Prefeitura Itabuna

Trief

Trief

9 de junho de 2010

SENADO APROVA PROJETO QUE ACABA COM PUNIÇÃO PARA ELEITOR QUE DEIXAR DE VOTAR

O Senado aprovou hoje (9) projeto que acaba com as punições para eleitores que não votarem ou não justificarem a ausência à urna para votar. Pela proposta, fica mantida a multa apenas aos eleitores que não apresentarem prova de alistamento eleitoral. Atualmente, quem não justificar a falta do voto ou deixar de apresentar prova de votação na última eleição está proibido, por exemplo, de se inscrever em concurso público, tomar posse em cargo ou função pública, participar de licitações e obter carteira de identidade ou passaporte. “As restrições são de constitucionalidade duvidosa, em razão de violarem princípios fundamentais, em especial, o da cidadania”, alega o relator do projeto, senador Antônio Carlos Júnior (DEM-BA). O projeto, que segue agora para a Câmara dos Deputados, determina o pagamento de multa – hoje em torno de R$ 3,50 - para eleitores que não provarem alistamento eleitoral. “O comparecimento à seção eleitoral para votar torna-se menos embaraçoso que o pagamento de multa – ainda que irrisória – para regularização da situação na Justiça Eleitoral”, observou o relator.

14 comentários:

  1. ESSES POLÍTICOS(OS MAIS INTERESSADOS NA OBRIGATORIEDADE DO VOTO), PARECE, EMBORA TARDIAMENTE, QUE ESTÃO ACORDANDO PRA REALIDADE DA VIDA. ATUALMENTE EXERCEMOS O VOTO DE CABRESTO, PORQUE SOMOS OBRIGADOS A VOTAR NESSE BAIXO NÍVEL DE CANDIDATOS, SOB PENA DE SOFRER PREJUIZOS MATERIAIS. SE REALMENTE VIRAR LEI, AIH VÃO PERCEBER O QUANTO VALE NOSSO VOTO. É ESPERAR PRA VER

    ResponderExcluir
  2. Acho ótimo, pois falam tanto em democracia mais obrigam as pessoas a votarem, as vezes não temos opção e temos que votar em candidatos corruptos.

    ResponderExcluir
  3. Abaixo a abrigatoriedade do voto FACULTATIVO JÁ!

    ResponderExcluir
  4. Até que enfim a reforma política-eleitoral começou. Já é um grande passo para o fim da obrigatoriedade do voto.

    ResponderExcluir
  5. No meu ponto de vista o voto deve ser facultativo e não uma imposição. Eu quero ver os políticos correrem atrás de votos para se elegerem. FIM AO VOTO OBRIGATÓRIO JÁ!

    ResponderExcluir
  6. Sou contra as punições, pois só assim os candidatos nos mostrariam mais trabalho e ética para nos fazer sair de casa para participar do pleito. Teriam de "realmente" trabalhar.

    ResponderExcluir
  7. Já passou da hora do voto ser facultativo...

    ResponderExcluir
  8. Sou completamente a favor da lei. Vota quem quer.

    ResponderExcluir
  9. Nossos políticos só vão honrar a função pela qual são eleitos no dia que o voto não for obrigatório, pois ai terão que trabalhar, mostrar serviços para conquistar os votos!

    ResponderExcluir
  10. Obrigatório teria que ser punições severas contra políticos corruptos e contra a impunidade em geral.

    ResponderExcluir
  11. Sou a favor de um Brasil totalmente democrático,votar por paixão não por obrigação. Fora ditadura!!

    ResponderExcluir
  12. Eu sou contra qualquer tipo de punição, até mesmo a multa. pois esse bando de políticos corruptos só fazem leis para proteger eles mesmo, e nunca são punidos por nada.

    ResponderExcluir
  13. Eu sou a favor não só do fim das punições como sou a favor da não obrigatoriedade do voto, para que realmente nos tornemos uma democracia...

    ResponderExcluir
  14. É um assunto delicado, pois um país que se diz "democrático" não pode nos obrigar a votar, por outro lado, acredito que a compra de voto ocorrerá com maior frequência, pois basta oferecer gorjeta e o cidadão vota no "candidato pagador".

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: