Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

18 de fevereiro de 2012

CIDADES BAIANAS ESTÃO VULNERÁVEIS À INSEGURANÇA

Em mais uma investida que desafia as forças policiais na Bahia, uma quadrilha barbarizou no município de São Gonçalo dos Campos, quando quatro homens fortemente armados em um veículo Fox, assaltaram a agência dos Correios de São Gonçalo dos Campos, por volta das 15h30 de quarta-feira (18). Na mesma cidade, o caixa eletrônico do banco Itaú foi destruído. Os assaltantes usaram dinamites, mas nenhum valor foi levado. O dinheiro foi recolhido horas depois por um carro forte. Está longe de ser novidade, e nem se pode tratar do problema como se fosse algo inerente ao atual governo. Esse tipo de crime ocorre faz muito tempo, é verdade. Fato complicador, porém, é que não se vê sinal de que possa retroceder. Nesse caso, cabe a discussão sobre a política de segurança em vigor no Estado. Seja agora ou num passado recente, continuamos correndo atrás da solução depois da cerca arrombada – no caso, bancos, casas lotéricas e agências dos Correios. Embora anuncie programas, convênios e parcerias visando ao combate à violência, os episódios recorrentes deixam em xeque a atual política governamental nesse segmento. As cidades do interior, da mais próxima até a mais distante da capital, sofrem, de modo dramático, com a insegurança. Não é para menos. Parece inacreditável que o efetivo inteiro de um município não passe de cinco policiais – trabalhando, naturalmente, em revezamento: não se pode esquecer do horário de descanso. O número citado poderia ser força de expressão. Infelizmente, não é. As delegacias e postos da PM precisam se virar com um número ínfimo de policiais. A carência é muito grande até em cidades de porte médio; em lugares como Itabuna e Ilhéus o quadro é mesmo de calamidade. Além do cenário já bastante degradado por essa ação permanente de quadrilhas, que agem como se não houvesse qualquer obstáculo a seus objetivos, outro aspecto piora tudo: a encomenda eleitoral. É outra velha tradição, reiteradamente lembrada em anos de eleição. As estatísticas de assalto indicam um possível planejamento de autoria política.

10 comentários:

  1. A falta de segurança já nos acompanha desde que nascemos, e todos nós nos perguntamos: "até quando teremos falta de segurança?". A resposta é simples. Nosso governo precisa de um presidente competente e de pessoas que formem um senado justo. Até hoje temos falta de segurança e porque? Porque até hoje nunca tivemos um presidente competente. A corrupção e a falta de idéias faz com que a cada dia estejamos mais expostos à assaltos, assassinados, seqüestros, morte. Enquanto não tivermos alguém como Fidel Castro, que tenha pulso firme, nunca teremos segurança!

    ResponderExcluir
  2. Acho que a partir do momento que conseguirmos ter verdadeiros estadistas, homens decentes, honestos e integros comandando esse país... quando pudermos ter orgulho dos governantes das nossas cidades, dos nossos estados e do nosso país.... (em miniscula mesmo) aí teremos certeza que essa desgraça que assola as nossas sociedades irão mudar.... Sinceramente, chorei com o caso daquela menina de Moema, ficou paraplégica por causa da insegurança ... e ela, infelizmente, não é um caso isolado, Moema é alvo dessa bandidagem... E não só Moema....
    Acho que todos deveriam começar por se informar melhor, e começar a cobrar por vias legais, através do Ministério Publico as obrigações do Estado conosco, pois, para o Estado só convém cobrar, cobrar e cobrar.... e aumentar os impostos.... Não vejo o Estado tmando providencias em relação a nada, a não ser quando convém a eles, e em beneficio pessoal deles....

    ResponderExcluir
  3. Até alguém acabar com esses bocós dos direitos humanos e
    deixar a polícia trabalhar como antigamente. Será que ninguém
    percebeu ainda que depois do advendo dos "direitos humanos"
    é que a criminalidade vem crescendo e se organizando, não
    dando trégua à sociedade?

    ResponderExcluir
  4. Até as pessoas serem verdadeiros seres humanos a familia e amizade passar a ser prioridade para todos, quando nossos valores forem bem explorados e de forma racional e inteligente, até quando mudarmos nossos conceitos e entender que morremos e morremos a partir do dia em que nascemos.
    Acredito na religião independente de qual ela seja, acredito no homem como potencial de mudança, mas acredito também que a culta é só nossa. já imaginou se cada um de nó fizéssemos nossa parte como cidadão?

    ResponderExcluir
  5. Está é uma resposta difícil de ser dada, mas acredito que quando a nossa polícia for melhor remunerada, não permitindo assim a corrupção dos policiais teremos a tão sonhada segurança.
    Cursos de reciclagem para nossos policiais, acompanhamento psicológico regular e uma carga horária condizente para que não haja estresses dos policiais nem nos setores de serviço nem em casa e por fim um policiamento ostensivo nos morros, favelas, porta de escolas, faculdades, cursinhos e na parte nobre da cidade.
    Ah! Acredito que a justiça não é cega ela tem sido omissa por todos esses motivos que relatei.

    ResponderExcluir
  6. Até quando morrer o filho ou ente muito querido de um dos grandes.enquanto não chega a porta deles está tudo bem.Tem segurança ,carro blindado etc...

    ResponderExcluir
  7. A culpa é sempre da sociedade
    Ao declarar que "o mal já está feito" e que "a culpa é de toda a sociedade", o nosso presidente Lula, novamente e como sempre, finge não saber que o verdadeiro problema está nos nobres dirigentes dos três poderes constituídos: Legislativo, Executivo e Judiciário que mantidos com absurdos salários pela honesta e agora a "culpada sociedade" não punem seus companheiros corruptos, sanguessugas, mensaleiros e confessos ladrões!
    É muita cara-de-pau de nosso maior mandatário culpar o sofrido, pacato e ludibriado povo que sem pudor ou vergonha votou de novo na esperança de ver o "espetáculo do crescimento", por sua própria incompetência!
    Serão mais de quatro anos de inércia e desgoverno do nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com certeza não é a "sociedade" a "culpada" pela preguiça de quem usa a muleta da desculpa de "deixa o homem trabalhar"!
    Entendeu!?.. Falou...xau.

    ResponderExcluir
  8. Para termos segurança nesse país, temos que começar com duas coisas muitos simples.
    Acabar com a tal de "Imunidade Parlamentar. e
    Foro Privilegiado" desses políticos que aí estão, o resto vem fácil.

    ResponderExcluir
  9. Sinto muito!
    No Brasil falta tudo, tudo é feito de maneira errada e os interesses pessoais estão à frente de tudo.

    Luto muito por segurança, mas as coisas são sempre interlaçadas.

    Se voce tiver muitas respostas em uma pergunta desse tipo, verá que surgem "os defensores do mal" Para muita gente está bom do geito que está.

    Acho que acordei de ressaca...

    ResponderExcluir
  10. A burrice tomou conta dos cérebros atrofiados de petistas que não fazem outra coisa se não aplicar métodos arcaicos e desonestos como MENTIR. Rogério Guimarães de Albuquerque

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: