O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu nesta quinta-feira (10), por 6 votos a 1, que a lei da ficha limpa vale para as eleições de outubro deste ano. Com isso, políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada em processos ainda não concluídos não poderão ser candidatos no pleito de outubro. A posição do TSE foi uma resposta à consulta feita pelo senador Arthur Virgílio (PSDB). O pleno do tribunal entendeu que a lei, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 4 de junho, não altera o processo eleitoral e pode ser aplicada neste ano. Com isso, o entendimento passa a ser adotado pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país, afirmou o presidente da corte, Ricardo Lewandowski. O projeto ficha limpa surgiu da iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que reuniu mais de 1,6 milhão de assinaturas de eleitores desde o lançamento da proposta, em setembro do ano passado.
POVO SEM MEMÓRIA!
ResponderExcluirA memória do povo grapiuna é igual a qualquer outra comunidade brasileira. As pessoas esquecem rapidamente dos fatos que a marcaram, quer na alegria ou na tristeza. Mesmo aqueles que uma geração sofre impacto nunca visto. O exemplo disso foram às conseqüências surgidas com o aparecimento da Vassoura de Bruxa na região do cacau. Na época foi um pesadelo econômico e financeiro que devastou toda lavoura cacaueira, caindo à produção em passos galopantes. Isso provocou uma tremenda desorganização social, familiar, e nada restou para o trabalhador rural que nada sabia em lidar com trabalho urbano.
Muitas coisas horríveis aconteceram. Idosos, morrendo de vergonha dos seus credores. Jovens tentando migrar para outros centros, a procura de segurança financeira que outrora, tinha ao seu redor.
Muitos dos que não fugiram da Bruxa, sem alternativa, foram vencidos pela tentação da vida fácil e das drogas. Destino igualmente daqueles que partiram e sem qualquer qualificação de mão de obra, fatalmente, seguiram o mesmo caminho da delinqüência.
Mais de quinze anos se passaram, enquanto, ainda tentam os grapriunas sair da miséria, dos transtornos financeiros e das dividas bancárias.
Hoje, precisamente na semana passada, uma curta reportagem no Jornal Agora, destaca na página 9, sem grande destaque, como uma notícia jornalista despretensiosa, dizia que a Polícia Federal concluiu a investigação, afirmando que a vassoura de bruxa “FOI ATO CRIMINOSO” (o destaque é nosso). É de estarrecer que dita reportagem, não esclareceu se o inquérito policial apontou o(s) suspeito(s) e se esse(s) elemento(s) é/são o(s) mesmo(s) elementos(s) apontados pela investigação jornalística da revista VEJA, mediante testemunhas, depoimentos, e farta evidencias da maneira criminosa que a vassoura de bruxa foi inoculada na região cacaueira. Vale ressaltar que o nome que figurou como mentor e executou de tudo isso, foi o atual deputado Geraldo Simões.
O jornal Agora, ainda que de reportagem de canto (pag. 9), com sua tiragem limitada, não deu para que mais que uma dúzia de que restou de agricultores de cacau tomar conhecimento do fato. Entretanto, foi mais gentil para região do que a imprensa falada, escrita e televisionada, que nada comentou sobre o assunto de tanta importância, vez que, ainda, o impacto da vassoura de bruxa é bastante visível na economia do sul da Bahia. Nem mesmo o jornal “A Região” que se gaba de anunciar as novidades em suas manchetes, fez “boca de siri”.
Se o inquérito da polícia federal tivesse a data de 15 anos atrás, talvez o principal suspeito do ato criminoso, não teria sido tão premiado com cargos importantíssimos em empresa do governo, cargo no legislativo estadual, secretaria do estado, e outros vantagens. E também não seria o tal elemento possuidor de um patrimônio invejável. Situação inversa, acontecida com o produtor de cacau sobrevivente à vassoura de bruxa que não dispõe de sua propriedade, já hipotecada, com valor de débito superior ao valor de mercado.
Mesmo sabendo que o ato criminoso já está prescrito pela Lei Penal, seria um alento para quem sobreviveu, saber o(s) nome(s) do(s) culpado(s) pela catástrofe econômica e financeira da lavoura do cacau, pois assim se poderia, pelo menos negar-lhe(s) até um simples “bom dia”, de cabeça erguida, que antes havia grupo de pessoas dizendo “nada foi provado”.
Pois é, o mundo dá voltas, e a poeira fica nas curvas do esquecimento. Pra frente Brasil! Ass: Mário Rocha
Parece que o Brasil começa a respirar melhor nessas eleições.
ResponderExcluirAdeus Geraldo cabeça de pitú!
ResponderExcluirSe não houver nenhuma manobra para impedir que o projeto entre em vigor sendo considerado válido para as próximas eleições em 2010 com certeza Dilma Rousseff a guerrilheira terrorista comunista criminosa haverá de ter inúmeras dificuldades para manter a sua candidatura.
ResponderExcluirGeraldo cabeça de pitú não vai conseguir passar pelo pente fino do Projeto Ficha Limpa.
ResponderExcluirÉ bom saber que os "fichas sujas" não vão disputar as eleições 2010,dando ao eleitor novo ânimo para votar.
ResponderExcluir“lula: O MAIOR BLEFE DE TODODS OS TEMPOS”
ResponderExcluir___________________________________
A família Sarney continua a mesma de nove anos atrás. Para ser justo, continua a mesma de 50 anos atrás. Para ser justo, continua a mesma de 100, 150 anos atrás… E por isso o único estado do Nordeste a não sofrer com o problema da seca também segue sendo o mesmo: apresenta os piores índices sociais do país.
É preciso ser justo: quem entende do riscado sabe que Lula também não mudou. O oportunismo, antes, o fazia atacar a família Sarney. E o mesmo oportunismo, agora, o leva a impor Roseana ao PT.
Lula sempre foi um homem de palavras!
_________________________________________
Beleza de texo Mário, mas, o mais estarrecedor em tudo isso são as patacoadas postas em prática e a maioria dos brasileiros engolem uma por uma, e todas elas sempre nas vésperas de eleições.
ResponderExcluir“lula empurra a dilma guela abaixo do pt e o zé dirceu faz o mesmo com os petistas maranhenses”
ResponderExcluirJosé Dirceu participou hoje da reunião do Diretório Nacional do PT, que decidiu impor a candidatura de Roseana Sarney ao PT do Maranhão, numa evidência de que os Sarneys aderiram mesmo ao vale tudo.
Dirceu é um homem experiente. Aliás, a Procuradoria Geral da República é quem assevera isso. Na denúncia encaminhada ao STF, e aceita pelo tribunal, ele é caracterizado como “chefe de quadrilha”, o que não é coisa para gente pequena. É preciso muita experiência para chegar a esse patamar.
E AINDA ME APARECE UNS ATOLEIMADOS DIZENDO QUE O pt É DIFERENTE DO dem E DO psdb.
Quero parabenizar a Mário e Val por não esquecer de denunciar atos como este,deste mal deputado que envergonha nosso municipio e nossa região cacaueira que tanto vem sofrendo por causa deste Canceroso Deputado.Fica aqui o meu repudio para politicos como este e quem os acompanha.Marcos Boquinha Itapé
ResponderExcluir