VEREADORES PROPÕEM REGULAMENTAÇÃO DO SERVIÇO DE MOTOTÁXI EM ITABUNA - Após a sanção presidencial do projeto de lei que disciplina as profissões de motoboy e mototaxista, os municípios brasileiros estão autorizados a regulamentar os serviços. Em Itabuna, a iniciativa parte conjuntamente dos vereadores Clóvis Loiola (PPS) e Roberto de Souza (PR), que já apresentaram projetos com o objetivo de organizar as funções. A tendência é de que as propostas sejam unificadas e iniciem sua tramitação logo após o recesso legislativo. Loiola e Souza salientam que o reconhecimento dos serviços de motoboy e mototaxista nada mais é do que a regularização de algo que já existe na realidade. “Compete ao poder público, simplesmente, disciplinar o que a vida prática já consolidou”, opina Roberto de Souza. Segundo Loiola, o obstáculo que havia anteriormente era a falta de regulamentação federal, o que ficou resolvido com a aprovação da nova lei pelo Congresso. Os dois vereadores esclarecem que a legislação municipal terá que se enquadrar nas regras nacionais, como a que prevê idade mínima de 21 anos para o motoboy ou mototaxista, bem como o tempo mínimo de dois anos de carteira de habilitação para se obter o alvará. “A lei também determina que o condutor precisa ser aprovado em curso reconhecido pelo Conselho Nacional de Trânsito”, esclarece Loiola. Outras regras previstas na lei federal são a de que o piloto deverá usar coletes com acessórios refletivos e capacete, e a motocicleta deverá ser equipada com antenas corta-pipa e barra para proteger as pernas dos ocupantes. No município, a legislação vai prever ainda a padronização dos veículos e a relação entre a quantidad e de motocicletas e o número de habitantes.
Isso foi uma boa iniciativa ^.^
ResponderExcluirEu gostei muito dessa atitude..
ResponderExcluirpois os mototáxi terão mais segurança *-*
isso será bom para todos
Gostei muito desse projeto, pois tenho costume de pegar mototáxi todos os dias para o trabalho ^.^
ResponderExcluirSegurança pra quem pilota e para nós passageiros !
E QUEM VAI FICAR RESPONSÁVEL PELAS DOENÇAS CAPILARES E POR POSSÍVEIS PREJUÍZOS EM ACIDENTES CAUSADOS PELOS MOTOTAXISTAS?
ResponderExcluirEVERALDO RIBEIRO
O mototaxi já é uma realidade, cedo ou tarde tera que ser legalizado mas se por ventura nao ser agora vcs terao a respostas nas urnas, porque toda a classe esta mobilizada a fazer campanhas politicas contra a quem for contra a legalizaçao, se os senhores nao sabe estamos em contato com a populaçao, a qual esta estao a nosso favor.
ResponderExcluirPedrinho
Tá na cara que vai ser legalizado de forma rápida para garantir votos ao candidato da situação!!
ResponderExcluirAo invés de reprimir e fiscalizar o transporte coletivo, vão legalizar o moto-taxi e não fiscalizar o transporte coletivo. Aí, os empresários vão argumentar que estão sofrendo concorrência.
Washington Cordeiro
NOSSA CIDADE ESTÁ ABANDONADA. ALGUNS BANDIDOS ESTÃO SE INFILTRANDO NOS MOTO-TÁXIS PARA ASSALTAR OS PASSAGEIROS COMO ACONTECEU COM A MINHA IRMÃ. CADÊ AS AUTORIDADES?????? GIL
ResponderExcluirEu apoio a ideia de legalização já.
ResponderExcluirAté porque, como já sabemos, o serviço oferecido pelas empresas de ônibus no município que são legalizadas e possuem a concessão é muito precário e completamente desrespeitoso aos usuários.
LEGALIZAÇÃO AO TRANSPORTE ALTERNATIVO JÁ E AOS MOTO TAXI TAMBÉM!!!
Tem muita gente que quer trabalhar direito e de forma organizada, agora se as autoridades não tomam uma atitude realmente isso pode gerar serios problemas afinal temos gente de todo tipo em todas as áreas o importante é separar o joio do trigo.
Marcos Monteiro
Não acredito que a “legalização” dos moto taxis possa melhorar alguma coisa. Os pilotos se aproveitam e assaltam as pessoas, cometem constantemente irregularidades no trânsito comprometendo a integridade do cliente deles e dos pedestres também.
ResponderExcluirSou de acordo de que a prefeitura deva fiscalizar as empresas de ônibus, melhorando também a qualidade do asfalto das vias, regularizando a sinalização que é precária na Cidade e com isso melhorar a qualidade do transporte de passageiros.
Moto – taxi aqui, NÃO!
Luiz Cláudio Brito Barreto
Enquanto as autoridades não tomam providências, assaltos vão acontecendo, acidentes constantes e um monte de bandidos disfarçados se aproveitam dos passageiros inocentes. Agora vamos pensar: se é proibido andar de moto sem capacete, por que carregam passageiros desta maneira? Uma moto não foi criada para este fim. Uma coisa é certa: NÃO TEMOS AUTORIDADES EM ITABUNA, A CIDADE FICOU ABANDONADA.
ResponderExcluirEVERALDO BORGES
É inadmissível uma cidade como esta ficar abandonada do jeito que está. principalmente com relação aos moto-taxistas. Como pode as autoridades serem coniventes com este tipo de serviço que não oferece nenhum tipo de segurança para os usuários. Primeiro que não usam capacetes, segundo que a maioria das motos usadas estão em péssimo estado de conservação colocando em risco a vida do próprio moto-taxista, do passageiro e dos demais motoristas e pedestres, terceiro que existem alguns bandidos se infiltrando nesses moto-táxis com o intuito de furtar os passageiros levando-os para ruas desertas e cometendo tal furto.
ResponderExcluirEsperamos que as autoridades competentes, (em especial a Prefeitura de Itabuna) façam jus ao nome e sejam realmente COMPETENTES tirando esses indivíduos de circulação antes que aconteça algum acidente grave com vítima uma vez que vários acidentes já aconteceram.
Desde já agradeço o espaço.
Ana Lucia
ALGUÉM PODE CHAMAR O PREFEITO PARA DAR UMA OLHADA AQUI NA PRAÇA DO TRABALHO, NO BAIRRO PONTALZINHO? A PRAÇA TÁ UMA VERDADEIRA BAGUNÇAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA DE MOTO TAXI…..
ResponderExcluirRIVALDO MENDES
É necessário deixar claro que os mototaxistas estão trabalhando tentando ganhar a vida, mas fica o alerta para o prefeito que precisa haver ordem na cidade. Os mototaxistas, embora estejam trabalhando, é um trabalho ilegal onde pessoas inocentes estão expostas ao perigo. Cabe as autoridades analizarem os riscos e tomarem as providencias necessárias…
ResponderExcluirWelington Nunes
Parabéns vereadores Clóvis Loiola e Roberto de Souza em nome dos quase mil e cem Associados da Associação dos Mototaxistas Motoboys e Motociclistas de Itabuna, muito obrigado pela iniciativa.
ResponderExcluirSe da mesma forma que os taxistas tem um padrão de cores nos seus automóveis, os moto-taxista deveriam seguí-lo!
ResponderExcluirEsses dois vereadores PUSTULAS)
ResponderExcluirTem Automoveis?
TeM Seguro de Vida?
Tem Seguranças para não serem assaltados.
Tem covenio com a UNIMED
Tem familiares que ja sofreram Estupro, Assalto Queda com fraturas
que ja foram atendidos pelo Disq
Drogas
Ja pensaram as pessoas responsabilizarem
os doi por qualquer coisa que houver?
Fora de Itabuna essa forma de transporte, deixa para São Paulo que tudo e longe, e tem grandes engarrafamentos. Itabuna
tudo e perto e tem muitos onibus.