O candidato do Partido Verde ao governo da Bahia, Luiz Bassuma, revelou que uma primeira pesquisa nacional sobre o aborto, publicada na última semana, diz que uma em cada sete brasileiras entre 18 e 39 anos já o praticaram – no nordeste uma em cada 5. “Quase metade destas mulheres são casadas ou vivem em comunhão estável, não possuem um perfil específico”. Fazem parte de todas as classes sociais, credos, com ou sem filhos. O assunto é polêmico e mexe com convicções religiosas, filosóficas e científicas, mas também aponta para um problema de saúde pública e envolve política e políticos; lembro do infeliz comentário apoiando a prática, do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral em 2007, quando se referiu à procriação de moradores carentes de favelas como sendo “uma fábrica de marginais”. Se partirmos deste pragmatismo, quantos de nós teríamos sido jogados no saco de lixo? Eu teria sido um! É muito mais fácil adotar a postura do “aborte, esta ‘coisa’ não tem valor, nem vida é, será um ônus para todos”, do que assumir uma responsabilidade. Enquanto isso, se eliminam incômodos, mas não marcas: físicas – muitas nem podendo mais engravidar, ou representando a quarta causa de morte materna – e psicológica – um fardo a carregar por muito tempo. Devemos lutar pela vida e sua preservação, é direito e dever de todos! Quando tinha todos os motivos para abortar: solteira, jovem, imatura, correndo o risco de ter o casamento cancelado, sob acusação de traição, Maria abortou a idéia. Deus também há muito já abortou a idéia de nos abortar do seu plano de salvação.
Val Cabral
ResponderExcluirNão vejo nenhum motivo de ser a favor do aborto. Independentemente de ser uma questão humanitária, ou Cristã, nao sou assassina... logo
sou contra o aborto e a favor da vida.
Cristina Tavares
Sabe Val cabral, o que está dentro do feto da mulher, é uma vida, uma dádiva de Deus, e a mulher ainda tem coragem de tirar???!!!
ResponderExcluirÉ um absurdo.
Se fosse a vida dela, ela não iria gostar!!!
Solange Ribeiro de Almeida
SOU EXTREMAMENTE CONTRA O ABORTO. A NÃO SER CASOS COMO O BEBE NÃO TER CEREBRO! LILI
ResponderExcluirQuando a gravidez não é desejada, após o seu nascimento, as crianças são por vezes mortas ou abandonadas.
ResponderExcluirA proibição legal do aborto nunca impediu que o mesmo fosse realizado, só que frequentemente é feito nas piores condições com elevados riscos para a vida e a saúde das mulheres. O aborto não pode ser confundido com o infanticídio, pois neste caso trata-se da morte de um ser já formado após o seu nascimento.
Carlos Conrado
Em caso de estupro, sou a favor, ok, o bebê nada tem a ver com o ato, mas e a criatura que esta gerando outra criança, onde é que fica a cabeça dela?? Somente nesta situação eu acho aceitável, nas outras não porque existe pílula anticoncepcional para que? É só previnir e nada acontecerá. Antonio Dantas
ResponderExcluirEu sou contra o aborto... mas é claro que existem exceções, como no caso da criança estuprada e criança, ou mãe correndo risco de vida. Mário Brito
ResponderExcluirSou contra, pois o aborto é um assassinato, é a mesma coisa de estaR matando uma pessoa. Hugo Sales
ResponderExcluirSou radicalmente contra o aborto... isso é horrivel, pois é uma vida que você estará tirando... esse feto naum poderá ver como é lindo nosso mundo; será egoismo, pois isso deveria ser crime... deveria ser preso quem fizesse isso.
ResponderExcluirKleber Barreto
Eu sou totalmente contra o aborto pois a criança que está destinada à nascer não deve pagar pelo que a "mãe" fez.
ResponderExcluirRuth Gomes
Olha, eu sou a favor com limitações... Sou a favor pois uma crianca que é gerada e a mãe é nova, deveria fazer o aborto como modo de diminuição de crianças de ruas. Contra: aquelas pessoas que nao se cuidam mesmo e quando engravidam correm p/ fazer o aborto! - Célia
ResponderExcluirPor trás dessa questão, existem muitos interesses políticos e religiosos... eu acredito em Deus, mas nao concordo com muitas coisas e regras da igreja. A igreja age por interesse proprio agora (voltando aos velhos tempos)...
ResponderExcluire nao revela muita coisa que eu acho que todos os crentes sao dignos de saber. como por exemplo evangelhos escondidos que existem e a igreja nega a sua existencia, quando ha provas ou testemunhas.
acredite em Deus, mas nao obrigatoriamente na igreja em si. ela esconde e modifica muito.
Guilherme Silva Barbosa de Lima
Eu sou a favor do aborto em casos específicos, como abuso sexual, essas coisas..., eu sou contra nos casos de pessoas que fazem sexo sem camisinha e depois que engravidam querem tirar depois que fazem besteira.
ResponderExcluirJorge Góes
Prezado amigo Val Cabral
ResponderExcluirEmbora eu parabenize o deputado Luiz Bassuma por sua postura coerente em relação ao aborto, até agora eu não sei de que lado estou.
1° eu acho que uma pessoa que engravida tem que assumir as responsabilidades de criar um filho... seja quem for, com namorado ou sem. tem que ser mulher e assumir os seu erros.
2° nesse caso e em muitos outros de estrupo que acontessem pelo mundo a fora, a mulher nao pode ter um filho no qual ela vai se lembrar de um momento horroroso de sua vida. Mesmo que ela não queira a criança vai está lá, e ela vai se lembrar como ela foi gerada, a brutalidade... nesse caso eu sou a favor...
3° as crianças que são geradas com algum tipo de problema, ex: sem cerebro, o que não teria chances de vida a mãe teria que poder tomar essa decisão.
Então eu não sei se sou contra ou a favor...
Cada caso é um caso... se eu posso concordar tbm posso descordar
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br
Cabral se baseia na teoria do economista Steven Levitt . A relação entre crianças indesejadas e aumento na criminalidade é real. Obviamente, abortos em massa se constituem em uma ação tão terrível quanto o aumento descontrolado do crime.
ResponderExcluirTemos que debter muito esse assunto para chegarmos a uma melhor opção para o nosso País.