Prefeitura Itabuna

Trief

Trief

6 de junho de 2010

AS PRAIAS ILHEENSES COM SEUS ESGOTOS

Uma velha assombração segue atormentando quem deseja mergulhar nas maravilhosas praias ilheenses: a poluição. Orgânica é essa poluição, proveniente de despejos sanitários, irregulares e impunes, que seguem sendo feitos nas redes coletoras de águas pluviais. Além das inconseqüências do poder público, a deseducação urbana deve ser cobrada especialmente às camadas mais esclarecidas da população baiana. Poder-se argumentar que aos moradores das regiões menos assistidas não restariam alternativas senão carrear seus dejetos domésticos para os cursos d’água mais próximos. O que é verdade. E a existência, pútrida, do que foi um dia o Rio Cachoeira confirma a dramaticidade social dessa questão. Mas a realidade da contaminação ambiental das praias não está reduzida às cercanias da foz daquele rio. Não há praia em Ilhéus que não esteja fétida e com visível marca da poluição generalizada. Não se anda 200 metros sem que não se depare com esgoto sendo despejado nas areias e praias ilheenses. As áreas mais contaminadas por coliformes fecais são correspondentes aos perímetros ocupados por moradores de maior poder aquisitivo, e, presumivelmente, maior cultura e urbanidade. Praia do Sul, do Cristo, Milionários... são praias que recebem as águas tidas como pluviais recolhidas em bairros apinhados por edificações caras e ocupadas por viventes das faixas de renda mais altas e de educação supostamente mais esmerada. Nesses locais, alguns servidos por redes coletoras de esgoto doméstico, é público e notório que edifícios inteiros têm suas águas servidas conectadas (deliberadamente) à rede pluvial com o fito de não pagar a taxa correspondente ao serviço de coleta dos dejetos domésticos. Até quando?

6 comentários:

  1. Prezado amigo Val Cabral

    Se fossem só as praias ainda dava pra levar..., pior está no Palácio do Paranagua e Camara dos vereadores e o pior é que nestes lugares os coliformes fecais usam terno e fingem que administram e legislam. Pobre Ilhéus, não merece isto!

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. É normal a variação do nível de poluição em praias de cidades litorâneas como Ilhéus. As vezes acontece da água está imprópria para o banho e quando isso acontece é só você procurar outra praia, ou outra cidade. Sugiro Canavieiras, ou Porto Seguro. Estas ciades cuidam melhor de suas praias e vale a pena a gente visitá-las. Jorge Costa de Lima

    ResponderExcluir
  3. Conheçam as praias de Olivença, entre outras lindas e limpas que existem na zona sul de Ilhéus, com certeza será uma experìência inesquecível e que não irá trazer prejuízos a sua saúde.
    Nunes

    ResponderExcluir
  4. Val Cabral
    Conservação de meio ambiente è obra de Governo. Porque o chamado PAC DO CACAU não tem investimentos na area de conservação de PRAIAS? (com saniamento, criação de lugares próprios para as necessidades do H e animal etc). O PAC DO CACAU poderia ter verba para manter as areias de Ilhéus limpas e saudaveis; e todas as prais da Bahia, evidentemente! O futuro está chegando e lamentaremos a falta de investimentos em INFRAESTRUTURA geral é mera ilusão!
    Haroldo Monteiro

    ResponderExcluir
  5. Da próxima vez Val Cabral, não chege aumentando o volume de esgoto nas praias..... se mandar fazer dna das fezes vai encontrar sempre o gens dos itabunenses por lá! Sandro Rios de Albuquerque

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, voce esta contribuindo para a melhoria do nosso meio ambiente. Através destas reportagens. Edmilson Araújo

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: