ITABUNA INVESTE NO PROJETO PARA O MUSEU DA CIDADE - Como parte do compromisso de campanha assumido pelo prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) trabalham na elaboração do Projeto do Museu da Cidade, na casa da fazenda Valparaíso, dos herdeiros de Tertuliano Guedes de Pinho, que fica próximo ao aeroporto local. O projeto, que resgatará o imóvel de três pavimentos, em estilo colonial, será encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia (Iphac) e ao Ministério da Cultura ainda este mês. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita e o presidente da Ficc, Cyro de Mattos estiveram inspecionando o imóvel na última quarta-feira (1º), que está degradado e em ruínas, com risco de desabamento das paredes do terceiro piso, onde funcionava um dormitório e uma espécie de torre de observação para uma extensa área nas margens do vale do rio Cachoeira. O local tem uma área murada e que também precisa ser restaurada para evitar a ação de vândalos. Fernando Vita destaca que como engenheiro pensava na recuperação de um importante equipamento do patrimônio histórico da cidade, mas nas discussões com Cyro de Mattos o projeto ganhou uma dimensão ainda mais ampla, com a proposta de sua transformação no Museu da Cidade, marcando assim o elenco de ações voltadas para o Centenário de Itabuna. (Kleber Torres Foto: Waldyr Gomes).
Amigo Val Cabral, boa noite.
ResponderExcluirSe vc observar bem, perceberá que está foto parece típica de um cartaz de filme de assombração, pois o casarão é característico dessa situação e as duas almas penadas que aperecem á sua frente, mais parecem protagonistas de filmes de terror...! Ainda bem que eles só aparecem por lá pelo dia, pois se as crianças e pessoas mais sensíveis verem eles neste local, em qualquer horário noturno, podem até terem graves problemas decorrentes de ataque cardíaco!!!!
Rosivaldo Teles
A PREFEITURA DEVERIA ERA CUIDAR DE CONSTRUIR O MUSEU JORGE AMADO, EM FERRADAS, E NÃO FICAR PARTIR PARA UMA OBRA QUE PODERIA SER CONSIDERADA COMO PRIORIDADE POSTERIOR. MAS FAZER O QUE NÉ...? COLOCARAM PESSOAS ERRADAS PARA FAZEREM COISAS ERRADAS; E O RESULTADO SÓ PODE SER RUIM!
ResponderExcluirLUIZ CLÁUDIO
Esse museu teria que ser feito em Ferradas , pelo seu valor cultural que representa a regiao.
ResponderExcluirFerradas pra quem nao sabe, é o berço da cultura grapiuna ,terra de escritor Jorge Amado, Telmo padilha e Jobed Nascimento.