Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

26 de setembro de 2021

VALVIR POR UM FIO!

Val ver que Valvir está na corda bamba!

Todos sabemos o significado da expressão "por um triz", mas o que é triz, uma palavra que só parece existir nesse contexto! Não é pacífica a origem da palavra triz, que significa “quase nada, algo ínfimo, insignificante”. A tese mais aceita, porém, vai buscá-la no “fio de cabelo”. É nisso que aposta alguns estudiosos do linguajar popular. A semelhança entre as locuções “por um triz” e “por um fio” reforça tal hipótese.

Mas há quem ofereça uma sustentação histórica para a popularidade de triz. A expressão “por um triz” faria referência, a uma anedota clássica difundida pelo conto de que depois de louvar com admiração bajuladora o poder e a vida luxuosa do corrupto e milionário Robério, um certo Valvir ouviu de seu ídolo uma proposta insólita: que trocassem de lugar. O poder e a vida luxuosa passaram assim a Valvir, mas junto com eles veio também um detalhe perturbador: à mesa do banquete, uma pesada espada estava sempre pairando sobre sua cabeça, presa apenas “por um fio de crina de cavalo” (aqui denominada de viatura da Polícia federal).

Moral da história? O poder é muito perigoso. Depois disso, Valvir desistiu da vida luxuosa, incapaz de conviver com prazeres que estavam sempre “por um triz”, isto é, por um fio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: