A gestão humanizada vem cada vez com mais força para dentro da administração da Prefeita Cordélia Torres (DEM). Tendo um papel importante na manutenção de um ambiente de trabalho de qualidade, ela considera a subjetividade dos colaboradores, vendo-os como indivíduos únicos, com suas particularidades, desejos, expectativas e dificuldades, prezando o bem-estar das pessoas.
Isso
não significa que não haja cobrança de metas e resultados, pois, pelo
contrário, irá propiciar um ambiente seguro, inclusive emocionalmente, e maior
aproximação entre gestores e seus colaboradores. Porém, a exigência dos altos
níveis de qualidade dos serviços públicos não deve impactar de forma negativa
no clima organizacional.
A
Prefeita Cordélia Torres, tem comprovado que a gestão mais voltada ao ser
humano se tornou a melhor estratégia para alinhar a satisfação pessoal do time
aos objetivos do governo. Para ela, valorizar os servidores da Prefeitura,
tratando-os de forma meritocrática, é essencial para que os processos sejam
eficazes e o governo caminhe rumo às suas metas, pois assim a gestão torna-se
mais próxima e empática e as pessoas passam a ser peças fundamentais para o desenvolvimento
organizacional.
Dessa forma, tal
visão faz com que as equipes de cada secretaria se tonem mais motivadas no
desempenho do seu trabalho, alcançando maior eficiência e produtividade, uma
vez que colaboradores satisfeitos trabalham melhor e produzem mais. É uma via
de mão dupla, com beneficiamento mútuo.
A
estratégia da Prefeita Cordélia, para a efetivação da humanização da gestão se
dá através dos seguintes pilares:
Observação
– observar a todos os envolvidos no processo, suas demandas e necessidades no
ambiente de trabalho.
Comunicação
– comunicar-se de forma clara e transparente sobre o que acontece dentro do
governo.
Aproximação
– criar conexões e relações de confiança entre gestores e seus liderados.
Adaptação
– capacidade de abertura para mudanças, implantando novas ideias que impactem
no dia a dia do governo de maneira positiva.
Os
benefícios do modelo de gestão humanizada são concretos e vão desde a
satisfação dos servidores públicos com o governo, gerando maiores resultados e
menor rotatividade, até a manutenção da favorabilidade do clima no ambiente de
trabalho.
É
importante não confundirmos a gestão humanizada com uma gestão complacente,
baseada somente nas emoções e ações voltadas ao desejo de agradar aos outros
para não se indispor. Essa postura prejudica diretamente o objetivo
organizacional como um todo, enquanto a humanizada o impulsiona.
As
secretarias na administração da Prefeita Cordélia Torres, tem desenvolvido
junto aos seus colaboradores diretos e indiretos, um papel estratégico na
condução da cultura humanizada. Assim, a proximidade junto às lideranças vai
desconstruindo a velha ideia de hierarquia engessada, e o “chefe”
gradativamente vai dando lugar ao novo líder, que é aquele que estimula e
inspira a equipe em busca de resultado, fazendo uso da flexibilidade em favor
de todos e entendendo e facilitando o desenvolvimento de cada um.
Para a Prefeita Cordélia Torres, gerir um time de alta performance requer conhecê-lo com maior profundidade, e somente através da aproximação é possível saber se estão bem, se há algum tipo de insatisfação, se o clima é bom ou, ainda, se a gestão humanizada está funcionando.
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