Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

13 de junho de 2013

O ITABUNENSE É OBRIGADO A PAGAR PARA A EMASA POLUIR O RIO CACHOEIRA

Sem dúvida a empresa que mais polui o Rio Cachoeira é a Emasa e ela recebe para isso. Todas residências são obrigadas a pagar taxa de tratamento e coleta de esgoto. Esgoto que é jogado nos córregos, canais e no rio pelas tubalações da Emasa e vão parar no Rio Cachoeira. Nem sempre o Rio Cachoeira foi poluído. Ainda na Década de 1980, o rio tinha até peixes e existiam muitos homens e mulheres que viviam e se sustentavam da pesca e areia. Além disso, eram famosas as disputas de jangadas no rio. Podemos levantar as causas da poluição do Rio Cachoeira, que coincide com a expansão demográfica e industrial da cidade de Itabuna. E tal degradação do Rio Cachoeira coincide com a municipalização da EMASA. Não há vontade política do governo de gastar recursos na revitalização e manutenção do rio que corta Itabuna ao meio, o que aliado à crescente demanda (fruto da expansão econômica da cidade), degradou o rio a níveis intoleráveis. No governo passado, por meio da Emasa - empresa de saneamento básico do município, houve o comprometimento de se estabelecer um programa de despoluição. O Município então, fez um excelente projeto de recuperação ambiental do Rio Cachoeira. Entretanto a administração atual abandonou tudo e a situação do rio se agravou bastante nos últimos meses. A despoluição do Rio Cachoeira ainda está muito aquém dos níveis desejados, ainda não foram feitos progressos animadores. E ainda, é preciso lembrar que ao longo de todo o rio, fora de Itabuna, nenhum dos municípios da bacia possui coleta de esgotos e nenhum tem seus esgotos devidamente tratados, o que mostra que muito ainda há para ser feito. Os municípios lançam resíduos e toda espécie de contaminantes no curso d'agua. Para enganar a população existem supostas estações de tratamento, as quais não recebem nem 1% do esgoto de Itabuna. Ainda podemos ver nas margens urbanas do Rio Cachoeira as tubulações da rede de esgoto implantada pela Emasa despejando milhares de toneladas diárias de dejetos líquidos e sólidos vindos das residências e indústrias. Escondem tudo com canalizações de córregos e rios que eles poluíram. Além de poluir eles destroem completamente a chance deles se regenerarem, crueldade com meio ambiente (pássaros, insetos, animais e nós) e o clima. Sem dúvida a empresa que mais polui o Rio Cachoeira é a Emasa e ela recebe para isso. Todas residência são obrigadas a pagar taxa de tratamento e coleta de esgoto. Até quando vamos contribuir para a poluição da água? Até quando vamos contribuir para poluição do Rio Cachoeira? 

8 comentários:

  1. ERICK MAIA13 junho, 2013

    Val, o Cachoeira é uma junção do rio Salgado e Colônia na cidade de Itapé, município com pouco mais de 2 mil ligações de água. Pelo lado do Colônia(EMBASA)existe tratamento de esgoto em Itajú, obra de mais de 3 milhões de reais pelo governo do Estado com capacidade para tratar 90% dos esgotos. Pelo lado do rio Salgado vem Ibicaraí(SAAE)com cerca de 6 mil ligações. Ou seja, o maior poluidor do rio Cachoeira é a cidade de Itabuna com mais de 60 mil ligações de água. Acrescente isso ao esgoto industrial de fábricas, lavajatos, matadouros, pocilgas e outras atividades comerciais que poluem o meio ambiente e onde não há uma fiscalização eficaz. Por fim, é muito importante que a cidade de Itabuna compreenda que somos os maiores poluidores, por isso, devemos fazer a nossa parte sem lamentações, longe de soluções alternativas ou improvisos, e, definitivamente, implantar por toda cidade: coleta (redes), transporte (elevatórias de bombeamento), tratamento (ETEs) e destino final adequado do esgoto.

    ResponderExcluir
  2. lamentável as politicas publicas de sustentabilidade, a EMASA não se respeita pois busca sua arrecadação em nossos mananciais,se ela não respeita o princípio da vida como terá respeito por nós simples mortais? Como vivemos no país do faz de conta.. fazer o que?

    ResponderExcluir
  3. asdhuiasuhiduhiasuhidhiuasdiuhahiusduhia

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo Vieira Dias13 junho, 2013

    Se os serviços públicos não estão como deveriam estar, precisamos reivindicar mais dos nossos representantes políticos. E acabar com essa exploração da Emasa.

    ResponderExcluir
  5. A taxa de esgoto da Emasa não serve para assegurar saneamento básico, mas é usada para sustentar políticos corruptos e burocratas ineficientes! Wilson Vieira dos Santos

    ResponderExcluir
  6. Maria Helena Dantas Dias13 junho, 2013

    O rio cachoeira tá assim, porque a gente paga para poluir ele. E a gente paga essa taxa de esgoto, apenas para sustentar funcionalismo público parasitas e corruptos.
    Perceba que o serviço público prestado pela Emasa é um lixo
    e mesmo assim seus servidores exigem cada vez mais aumento do salário. Ou seja, o salário deles aumenta e quem paga somos nós através dessa famigerada taxa de esgoto.
    Os políticos usam a Emasa pra enfiar todos os parentes lá dentro
    e assim ganham milhares de votos e se perpetuam no poder.
    Zé Silva e Ailson que o digam.

    ResponderExcluir
  7. Ronaldo Costa de Almeida Dias13 junho, 2013

    Nos países de Terceiro Mundo, nosso caso, as pessoas são pouco participativas na política. E votam apenas porque é obrigatório.
    Alienado, o povo não entende que SOMOS NÓS QUE ESTAMOS NO PODER !!
    Através do voto.
    Votando correto, ou não reelegendo os mesmos, diminui o desperdício do dinheiro de todos e melhora o atendimento nos serviços públicos.

    ResponderExcluir
  8. Leonardo Conrado da Silva13 junho, 2013

    A verdade é que o povo só serve para pagar os serviços públicos e investimentos públicos.
    Quanto mais pagamos impostos maior e melhores deveriam ser os serviços públicos.
    Aqui se paga muito imposto e os serviços públicos são péssimos.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: