O final do ano está se aproximando e as empresas - começam a pagar a primeira parcela do 13º. Você já começa a sonha com o que vai fazer: trocar aquela velha TV de tubo pela de 3D, aposentar o DVD e se dar o luxo de comprar um Blu-Ray e quem sabe realizar o sonho antigo de passar o Réveillon numa praia paradisíaca. Mas antes de sair gastando essa graninha extra por aí, veja se você não está atolado em dívidas. Se esse for o seu caso, reserve parte da grana pra quitar o cheque especial, o cartão de crédito e as contas atrasadas. Comece o ano novo 0 KM, livre de dívidas e aproveite para mudar seu comportamento. Trace uma estratégia financeira de longo prazo. Crie uma planilha com gastos diários, anote as despesas com a casa, transporte e alimentação. Não se esqueça dos supérfluos. Deixe espaço pra ter uma poupança. Agora, se você é equilibrado e mantém as finanças sob controle, guarde uma quantia maior na poupança ou em alguma aplicação rentável. Nada de impulsividade. Imprevistos acontecem e é sempre bom ter uma graninha guardada. Mas não exagere! Não seja um pão duro. Aproveite a vida com moderação para realizar aquele desejo tão sonhado! Basta apenas saber utilizar bem esse dinheiro que sempre vem em boa hora!
Prezado amigo Val Cabral
ResponderExcluirO grande drama da população é que na maioria das vezes não tem controle de seus vencimentos que é uma esmola dada pelos governantes, ainda assim quando se entra no banco existe uma tabela de encargos que é maior do que a própria agencia. Mas é por ser um pais continental que nossos governantes não tem tempo de fiscalizar nada e a população é quem sempre pagará o pato.
E na verdade onde se paga mais é no final de ano e principalmente quem ganha menos que se quebra mais e se endivida mais, isto se não quiser ter seu filho fora das salas de aula, se achar por bem de que seu veiculo deve ser rebocado para o deposito da policia e mais algumas coisas ruins que é reservado para o fim de ano.
Observando uma fatura vi o quanto é vergonhoso a disparidade entre inflação e o que estas financeiras cobram de juro ao ano ou melhor falando tem uma que coloca claramente em letras negritadas que ao ano cobra de seus clientes pouco menos de 800% de juros num pais onde se discute uma esmola de 545 reais.
Não há como se preparar pra nada é colocar pano nos olhos e ver o que acontece no futuro, que, no mínimo, de ser uma divida que vai passar o ano todo para pagar ou seja o brasileiro vive um verdadeira aventura com seu salário miserável durante todo ano.
Podemos assim afirmar que não precisamos de ir para nenhum tipo de pais para fazer aventura pois somos o pais de aventureiros e de magicos para conseguir com tão pouco um grande milagre.
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br
Quero expressar minha total admiração pelas matérias, principalmente no que diz respeito a política, com históricos completos, esclarecedores e envolventes. Realmente vocês são o melhores da internet. Meus parabéns. Elizabeth Sabóia da Silva
ResponderExcluir