PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

11 de setembro de 2013

GRATUIDADE PASSA DE 40% NOS ÔNIBUS URBANOS DE ITABUNA



Itabuna possui um dos maiores índices de gratuidade no transporte coletivo, o que acaba pesando na composição da tarifa. Entre os dias 1º. e 24 de  agosto, por exemplo,  910.535 usuários pagaram a passagem e  334.973 viajaram de graça. Além disso, 163.841 estudantes pagaram apenas meia tarifa, totalizando 448.050 usuários com gratuidade ou desconto de 50%. Pelo levantamento, o índice de gratuidade oscila entre 40% e 45% a depender do mês. Além dos idosos de 65 anos, garantidos pela Constituição Federal, a lista de usuários que tem isenção de 100% na tarifa inclui agentes comunitários, agentes de endemias, fiscais de tributos, fiscais de obras e meio ambiente, fiscais de transportes, fiscais de vigilância sanitária, deficientes fisicos com acompanhantes, deficiente sem acompanhante, guardas municipais, sindicalistas, comissários de menores e do Conselho Tutelar, policiais militares e civis, funcionários dos Correios e da 5ª Ciretran, Oficiais de Justiça, pacientes em tratamento de hemodiálise e motoristas e cobradores de empresas de ônibus. Na prática isso significa que o usuário que paga a tarifa cheira, arca com parte dos custos de quem não paga nada, além de puxar o preço para cima.

3 comentários:

  1. Talvez esteja aí,uma das grandes causas do preço da passagem não ser menor.
    Ricardo Borges

    ResponderExcluir
  2. Walter Guimarães de Freitas Jr.11 setembro, 2013

    Tem muita gente achando que as passagens de ônibus urbanos deveriam ser gratuíta para todos. Se fosse gratuita, não haveria ônibus. A não ser que motoristas, cobradores, oficinas de manutenção, fabricantes de ônibus, de auto-peças, equipamento de segurança. vistorias de qualidade, fabricantes de pneus, impostos sobre circulação de automóveis, manutenção de estradas fossem todos de graça também.
    De outra maneira, só seria de "graça" para alguns enquanto os outros (os burros de carga de sempre) pagariam mais do o valor normal.
    Estranho é que sempre, os que menos pagam, são os que mais depredam, destroem os bens públicos. Não. Passagem não deveria ser gratuita para ter qualidade e segurança.
    Deveriam é diminuir bastante esses 40% de gratuidade.

    ResponderExcluir
  3. CULPA DO PREFEITO QUE SANCIONA O AUMENTO DA TARIFA E CONCEDE A GRATUIDADE.
    ASSIM O PREÇO DA PASSAGEM SEMPRE SERÁ MAIOR QUE O JUSTO.
    MANOEL GOMES DE ARAÚJO

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: