jurar e não fazer acontecer.
    Mesmo assim acredito que o Brasil tenha jeito sim e uma hora essa corrupção vai acabar.
    Leonardo Pires

    ResponderExcluir
  4. A corrupção no Brasil vai acabar, ou diminuir bastante, quando o brasileiro aprender a votar, esquecer de futebol e carnaval e esquecer o PT por completo... Wilson Silva

    ResponderExcluir
  5. A corrupção existe e sempre existirá no mundo todo, é inerente ao ser humano, mas para reduzir o nosso nível, é preciso leis mais duras, sem tantos recursos, desinchar a máquina pública, desburocratizar, chega de criar dificuldades para vender facilidades, e isto só acontecerá se a sociedade pressionar e muito.
    Samanta

    ResponderExcluir
  6. A corrupção vai acabar no dia em q Fernandinho Beira Mar virar Presidente do Brasil... pode ser q diminua mas naum vai acaba... ele enfrentará o tráfico de drogas, fechará o congresso, prenderá 99% dos prefeitos deputados, senadores... pois não aceirá competição e com um homem apenas ropubando nosso dinheiro, haverá sobra para o povo contar com obras públicas e melhor qualidade de vida. Eu mesmo voto nele.
    Pedro Ribeiro de Souza

    ResponderExcluir
  7. Só vai acabar a roubalheira nos cofres públicos, quando o dinheiro acabar. Dessa forma acredito que nunca.
    Liliane Pedreira

    ResponderExcluir
  8. Podemos reduzi-la a níveis mais aceitáveis se instituirmos a pena de morte para políticos corruptos. Vinícius Pereira

    ResponderExcluir
  9. Penso que nunca acabará a corrupção no Brasil, mas diminuir bastante sim quando as leis forem devidamente aplicadas de modo horizontal e, quando fizermos mais investimento em educação, saúde, segurança pública, etc., como também alterações nas leis já existentes, de modo a serem bem mais rígidas, como por exemplo prisão perpétua.
    Pedro Almeida

    ResponderExcluir
  10. DERROTEM O PT E A CORRUPÇÃO DIMINUI BASTANTE...

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: