Ao tentar analisar a nossa conduta política em Itabuna, percebemos como ainda estamos em um atrasado nível de infantilidade moral, marcado por sentimentos mesquinhos, como o egoísmo, a inveja e o despeito. Apesar de registrarmos avanços, muito nos falta para alcançarmos a maturidade moral. Dentre estes comportamentos tolos, gostaria de salientar alguns dos mais comuns e refletir sobre suas causas e conseqüências:
VOTAR EM QUEM ESTÁ NA FRENTE – Conhecida popularmente como “Maria vai com as outras”, a pessoa que vota em quem aparece melhor nas pesquisas, demonstra falta de segurança nas suas próprias decisões. Estes eleitores não querem “perder o voto”, ou seja, rejeitam o sentimento de derrota por não eleger seu candidato. É o mesmo que torcer para o time que está ganhando, para não ferir o orgulho com a marca de “perdedor”.
TORCER CONTRA OS QUE GANHAM – Os membros da turma do “quanto pior melhor” torcem para que os seus adversários cometam falhas e, muitas vezes, até colaboram para que atitudes equivocadas ocorram, de modo a mostrar que foi um erro escolher um determinado candidato. Esta postura contraria a recomendação de se agir de maneira caridosa com os nossos adversários e torcer para que suas condutas possam ser sensatas e capazes de beneficiar toda a coletividade.
HUMILHAR OS ADVERSÁRIOS DERROTADOS – Utilizando músicas debochadas, toques de buzinas, fogos de artifício, muitos candidatos e eleitores bem sucedidos nas campanhas, não perdem a oportunidade de ridicularizar os perdedores. Agem como se estivessem alcançado um prêmio para usufruto próprio e não uma grande responsabilidade, pela qual será cobrada uma prestação de contas.
VOTAR EM BRANCO OU NULO – Já falamos sobre o “voto de protesto”, que não costuma trazer bons resultados. Nesta mesma linha, muitos mostram sua insatisfação através dos votos em branco ou nulos. Às vezes até por desconhecimento da legislação, grande parte dos que adotam esta postura não percebem sua ineficiência, pois estes votos não são levados em consideração na contagem, apenas os votos válidos. Muitas vezes falta informação, antes de uma tomada de decisão.
Nada é mais estúpido que votar em políticos corruptos... e isso é o que mais o povo faz!!!
ResponderExcluirOtávio Guimarães
E o PT hein Val Cabral??!!!..., antes de ser governo, pousava de dono da verdade e da moral, dizia lutar pela justiça social e pela anti-corrupção na coisa publica.
ResponderExcluirVirou governo e se esqueceu de tudo, se tornando um dos maiores nepotistas da historia, levando ao poder inúmeros corruptos e quadrilheiros.
Que pena não é mesmo? Coitados dos eleitores do PT.
Enfim, pessoal isso é Brasil, todos os partidos e políticos brasileiros parecem estar "no mesmo saco" e apanhados de surpresa em situações muito complicadas e excusas.
Será que algum dia sairemos dessa fossa fedida e suja?
Adriano Gonçalves dos Santos