PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

15 de dezembro de 2022

O QUE O POVO DEVE FAZER CONTRA A COVARDIA ATIVA DOS FRATERNOS

Rádio que só produz fake news, é muito degradante e expressa a mais absoluta burrice e cachorrada na produção de comunicação!

A disseminação de notícias falsas, as chamadas fake news, tem sido prática contumaz de rádios e blogs pertencentes a parentes e aderentes de líderes da quadrilha dos Fraternos e, infelizmente, absorvidas como verdade por muitas pessoas, em função da rapidez com que estas veiculações tomam as mídias sociais e por criarem um fatos que não existem.

Para frear o avanço de notícias falsas dessas rádios e blogs dos Fraternos,  é preciso o povo checar a fonte e, em caso de dúvida se o assunto é verdadeiro ou não, o correto a fazer é não compartilhar e nem permanecer dando audiências a programas que somente mentem, caluniam e difamam. Diante dos fatos que envolvem notícias falsas, alguns cuidados devem ser tomados pelos radiouvintes e usuários das redes sociais.

O primeiro deles é, ao ouvir a notícia nos rádios dos Fraternos, não focar só no que dizem (é fácil observar que o contexto nunca contem embasamento lógico), pois essas emissoras são voltadas só para criar notícias falsas e endeusarem seus proprietários; e o artifício para atrair ouvintes é criar chamadas de impacto, inserir zaps parciais de serviçais do dono das emissoras, para o elogiarem e omitirem fatos que o levaram à prisão recentemente. 

O terceiro passo está relacionado ao que escrevem e propagam nas redes sociais os Fraternos e seus cabos eleitorais: a dica é checar a fonte. Quando internautas receberem informação pelo aplicativo de mensagem, como o WhatsApp, que apareça a chamada da matéria e logo abaixo o endereço do site e um resumo do título, o correto a fazer é verificar se os sites são confiáveis.

O terceiro passo é constatar se a informação recebida já consta em veículos de comunicação oficial, seja ele nacional ou local, dependendo da amplitude da notícia. A quarta instrução é fazer buscas por sites de checagens livres e buscar explicações e justificativas entre os entes criticados. 

A quinta aponta que apesar do número de fake news ser predominante nas rádios e mídias sociais dos Fraternos, a sociedade tem o poder de ampliar a divulgação de um boato. “Uma pessoa que ouviu falar algo e sai reproduzindo a informação, por exemplo, é uma das atitudes que mobilizam esforços e causam pânico desnecessário”.

De todos os cuidados enumerados, o mais importante deles é o bom senso e o zelo ao próximo. “O cidadão precisa ter a consciência que uma pessoa inocente, um vereador, a Prefeita, um secretário... ser envolvida em uma história falsa acarretará em danos social, moral, psicológico e até mesmo à vida.

Portanto, medidas importantes podem ser buscadas para conter a fúria ativa dos Fraternos, em quererem voltar ao poder a qualquer custo e método de "custe o que custar": ouvir com atenção a notícia recebida antes de compartilhar; checar a fonte da notícia; pesquisar se a informação recebida já consta em veículos de comunicação imparciais; fazer busca em site de checagem que estão disponíveis gratuitamente; evitar reproduzir boatos que se sabe a procedência e ter bom senso na hora de compartilhar informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: