Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

1 de novembro de 2012

CAPACETE PODE SER PREJUDICIAL Á SAÚDE



Você sabia que um capacete pode ter tanta bactéria quanto à tampa de um vaso sanitário? Saiba o porque isso acontece e quais os cuidados que se deve ter para manter o seu capacete livre desse inimigo oculto. O capacete é o principal equipamento de segurança de um motociclista, por isso é obrigatório por lei. Durante o uso, entra em contato direto com parte do rosto e o restante da cabeça. O uso diário e prolongado, somado à falta de limpeza e higienização, pode fazer com que o capacete cujo forro não é dotado de tecido bactericida (que, por sinal, é o modelo mais caro) se torne num foco de bactérias - verdadeiras inimigas que não vemos, mas que colocam em risco a saúde. Para saber como isso acontece e o que deve ser feito para afastar esse mal de nós, motociclistas, eis a opinião do verdadeiro mestre no assunto: o Doutor Bactéria. Leia a entrevista a seguir e coloque as dicas em prática o quanto antes.
BLOG DO VAL CABRAL - O capacete pode ser um foco de bactérias? Por que?
Dr. Bactéria - Vamos partir do princípio que os microrganismos para sobreviverem necessitam de três coisas: alimento, umidade e certo calor. Parece-me que dentro de um capacete existem as três coisas: restos de pele, cabelo e descamações como alimento. Suor e chuva são responsáveis pela umidade. Por fim, o calor pode ser relacionado não só com o próprio calor do usuário, mas como também ao clima, pois, em um país tropical como o nosso, o calor impera por grande parte do ano. Tudo isso é aliado à presença de vários “esconderijos” para as bactérias, como a espuma existente na parte interna do capacete, e à falta de limpeza constante. Diante desses fatos, estamos com a equação ideal para que os microrganismos sobrevivam por um largo tempo e se multipliquem.
BLOG DO VAL CABRAL - Qual o principal hábito do motociclista responsável pela proliferação de bactérias no capacete?
DB - A falta de higiene. O capacete tem a necessidade de uma limpeza da forração como se fosse uma roupa de uso constante, mas, infelizmente, em muitos casos, não observamos isso nem com bonés, muito menos com os capacetes.
BLOG DO VAL CABRAL - O que as bactérias, os fungos e outros microrganismos encontrados no capacete podem causar à saúde?
DB - Micoses (exemplo, Tinea capitis), caspa, descamações, infecções com pus, sem falar nas gripes, resfriados, espinhas, furúnculos, candidíase, entre outras doenças.
BLOG DO VAL CABRAL - Quais cuidados necessários para reduzir ou acabar com os focos de bactérias?
DB - A redução está voltada às práticas de higiene. Lavagem com certa constância da forração (dependendo da utilização), uso de gorros laváveis e tocas descartáveis, principalmente no caso de mototaxistas e motoboys, e até mesmo o não uso de adesivos no casco (parte externa), já que a cola deixada por eles pode acumular sujeira. Também é importante guardar o capacete com a abertura para cima. Assim, há maior circulação de ar e consequentemente a redução de umidade na forração. O motociclista deve ainda evitar o contato com o chão e outros locais sujos.
BLOG DO VAL CABRAL - Com que frequência um capacete deve ser limpo e higienizado?
DB - Tudo depende da utilização. Um mototaxista que usa diariamente deveria higienizar todos os dias. O ideal seria ter duas forrações com troca diária ou então dois capacetes. A mesma coisa vale para motoboys que o utilizam diariamente e por longos períodos. No caso de pessoas que somente usam para locomoção do trabalho para casa e da casa para o trabalho, a limpeza deve ser feita de três a cinco dias. Já quem apenas utiliza a moto nos fins de semana uma vez ao mês é o suficiente.
BLOG DO VAL CABRAL – Seria possível comparar um capacete usado por longo período sem qualquer tipo de higiene a lugares ou objetos sujos ou algum outro foco conhecido de bactérias, para que possamos ter uma noção da gravidade do assunto?
DB - Sim, por mais absurdo que possa parecer, um capacete cujo motociclista utiliza diariamente por um longo período, sem se preocupar com a limpeza de sua forração, pode conter o mesmo número de bactérias que um assento de vaso sanitário.
NÃO SE ESQUEÇA: - Faça a limpeza do forro de seu capacete com maior frequência, - A cola deixada por adesivos no casco do capacete também se torna foco de bactérias, - Capacete com o interior sujo não só pode deixá-lo doente como pode tornar a cura muito mais demorada, - Veja bem onde você apóia seu capacete, afinal o tampo de uma mesa de restaurantes ou um banco de praça pode ter inúmeros tipos de bactérias, - Seja por conta da chuva ou do suor de sua cabeça, a humidade no interior do capacete só ajuda a proliferar bactérias. Por isso, quando não estiver sendo utilizado, deixe-o com a “boca” para cima. - Se você presta serviço de moto-taxi, ofereça a seus clientes toucas descartáveis. Nem que você cobre um pouco a mais devido ao custo da touca, a fama de higiene e bom serviço lhe renderá uma boa freguesia. - Lembre-se, capacete é como uma roupa íntima, precisa ser higienizada. Você já se imaginou utilizando a mesma cueca por meses?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: