Prefeitura Itabuna

Trief

Trief

8 de dezembro de 2011

PROJETO PREVÊ FIM DA EXIGÊNCIA DE AUTENTICAÇÃO DE CÓPIAS EM REPARTIÇÕES PÚBLICAS

A autenticação de documentos em cartórios demanda tempo, para enfrentar as longas filas, e dinheiro para arcar com essas despesas. Preocupado com essa situação, o deputado estadual Carlos Geilson (PTN), em sessão na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta quarta-feira, 7, voltou a cobrar celeridade na votação do projeto de lei que visa acabar com a exigência de autenticação de cópias de documentos em todas as repartições públicas estaduais da Bahia. A projeto é baseado no artigo 225 do Código Civil Brasileiro, que determina que a autenticidade da cópia seja atestada comparando-a com o original. O intuito é evitar que as pessoas passem horas em filas de cartórios. Por questões legais, será mantida a exigência em casos que envolvam a segurança nacional, na identificação civil (carteira de identidade) e criminal e licenciamento de veículos. A Bahia falta regulamentar o que já está no Código Civil Brasileiro. Essa exigência gera um gasto supérfluo para o contribuinte baiano. O servidor, que possui fé pública, pode perfeitamente atestar a autenticidade da cópia sem que haja obrigatoriamente a necessidade de autenticação em cartório”, afirma o deputado. De acordo com Carlos Geilson, o projeto vai evitar perda de tempo até para quem não for autenticar documentos para repartições públicas, porque as filas serão menores. “Espero que o projeto seja aprovado ainda este ano”, conclui.

3 comentários:

  1. SE EU NÃO ESTIVER EQUIVOCADO, PARECE QUE JÁ EXISTE UMA LEI QUE TORNA DESNECESSÁRIO A AUTENTICAÇÃO DE DOCUMENTOS (ORIGINAIS, OU NÃO) E ISTO TORNARIA ESTE PROJETO DO DEPUTADO CARLOS GEILSON INÓCUO. PORÉM, MAIS IMPORTANTE É QUE HAJA MAIS AGILIZAÇÃO NO CONTEXTO DESTE QUESTÃO, PARA QUE A VIDA DO CIDADÃO SEJA MENOS BUROCRATIZADA E DIFICULTADA. EDMILSON MARQUES

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo Bastos12 dezembro, 2011

    Estou gostando muito de ver o bom desempenho deste deputado. É muito bom saber que o povo tem quem o defenda numa casa onde o marasmo e o comodismo são marcas incontestes.

    ResponderExcluir
  3. Flávio Carvalho de Souza12 dezembro, 2011

    ESPERO QUE ESTA LEI NÃO SEJA APENAS MAIS UMA LEI QUE NÃO VINGA NESTE ESTADO DESGOVERNADO.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: