Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

13 de junho de 2013

ITABUNA ESTÁ EM ESTADO DE CAOS NA SAÚDE PÚBLICA

Em Itabuna saúde pública enfrenta situação de caos, o que infelizmente não é muito diferente do resto da Bahia. De um lado gestores com pouca vontade política, levando em consideração interesses pessoais ou de suas legendas políticas, de outro profissionais insatisfeitos, que não são valorizados devidamente, em um processo de sofrimento profissional. Quem paga a conta e vive as consequências deste quadro é a população usuária, que enfrenta esta crise de frente. As verbas destinadas à saúde são insuficientes, e para concluir isso não é preciso ser nenhum estudioso do assunto, e ainda sim estar sofre ataque corrosivo de dois fatores: desvio e descaso, resultado de uma má gestão com prejuízos astronômicos. O princípio da integralidade no Sistema Único de Saúde (SUS) deveria ser respeitado. Entende-se integralidade não somente como um conceito, em que os sujeitos são vistos em sua totalidade, mesmo que esta não seja alcançada em sua plenitude. Integralidade é mais que uma diretriz do SUS, é uma bandeira de luta a ser defendida por gestores, trabalhadores e usuários. Boa parte da população recorre a planos privados de saúde para que possa ser atendido em suas necessidades, suprindo assim a deficiência do sistema público. Isso é um absurdo. A iniquidade gerada pela má administração dos recursos da saúde, assim, atinge os pobres, aqueles que não podem arcar com esse tipo de despesa. E na contramão deste fato diariamente nos deparamos com notícias de corrupção, desvio de verbas e construção de postos médicos e hospitais, que, inacabados, tornam-se elefantes brancos, uma espécie de monumento à má gestão, esfregando na cara do usuário, diariamente, a falta de planejamento e de conhecimento por parte dos governantes e de seus escolhidos. Um exemplo de caos instalado é a maioria dos Postos Médicos Municipais de Itabuna, que sofre com a falta de estrutura, falta de medicamentos, sucateamento de seus equipamentos e número reduzido de profissionais comprometendo assim o atendimento da população que deveria ser eficaz e eficiente. 

9 comentários:

  1. A situação de calamidade tem causa no governo de Jaques Wagner, que não investe um só centavo no Hospital de Base e no governo de Vane do renascer, que investe mal na saúde pública.
    Kleber Conrado

    ResponderExcluir
  2. A situação de calamidade tem causa no governo de Jaques Wagner, que não investe um só centavo no Hospital de Base e no governo de Vane do renascer, que investe mal na saúde pública.
    Kleber Conrado

    ResponderExcluir
  3. Antonio Bispo de Freitas13 junho, 2013

    O trânsito, a Emasa, a saúde é a educação Itabuna estão uma m*****... dizem que vai mudar, mas não muda nada, está tudo uma m*****...

    ResponderExcluir
  4. Esta situação acontece porque os eleitores não sabem escolher seus políticos, deputados, governador e presidente.
    As pessoas não levam o voto a sério.
    O dinheiro é mal administrado, porque os políticos sabem que sempre podem enganar os eleitores.
    Everaldo Andrade Brito

    ResponderExcluir
  5. Se não tiver investimentos maiores nos serviços, nunca a sistema vai ser "desafogado"... falta infraestrutura, aumentar o quadro de funcionários, adotar medidas de organização, um monte de coisa. Hoje médico nenhum quer trabalhar no SUS e muito menos por convênios, são duas batata quentes. Wellington Machado

    ResponderExcluir
  6. Djalma Teixeira13 junho, 2013

    Os políticos gostam de enganar o povo e o povo gosta de ser enganador. E quando chega época de eleição, os políticos dão duro no trabalho, mas quando acaba as eleições, junto com elas acabam todas aquelas promessas falsas. E eles ainda tem coragem de prometer coisas as crianças, eu fico pensando como as crianças ficam quando ver que nada daquilo prometido foi feito!

    ResponderExcluir
  7. Leonardo Conrado da Silva13 junho, 2013

    Se as pessoas cuidassem de forma preventiva de sua saúde, não existiria tantas pessoas procurando por serviços de saúde.
    Mas como isso não ocorre, vemos os serviços lotados e pessoas reclamando pela demora.

    ResponderExcluir
  8. Bernadete Guimarães de Oliveira13 junho, 2013

    Saúde pública é um bando de gente dizendo que sabe tudo sobre a saúde da gente, mas na hora "h" usam furadeira elétrica pra furar a cabeça da gente, que já está ferrada com tantos impostos, com tanta mentira e com tanta sacanagem.
    Acho que a saúde pública no Brasil é muito mal distribuída falando em recursos financeiros, o mais engraçado é que apareceu dinheiro para vários eventos de grande parte do país, menos para a saúde pública... Copa do Mundo, Copa das Confederações, Olimpíadas e tal,... Cadê as verbas para os hospitais?

    ResponderExcluir
  9. Danilo Barbosa13 junho, 2013

    Vou falar o que eu penso, caos na saúde, falta de segurança, falta de educação e de condições de vida, dentre tantos problemas é a IMAGEM da população Brasileira.
    Não é apenas em Itabuna que estes problemas acontecem.
    Não estou defendendo políticos, eles tem uma ENORME culpa, pois a maioria não faz nada, mas o povo também contribuiu para tudo isso...
    Políticos aqui não prestam, essa é a realidade, e o povo muito menos ainda, podem me criticar o quanto quiserem, mas a população brasileira é egoísta, só se preocupa com ela. Só saem para protestar na hora que acontece na pele com ela.
    Vou dar um exemplo, já vi muita gente passar a mão em cabeça de bandido, criticar policia, e dar moral pra quem rouba, mas quando acontece na pele com eles, saem dizendo um monte que bandido não presta que deveria ter segurança.
    Outra coisa também o povo só se preocupa com a saúde na hora que ta doente mesmo, Brasil é um país falido culturalmente. Dizem que a educação é ruim e de fato é, mas os Alunos NÃO querem estudar também, não adianta quem faz a escola tbm é o aluno.
    Pessoas do Brasil também n gostam de trabalhar e sim de curtir a vida, outro exemplo o brasileiro leva mais o big brhother a serio do que as eleições.
    O Brasil nada é mais reflexo do seu povo e politicos.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: