Aproveitando a recente comemoração pela passagem do dia dos pais, gostaríamos de refletir sobre a família e sua vocação. Podemos analisar a família a partir de diferentes lugares. Cada campo do saber – psicologia, antropologia, sociologia – apresenta uma leitura daquilo que seja a realidade familiar. Depurando as ideologias, todos esses conhecimentos são válidos e nos auxiliam na compreensão das transformações sofridas por essa instituição. No entanto, para nós cristãos, a família não é simplesmente uma realidade humana. A relação homem e mulher e os filhos advindos daí constituem uma realidade sagrada, somente devidamente compreendida à luz da revelação divina presente nas Sagradas Escrituras e na Tradição cristã católica. A família no projeto de Deus tem uma missão fundamental. Primeiramente, a família é o lugar onde homem e mulher leva a cabo o seu desejo infinito de comunhão. Esse desejo presente no coração de todos nós, expresso na saudade do aconchego, da compreensão, da superação das dificuldades, encontra a sua realização no espaço familiar. E se a família é a casa onde as nossas aspirações mais profundas encontram o seu termo, é nela onde aprendemos a ser pessoa. O ambiente familiar é o solo sagrado onde aprendemos a lidar com a autoridade sadia e com os nossos limites. Sim, nada como descobrir que no mundo há espaços pertencentes a outros – aos irmãos –, e que não vida também fracassamos, erramos, e, consequentemente, podemos ser punidos. A família é ainda o espaço de transcendência, onde se faz a primeira experiência do que é a religião. Não somente porque ali escutamos a Palavra de Deus, fazemos a nossas orações. Mas, antes de tudo, porque o rosto paterno de Deus, com seus traços maternos, é assimilado na vivência sadia com a autoridade dos pais, misto de justiça e amor, compreensão e exigência. Quanto mais profunda uma experiência de família, mais intensa a experiência religiosa. Por estas razões, a família não pode ser reinventada, modificada na sua natureza sem que se pague um preço alto por isso. Qualquer outro tipo de constituição não fundamentada na relação homem e mulher pode ser chamada de qualquer outra coisa, menos família. Se a sociedade atual sofre com a violência, com a perda de valores, das referências religiosas é porque cinicamente há anos trata a família como uma instituição do passado. Redescubramos a vocação à qual a família é chamada, e seremos mais humanos.
A família sempre esteve presente em todos os momentos, sejam alegres ou tristes...
ResponderExcluirQuando seu namoro termina e vc fica mal, quem está sempre presente e te apoiando??
Quando vc passa dificuldades, quem sempre está lá para te ajudar??
Quando vc namora, vc pensa em noivar, depois de um tempo casar para constituir??... família...rs
E quando vc é casado e forma uma nova família, o interesse pelo seu bem estar e os cuidados e apoio que vc recebe são os mesmos...
Se vc pensar bem, desde que vc nasce até a hora que morre, tudo em sua vida está, de alguma forma, ligado à família...
A família é o alicerce de tudo em nossas vidas.
ResponderExcluirA familia é tudo, ou melhor, a base de tudo em nossas vidas, amigos verdadeiros fazem parte da nossa familia, porque recebemos deles o que um irmão ou irmã nos da, é claro que existem as birras de irmãos, mas é na hora do vamo ver, que esse amor aparece com todo seu poder e força, muito triste pessoa que não tem uma familia, tipo um amigo que tenho, ele é filho único, os pais já faleceram, tem 4 tios que não moram no Brasil, evidentemente primos também não, sempre está junto da minha familia nas data comemorativa, onde todos se aconchegam na familia, tipo Natal, Reveion, ele fica muito mauzão nessa época, sente-se muito só e abandonado, muito ruim mesmo, a gente tenta fazer o possível para que não se sinta assim, nas não dá para evitar a falta que ele sente de uma familia, a dele...beijos!!!!!
ResponderExcluirCom toda certeza do mundo. Família é tudo em nossa vida, são eles que nos levantam das quedas, são eles que nos mantém firmes e fortes na luta do dia-a-dia, sem eles seríamos pessoas solitárias, pois os amigos servem para momentos e nem sempre eles estão presentes... Deus é superior a tudo, mas aqui na terra, nossa família é a coisa mais imporante, é o nosso porto seguro, é a certeza da mão estendida, do carinho, dos melhores conselhos, da palavra amiga.
ResponderExcluirMinha família, minha vida!
É meu alicerce, meu porto seguro, minha base sólida e minha razão pra lutar sempre de cabeça erguida.
ResponderExcluirDeus e o amor pela e para a minha familia é o que me mantém feliz e amando .
Mas primeiro o bem estar de cada um e Deus esta em todo. Pois ele é um ser único e verdadeiro. Tu é o Deus que existe em ti. És o representante de tudo que é divino na terra com tua ações. E uma dela é a união de teus familiares.
ResponderExcluirParabéns!!!
ResponderExcluirSeu blog é otimo, tem um conteudo otimo.
Vocé é um ótima blogueiro.
Sandro D. Ferreira
Meu amigo Val Cabral, você tem um grande coração. Mantenha-o cheio de felicidade. Você tem uma mente fascinante. Continue firme em seus propósitos. Continue tentando fazer Itabuna era uma cidade mais agradável e humana. Continue agindo com dignidade e continue lembrando que o carinho e a admiração do povo itabunense, seguirá sempre com você aonde quer que você vá.
ResponderExcluirLuciene Cavalcante Galvão da Silva
Lú