Após mais uma operação da Polícia Federal acabar com políticos presos algemados com imagens nas capas dos jornais, na Operação Voucher, o Congresso volta a discutir os critérios para o uso das algemas. Os senadores querem colocar na pauta de votações projeto de 2004, do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que foi aprovado em 2008 pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas está emperrada e ainda não foi a plenário. A proposta permite o uso de algemas quando o detento oferecer resistência ou tentar fugir. Podem ser utilizadas ainda em audiência com juízes se o preso for de alta periculosidade e em circunstâncias excepcionais definidas pelos policiais. O projeto proíbe as algemas como forma de punição ou quando o suspeito se apresentar espontaneamente. Em todos os casos, os policiais deverão registrar em um livro especial o uso de algemas, e eventuais abusos podem causar até abertura de processo administrativo. Informações da Folha.
No Brasil a Justiça é relativa... se é pobre e preto, pode ser algemado sim!!!
ResponderExcluirReinaldo Borges
colarinho branco.
ResponderExcluirjuizes corruptos.
otoridades
politicos
é uma gang só
eles se defendem mutuamente
e não será algema que fará essa gente
ser honesta, ou pagar por seus roubos.
Ou todos usam ou ninguém usa.
ResponderExcluirA justiça deveria ser igual para todos Porém, uns são filhos da mãe e outros são filhos da outra...
Gutemberg Matos
Sinto muito em dizer mais este governo age por CONVENIENCIA! O Brasil ta ferrado se não se livrar desta praga urgentemente!!! Abração...
ResponderExcluirIsso ai não é nada mais, ou nada menos do que legislar em causa própria.
ResponderExcluirEles ñ querem aparecer algemados para o público que eles enganaram.
Sou a favor da algema e do cacetete sempre que possível.
ResponderExcluirSão bandidos indo para a cadeia e não crianças indo para a creche.
Tem mais é que humilhar essa raça. Talvez assim eles criem um pouco de vergonha e parem com essa vida fora da lei.
Otávio Lopes
Contente-se com o fato que você nasceu num país "democrático", em que a consciência e escolha do voto valem R$ 15,00 de qualquer bolsa, desde que você não precise trabalhar tá bom.
ResponderExcluirAntonio Novais
Claro que todos bandidos (sobretudo os políticos) devem usar algemas, senão o prisioneiro que tiver a minima noção de artes marciais, vai conseguir fujir e dar um banho nos policiais brasileiros mau treinados e fora de forma rsrsr. Acho que a justiça tem mais do que fazer do que propror essas idiotices, tem muita gente pra ser julgada enquanto eles perdem tempo com isso.
ResponderExcluirJurandy Pereira
Val Cabral
ResponderExcluirEvidentemente que algemas não devem ser usadas para prejudicar a reputação de pessoas e para promover delegados.
Uma coisa é o uso quando o prisioneiro é perigoso, outra é para uso sensacionalista para promover o governo que está no poder, mesmo porque alguém só pode ser considerado culpado depois de condenado, senão todo mundo que for acusado por algum inimigo teria sua carreira profissional destruída facilmente, principalmente pessoas ricas que são invejadas.
Djalma Coelho Bittencourt
No Brasil os enganos ocorrem a todo momento e quem foi algemado injustamente nunca esquecerá tal fato... Sou a favor da utilização apenas em casos necessários...
ResponderExcluirPrezado amigo Val Cabral
ResponderExcluirNão vou tergiversar como gostam alguns para deslocar o foco da questão. O foco é o seguinte: os dois pesos e duas medidas que vem acontecendo nos procedimentos. Esclarecendo, o uso político da PF para marketing do governo no sentido de que só agora neste governo é que os poderosos são algemados e expostos diante das câmeras e holofotes. Só que esse mesmo procedimento não vinha ocorrendo com os poderosos do lado do governo. Alguém lembra de ter visto alguém do PT algemado? Faltou motivo para isso? Lembram da dinheirama apreendida no episódio da operação Tabajara e que foi necessário um agente vazar as fotos para que se tornassem públicas? (houve proibição explícita da divulgação) Que algemem (já há uma súmula disciplinando isso), mas que o procedimento seja o mesmo para todos, da esquerda, da direita, azul, vermelho e de A a Z, sem nenhuma exceção. É isso que está sendo cobrado há muito tempo e os sofistas, para desconversar, alegam ser gritaria só dos poderosos.
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br
TEM ALGEMASR ESSES CARAS MESMO... SÃO TODOS PERIGOSOS. ERIVELTON TELES
ResponderExcluirQdo nw ha reacao nw ha motivos para algemas. Vejo pessoas que nw sao perigosas, qdo levada ao forum, delegacia, outros, usando algemas isso humilha a pessoa. qdo o individuo oferece perigo claro que deve usar se possivel nem sair do presidio ser ouvido e julgado la dentro... outra coisa que percebo na policia eles gostam de humilhar pra que jogar as pessoas no camburao como bichos se ha espaco na frente?No japao o preso vai sentado no meio de 2 policiais como uma pessoa normal sem algemas nw mostra o rosto a nw ser flagrante. ou depois de condenado. se o numero de presos for grande eh acionado outros carros.
ResponderExcluirLarissa Tavares de Jesus
Uma vergonha isso pro nosso País, Os bandido que mas fazem mal a população nunca recebe punição ele roubam matam e não acontece nada, agora deixa um cidadão que ta passando fome rouba uma galinha pra ver como apodrece na cadeia apanha vai de camburão, "não que eu seja a favor do roubo, sou a favor da igualdade", Mais quando bandido julga bandido eles sempre fazem isso, acho que eles deverias trocar as algemas por xuxinhas essas de prender no cabelo.
ResponderExcluirPor isso q eu falo vamos escolher nossos representante, apesar de não acreditar nos nossos políticos sabemos q existem os piores.
Gerson Batista
Enquanto a policia estava correndo atrás de prender somente pobres coitados, a justiça não se importava se iria usar algemas ou não.
ResponderExcluirAgora que começou a prender ricos, pessoas que são consideradas do colarinho branco, verdadeiros mafiosos, a justiça resolve proibir o uso de algemas, eu quero ver ser todos terão os mesmos direitos.
Mas isto se cabe somente a operações realizadas pela policia federal.
O uso restrito de algemas, agora veja bem, os pobres não são presos pela policia federal, a federal prende somente ricos, por isto que, quanto mais vivo, menos acredito neste Brasil.
José Henrique Badaró Jr.