PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

12 de outubro de 2009

O CAOS NO TRÂNSITO DE ITABUNA

Qualquer pessoa que chegasse de fora sem conhecer Itabuna ficaria espantada com dois fatos notáveis. O primeiro a frota de carros da cidade que além de grande é uma das mais novas do estado. Depois com a complexidade do trânsito da cidade. Os engarrafamentos constantes chamam a atenção. Para um município com pouco mais de 250 mil habitantes os problemas no trânsito são excessivos. O motivo do caos tem origem na própria história da ocupação territorial de Itabuna, que aconteceu sem o menor planejamento urbano. Apesar dos recentes investimentos governamentais na recuperação e sinalização de ruas e avenidas o trânsito continua problemático. Faltam engenharia e logística de trafegabilidade mais moderna. Alguns semáforos com defeitos, excessivo número de caminhões pesados circulando no horário comercial, ruas estreitas, falta de estacionamento e o grande número de carros circulando resultam num trânsito caótico. A solução seria a melhoria do transporte coletivo e investimentos na infra-estrutura urbana da cidade. Há necessidade de construções de edifício-garagem no centro e passarelas que atravessem o rio cachoeira, para facilitarem o estacionamento para veículos nos bairros Conceição e Góes Calmon. Por enquanto, quem se aventura de carro pelas ruas da cidade precisa mesmo é de paciência e cuidado para não se envolver em acidentes.

11 comentários:

  1. Caro Val Cabral, parabenizo vc por ter abordado um assunto tão importante e preocupante como este. Mas na verdade, o que faltou neste seu artigo, foi ressaltar que há mais de quarenta anos não se cria novas vias públicas para se desafogar o tráfego no centro da cidade. E que, por estarmos hoje com as mesmas ruas estreitas de décadas passadas e que a quantidade de veículos cresceu vertiginosamente neste período, a situação atingiu este nível de quase calamidade pública em Itabuna. No mais está tudo perfeito na sua abordagem. Prabéns amigo. Acesse este seu blog maravilhoso todos os dias e faço isso, pela excelente qualidade de comunicação e pela constante rotatividade de notícias inseridas. Seu blog é o melhor da cidade e seu programa de rádio é o de maior audiência no interior da Bahia. Vc é dez!
    Welington Diniz Picciane

    ResponderExcluir
  2. A rota posterior a ponte que dá acesso ao bairro do São Caetano está asfixiada e os congestionamento são constantes na hora de pico. Acredito que nem semáfaros resolvem aquele problema. A solução passa pela construção imediata de um viaduto, ligando o bairro Banco Raso ao início da avenida Aziz Maron, sentido Shoping Center.
    Josué Hugo Cordier

    ResponderExcluir
  3. Val Cabral
    Se formos esperar solucionar o problema do trânsito e do transporte público ficaremos assistindo à masturbação incansável dos sucessivos governantes desastrosos que Itabuna já teve e tem. Infelizmente, e é uma opinião pessoal, nem uma e nem outra mazela será vencida, sem o planejamento e isto é fundamental para se resolver este problema. A miopia dos governantes (sejam eles do PT, PMDB, DEM, PV, etc.) é do tipo crônica.
    Solivaldo Nunes

    ResponderExcluir
  4. O foco em questão dos problemas de trânsito em Itabuna é transporte coletivo urbano... não é carro, moto, bicicleta. O elemento quer se deslocar do ponto A para o ponto B no menor tempo, ao menor custo e com o máximo de conforto. Ninguém vai largar o conforto de seu veículo para andar feito sardinha, mas custa uma barbaridade gerar estas condições de satisfação. Logo é mais eficiente fazer o que já existe funcionar bem e intervir no longo prazo. Rildo Lopes

    ResponderExcluir
  5. A cidade está cheia de carros, que infernizam o trânsito, porque as pessoas temem serem assaltadas nos ônibus. Nenhum tipo de transporte público resolverá ou diminuirá o problema do trânsito enquanto andar nele implique risco de ser assaltado ou morto. Claro, esse risco ocorre em veículos particulares, mas em escala bem menor.

    ResponderExcluir
  6. A bastante tempo esse tema é posto em discussão. O fato é que as prioridades levadas a efeito pelos gestores municipais passaram ao largo desse problema. E olha que não vou nem discutir aqui a falta de estrutura e o amadorismo do órgão que trata do transito no município de Itabuna. O mote deste assunto para a discussão eleitoral sempre foi dado e os então candidatos sempre apresentaram soluções que se perderam no esquecimento, todas as vezes que eles foram eleitos.
    É óbvio que todos os candidatos exploram esse tema, alguns com competencia, mas todos demagogicamente.
    Paulo Soares

    ResponderExcluir
  7. Ocorre que a mais absoluta falta de respeito as mais básicas leis do trânsito tornam o ato de circular de automóvel um suplício. Não adianta nada gastar milhões em obras mesmo para transporte coletivo se as regras são ignoradas. Basta um vendedor de cachorro quente para interditar a avenida do cinquentenário; basta uma catador de papel para interromper uma faixa inteira da Av. Amélia Amado.
    Kleber

    ResponderExcluir
  8. Qualquer solução que venha a priorizar os veículos de passeio (que cabem cinco, mas, em geral, só levam uma pessoa) em detrimento do transporte coletivo eficiente é pura demagogia ou apenas a protelação de um problema que tende a ficar cada vez mais crônico em cidades como Itabuna.

    ResponderExcluir
  9. A solução para os problemas de trânsito de Itabuna é até simples na atual conjuntura. Só precisa de um par de mãos, olhos, um bloco, uma caneta e atitude. É infinitamente mais eficiente e barata que novas vias, campanhas educativas, sofisticação na legislação e outras medidas lindas, caras e pouco efetivas. Everaldo Rodrigues

    ResponderExcluir
  10. A solução é imitar Curitiba, que tem o melhor sistema de transporte público do país. Lá, estão criando uma tal de “linha verde”, onde os motoristas de ônibus possuem um controle remoto que abre todos os sinais pela frente, deixando os sinais vermelhos para quem preferir andar de carro.
    Bel

    ResponderExcluir
  11. Prezado Val Cabral, bom dia. Considerei oportuno este tema e decidi postar minha opinião. Eu acho que toda cidade média e grande tem problemas com trânsito, realmente isso não é exclusividade de Itabuna. Por exemplo, eu morei um tempo na região de washington d.c e precisava andar de carro o tempo inteiro (pra ir a cidades vizinhas …) e o trânsito lá também era insuportável nos horários de pico, tanto dentro da cidade como nas freeways, mas lá tinha uma coisa que eu acho que falta aqui ORDEM, aqui em Itabuna parece que só há guarda de trânsito na avenida do cinquentenário ou em outras avenidas e ruas do centro da cidade, São Caetano é uma desordem total, é comum se ver em pleno horário do rush carros parados na avenida princesa Isabel e na avenida Kenned, esperando alguma coisa qualquer, atrapalhando totalmente o trafego e ninguém coibe isso... só um detalhe lá (nos EUA) praticamente vc não vê guardas de transito, mas lá as pessoas respeitam independente de uma fiscalização ostensiva, mas aqui(por razões obvias) eu creio que seja necessário uma maior fiscalização-regulação, assim nós teremos um trânsito menos ruim.
    Aloísio Versiane Lopes

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: