PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

5 de fevereiro de 2012

CUIDAR DO MEIO AMBIENTE É NOSSA RESPONSABILIDADE

Em 2012, um ano que tem guardado em si o mistério de ser definidor da situação do nosso planeta, também será uma excelente oportunidade para refletir sobre a relação que se estabeleceu entre o homem e o meio natural. Essa relação mesmo tendo permitido que o homem tenha se desenvolvido, criado soluções para diversos problemas de saúde e de comunicação, acumulado riquezas – também tem mostrado ser destrutivo. Homem e natureza continuam em desequilíbrio. Esse intenso debate divide opiniões de especialistas sobre a necessidade ou não de continuar esse percurso civilizatório. Sabemos, por meio de buscas científicas e reflexões filosóficas, que o homem do passado vivia num estado de contemplação e reverência com a natureza cujo entendimento da mesma era de uma mãe bondosa e provedora. Porém, como boa parte das mães tinha seu lado punitivo, nesse caso se apresentava por meio dos fenômenos da natureza, que muitas das vezes eram destrutivas às moradias e plantações. O homem acalentou o sonho de dominar esses fenômenos, ou seja, o lado punitivo da mãe e, de certa forma, venceu muitos dos obstáculos, a dominar construções mais fortes, plantas transgênicas capazes de se adaptar às intempéries. Mas isso, contudo, não foi alcançado sem que se alterassem outros fenômenos naturais. Algumas sociedades tradicionais acreditam que ao explorar em demasiado a Terra se atingiu o útero da mãe terra e se comprometeu o ciclo natural das coisas. Mesmo que essa seja apenas uma forma mágica de explicar o problema, em nada muda a triste realidade de que a terra – casa maior da humanidade – encontra-se em perigo. Por isso a importância de refletirmos aonde queremos chegar. Nessa reflexão, no entanto, não pode ficar de fora outra triste realidade: ainda há muita pobreza, miséria, fome, violência, guerras que precisam ser contornadas. Os países que se julgam juízes do mundo esquecem essa verdade. O crescimento desordenado gera má qualidade de vida. Somente para citar um ângulo da questão: as cidades estão enfartadas; Itabuna possui um rio que a corta ao meio que está sendo transformado em esgoto á céu aberto e provoca um odor horrível nas narinas dos itabunenses e a cidade tem um carro particular para cerca de seis habitantes. Se a emissão de gás carbônico continuar numa escala crescente estaremos comprometendo – em futuro não tão longínquo – o conforto de netos e bisnetos da atual geração.

6 comentários:

  1. Quando Deus criou Adão e Eva, Ele os colocou em um jardim, com a responsabilidade de cuidar dele. Pode ser que
    nem todos nós tenhamos jardins, mas como descendentes de Adão e Eva, todos nós temos uma responsabilidade
    pelo ‘grande jardim’ ao nosso redor – o meio ambiente. Infelizmente, por causa do nosso pecado, não somos muito
    eficazes em cuidar dele. Somente quando Deus refizer completamente o universo, nós e nosso meio ambiente
    estarão em perfeita harmonia. Entretanto, a Bíblia nos dá algumas diretrizes sobre como viver aqui nos dias de hoje

    ResponderExcluir
  2. É esta uma lei à qual devemos obedecer nos dias de hoje (a maioria de nós não é judeu), ou isto simplesmente nos
    dá uma boa orientação para seguirmos? Por que Deus disse a eles que não cultivassem a terra durante um ano em
    cada sete? Eu sugeriria as seguintes razões…
    Primeiro, isto era para a honra de Deus, para relembrar o povo de que era Deus que lhes proporcionava a terra e as
    colheitas. Não era apenas o resultado dos esforços do povo.

    ResponderExcluir
  3. eu queria saber se adianta eu fazer a minha parte cuidando do meio ambiente por exemplo: não jogando lixo no chão, não jogando óleo de cozinha na pia, economizando água, etc.
    A pergunta é: Vale a pena eu fazer a minha parte cuidando do meio ambiente, mesmo sabendo que 1 minuto depois várias pessoas vão fazer o contrário?

    ResponderExcluir
  4. Mesmo que seja pouco, eu ainda acho que vale a pena. Você está dando um exemplo, e pelo menos as pessoas perto de você podem ver.

    É desanimante que a gente faça a nossa parte, e as indústrias poluam mais do que 1.000 pessoas em um só dia - mas seria pior se ninguém fizesse nada.

    ResponderExcluir
  5. Faça a sua parte. Se seu vizinho ou amigo deixa de fazer a dele o problema é dele, vai nos afetar? Vai, mas por menor que possa parecer a sua ajuda vai beneficiar a todos. Se há idiotas que acham que o meio ambiente e o mundo em que vivem não é problema deles, só podemos hoje lamentar. Mas você pode se orgulhar de não ser um deles!

    ResponderExcluir
  6. Mesmo que as outras pessoas não cuidem da Terra, faça sua parte, ajude e não aumente! O mundo não acabará o ser humano é que está acabando com o mundo! Pode haver uma pequena mudança no mundo por você fazer sua parte!

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: