CAPS É A PORTA DE ENTRADA NA ASSISTÊNCIA DA SAÚDE MENTAL - Com 900 pacientes cadastrados e 700 frequentando os serviços oferecidos à população, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) opera em Itabuna com três unidades: uma de adultos, outra infantil e uma terceira que trabalha com pessoas dependentes de álcool e drogas. Segundo a enfermeira Ana Lídia Neves, diretora de média e alta complexidade da Secretaria Municipal da Saúde, a função dos Caps é prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos. Além disso, promove a inserção social das pessoas com transtornos mentais, por meio de ações intersetoriais e de sua integração psicossocial. O Caps, segundo a enfermeira, também serve como porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação e oferece suporte à atenção à saúde mental na rede básica. Informa ainda, que cabe estas unidades o acolhimento e a atenção às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território. (Kleber Torres - Foto: Vinícius Borges).
O CAPS é o núcleo de uma nova clínica, produtora de autonomia, que convida o usuário à responsabilização e ao protagonismo em toda a trajetória do seu tratamento.
ResponderExcluirEles tem uma grande importÂncia na vida das pessoas que são viciadas, que lutam para se libertar das drogas, sejam elas alcóolicas ou intorpecentes.
ResponderExcluirAs pessoas que possuem algum tipo de vício sofre muito com a descriminalização da sociedade, isso prejudica ainda mais a sua recuperação.
ResponderExcluirAlgo que é extremamente complexo, dificílimo de se dar, exige muita paciência e dedicação.
ResponderExcluirSão serviços de saúde municipais, abertos, comunitários, que oferecem atendimento diário às pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social destas pessoas através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.Belíssimo trabalho.
ResponderExcluir