Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

27 de maio de 2009

DEVEMOS CUIDAR MELHOR DOS NOSSOS IDOSOS - Entre as propostas possíveis de ajudar os idosos a lidarem melhor com suas vulnerabilidades, está a criação de defensorias especializadas na proteção e defesa da pessoa idosa, para promoverem palestras de divulgação do Estatuto do Idoso e encaminhá-los para os órgãos competentes, aos quais podem recorrer para fazer denúncias e garantir seus direitos. Uma das violações mais comuns contra os idosos, são maus tratos cometidos por pessoas da própria família. A violência doméstica não é só física, mas também moral e psicológica, com negligência, ameaça, abuso financeiro etc. A criação de promotorias, delegacias, núcleos e canais de denúncia especializados é um exemplo de proposta concreta, de baixo custo, com resultados imediatos e perfeitamente viáveis. Basta boa vontade dos governantes. Tem também que se criar residências temporárias para acolher idosos vitimas de violência familiar. Há necessidade de criar serviços multiprofissionais para atender as vítimas de violência e punir os agressores. A violência contra os idosos é muito mais comum do que a gente pensa. Para tentar resolver o problema, é necessário que o governo municipal implante um Plano de Ação de Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa. Outro tipo de violação dos direitos dos idosos é a violência institucional. Esse tipo de violência é cometido principalmente pelos bancos, que se aproveitam do crédito consignado com desconto na aposentadoria do INSS para cobrar altas taxas de juros. Os aposentados não são informados corretamente sobre as condições do empréstimo. Às vezes, todo o dinheiro que recebem é confiscado para pagar os juros cobrados pelos bancos. E nem sempre o empréstimo é feito em benefício do idoso, mas para ajudar a família. Para o governo, o crédito consignado ainda é um benefício. O presidente Lula tem afirmado que esse empréstimo é uma conquista, mas hoje vemos que, da forma como é feito, é um prejuízo para os idosos. As taxas de juros deveriam ser mínimas. Comprometer o poder público e a sociedade civil com a fiscalização dos serviços prestados aos idosos pelas empresas de transporte público coletivo é outra proposta necessária de ser empreendida. Tem que se ampliar o debate sobre a adequação dos transportes e prédios públicos às condições de acessibilidade e às necessidades dos idosos, a batalha para reduzir as filas, o monitoramento de instituições de longa permanência e a participação de idosos nos conselhos. Na área da saúde, é necessária a criação de um programa de internação domiciliar e a caderneta de saúde da pessoa idosa, que conterão dados, por exemplo, sobre datas de vacinação e acompanhamento da pressão arterial. É preciso também a qualificação dos profissionais de saúde para o atendimento à população idosa e a melhoria do acesso dos idosos ao atendimento médico especializado e a exames. E você que está nos prestigiando com seu acesso ao nosso blog, quais suas opiniões a respeito deste assunto e sugestões?

9 comentários:

  1. Wow...
    Very unique blog.
    Fantastic pictures.

    I like your blog.

    I would like to share information about how to stop global warming.
    Please visit:
    http://globalgreenview.blogspot.com

    Please share this blog to your family and friends. Together we can save our planet for next generation.

    Keep blogging.
    Keep green and clean.
    Thank you for your real participation and
    have a nice day.

    ResponderExcluir
  2. O problema do idoso é também um problema económico e social. A forma como se vive esta fase da vida tem muito a ver com a capacidade económica que dita todo um contexto de oportunidades ou a sua ausência. Sérgio

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida um tema excepcional...porquê?
    Porque é um grande problema mundial que nos irá atingir quando tivermos uma determinada idade...
    Toca a todos...
    Um problema de difícil solução mas que com a nossa reflexão poderá sem dúvida sofrer algumas melhoras...eu acredito. A nossa atitude perante cada caso é muito importante.

    beijo grande, Roque Rocha

    ResponderExcluir
  4. Val Cabral, meus parabéns pela tua abordagem!
    Acho fantástica a questão do debate sobre os problemas dos idosos!
    Penso que é, de fato, uma matéria a discutir, tentando sacudir as teias de aranha que existem por aí na cabeça de muita gente!
    Raquel

    ResponderExcluir
  5. Deixo aqui uma visão e um desabafo que já expressei anteriormente: pobre não devia nascer. É quando surgem situações como a 3ª.idade, filhos deficientes ou doentes portadores de HIV que nos apercebemos quanto é diferente ter capacidade económica para fazer face às situações ou não a ter.
    Flávio Barreto

    ResponderExcluir
  6. Congratulo-me por esta elevação no espaço da blogosfera que permite reunir sinergias e discutir desassombradamente determinados temas.
    Deixo parte do comentário que produzi em palestra recente sobre a 3ª.idade.

    "Os idosos não são assexuados e necessitam do amor fisico e emocional para se sentirem completos. Os velhinhos não são coisas para a gente achar muita graça como se não tivessem inscritas no seus percursos histórias de vida que, na maior parte dos casos, influíram decisivamente na qualidade do fim. Não são seres para ser amados como se amam os coitadinhos. Os velhinhos têm desejos, emoções, sexualidade e, tal como noutras fases da vida, os seus ódios e fixações e também os seus egoismos."
    Amar é aceitar os fatos como eles nos apresentam.
    Raul Nunes - professor

    ResponderExcluir
  7. Gosto do que leio aqui sobre matéria tão delicada. É hora de deixarmos de ser hipócritas.
    Um abraço

    Reinaldo Santos

    ResponderExcluir
  8. Peço desculpa, mas não me parece que sejam os problemas das pessoas velhas aquilo que a sociedade rejeita .
    Aquilo que a sociedade recusa é a própria velhice!!
    Neto

    ResponderExcluir
  9. Vivemos em um país onde nada funciona...
    Não funciona o apoio à vitima da violência doméstica;
    Não funciona o apoio aos toxicômanos;
    Não funciona o apoio aos soropositivos;
    Não funciona o apoio às crianças abusadas sexualmente;
    Não funciona a educação/informação à população em geral;
    Não funciona...
    não funciona!
    E quando funciona são gotas de magia num mar de um novelo de mil pontas.
    Devo confessar que já tentei muitas vezes mas não consigo tratar de um velho acamado ou semi-acamado.
    É superior às minhas forças e em vez de fazer naturalmente de forma a não causar fragilidade ou constrangimento, desatino porque as lágrimas caem em demasia.
    A minha mãe foi recentemente operada, fiz companhia a ela, o comer... mas os tratamentos e higiene mais profunda, chamei uma pessoa amiga que só trabalha nisso. Abençoadas mulheres e homens que o conseguem.
    Felizmente já passou mas ela também não conseguiu tratar da sua mãe.
    Parabéns por este seu texto porque devemos acordar os filhos já tão crescidinhos para os problemas dos seus pais.
    Um grande abraço e que vc esteja cada vez melhor e mais ativo, porque o povo de Itabuna precisa muito de vc... precisamos todos uns dos outros!

    Rosdângela Nascimento

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: