NOVA GRIPE: JOVEM É O PRIMEIRO CASO CONFIRMADO EM FEIRA DE SANTANA - Foi confirmado o primeiro caso da nova gripe no município de Feira de Santana, a 117 quilômetros da capital baiana. Trata-se de um adolescente de 15 anos que viajou para a cidade de Santiago, no Chile e retornou para o estado no dia 03 de julho, apresentando sintomas da doença. O jovem foi atendido em um hospital de Salvador, e a prefeitura de Feira de Santana informou que o caso foi monitorado na capital baiana. O órgão também informou que vai procurar a família do adolescente para fazer o acompanhamento, mas que o período de incubação do vírus já passou.
Gripe H1N1 ex-gripe suína (não sei porque a imprensa ainda adota a denominação suína, mesmo depois dos esclarecimentos da Organização Mundial de Saúde. Bem, pelo menos uma doença pra gente rica nesse país. Afinal, se você não viaja para o exterior ou mantem contato com que viajou para fora do país suas chances de pegar a doença são praticamente nulas. De qualquer maneira se não forem tomadas precauções para evitar uma pandemia em território nacional, ai teremos os primeiros casos de morte, e de pessoas pobres, porque estas não tem acesso a serviços de saúde.
ResponderExcluirPaulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br
Cara, eu acompanhei desde os primeiros casos da gripe suína através das fontes oficiais (CDC – Center of Desease Control; OMS – Organização Mundial de Saúde; MS – Ministério da Saúde do Brasil – apesar deste site ser bem fraco).
ResponderExcluirDesde o começo os dados mostravam que a gripe suína (ou H1N1 pandêmica 2009, o ultimo nome =P) seria apenas isso, uma gripe normal (apenas mais fácil de ser pega). O medo entre os órgãos e os profissionais de saúde era uma possível recombinação com o vírus da gripe aviária (H5N1), que é muito mais letal que a gripe normal.
A mídia que resolveu fazer um estardalhaço tremendo em cima da história toda…(pra mim a galera tinha comprado Tamiflu até dizer chega e queria usar d qq maneira, além da mídia querer outra catástrofe pra noticiar..), mas a verdade é (segundo a própria OMS):
1- a gripe suína já não pode ser detida de nenhuma maneira;
2- ela tem perfil parecido com a gripe normal sazonal;
3- a vacina deve sair ano que vem;
4- eles não recomendam ações visando diminuir a transmissão (além das ações normais pra influenza sazonal), nem o teste de todos os pacientes suspeitos (eles recomendam apenas testes pra estimativas d infectados, ou seja, já desistiram de saber quantos realmente estão infectados).
Ou seja, tudo o que estão falando aqui no Brasil sobre a griper suína é uma besteirada sem fim. Se quiser informações corretas, atuais e não manipuladas (pelo menos é no que acredito), entre no site da OMS ou do CDC. Não confie na Wikipedia, qq um pode alterar o conteúdo pra falar merda…
abraços
Daniel Monteiro
Tenho muito medo desta gripe se alastrar pelo nosso Estado, tão mal administrado pelo governador Jaques Wagner, pois sabemos o quanto é frágil o nosso sistema de saúde púplica, temo principalmente pelas nossas crianças e idosos, séra que já se pensou como será o atendimento dos doentes e quais os hospitais que teram condições de atendê-los.
ResponderExcluirRogério Barros
Olá Val Cabral, o Brasil está atento e bem preparado para enfrentar esta gripe. Todos os casos suspeitos estão sendo encaminhados para os 68 hospitais de referência em todo o país. Qualquer outra dúvida, você pode consultar a página exclusiva do Ministério da Saúde na internet: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534
ResponderExcluirRicardo Benevides
MS/Basília
http://2.bp.blogspot.com/_FWH7cPzoDGY/SmnlmydPx3I/AAAAAAAAB_c/mDzOaox3AKY/s1600-h/gripea_miolobaiano.blog.gif
ResponderExcluir