O medo é considerado com a ira como os sentimentos mais fortes que um ser humano pode sentir. Alguns medos são simples como os de altura, de elevador, de andar de avião, da solidão, de falar em público, etc.
Outros se tornam tão fortes que se transformam em doenças tais como: ablutofobia (medo de tomar banho); ataxofobia (medo da desordem); cartoptrofobia (medo dos espelhos); fagofobia (medo de comer) e sucessivamente. Em alguns casos o medo muda até a fisionomia das pessoas, tamanha é a situação de pânico experimentada.
Acredito ser por isso que a expressão “não temais” aparece tantas vezes na bíblia, certamente Deus já sabia que o medo era uma característica inerente ao ser humano. No entanto, existem três tipos de medo em especial que devemos enfrentar e vencer, um deles é o medo do passado. Às vezes faz tanto tempo que algo aconteceu e mesmo assim os medos permanecem impedindo-nos de encarar os fatos.
Outro medo muito frequente e atual é o medo do presente, medo de ser assaltado, de morrer, de ficar doente. Aliás esse medo nos leva a fazer um questionamento: você se sente preparado para morrer hoje? Certamente que a resposta mais comum é não, afinal todos acham que ainda há muito por fazer na vida terrena.
Só tem medo da morte quem não tem a certeza da vida eterna. O medo do futuro é a expectativa de como será nossas vidas, é a dúvida se nossos planos vão se concretizar, se o casamento vai dar certo, se determinado projeto de trabalho será positivo. Mesmo com todos os cuidados e planejamento para o futuro ainda assim tudo pode dar errado.
Apenas de uma coisa podemos ter a certeza: é a de que Deus já tem preparado o nosso futuro e Ele tem todos os dias de nossas vidas em suas mãos. Só Jesus é capaz de garantir o futuro. Ele é capaz de nos fazer vencer todos os medos das nossas vidas.
O amor de Deus vence todo o medo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.