A aprovação em 2009 da Emenda 58 garantiu a criação de 24 faixas populacionais que definem o número de vereadores por cidade. Segundo um estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgado no início de outubro deste
ano, 2.153 municípios estão qualificados a rever a quantidade de representantes na Câmara Municipal. Entre os 1.857 participantes do levantamento, metade já abriu mais vagas e mais de 61% da outra parcela pretende fazer o mesmo. As novas faixas criadas variam entre o máximo de nove vereadores nas cidades com até 15 mil habitantes a 55 nos municípios com mais de 8 milhões de pessoas. Sendo assim, o número máximo possível de vagas para as eleições de 2012 é 59.764 – 7.710 a mais que em 2008 – e os estados com maior adesão são São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, e Rio Grande do Sul. A escolha pelo aumento da bancada é uma opção da Câmara Municipal, mas capitais como Salvador e Porto Alegre mantiveram o mesmo número de integrantes. Enquanto a cidade de Itabuna realiza três sessões ordinárias por semana, há cidades no interior do estado, que tem apenas uma. Há registros de cidades em que as mesmas ocorrem a cada 15 dias. Com esse nível de adesão ao debate de projetos, a justificativa de que o aumento de vereadores traria maior representatividade tem pouco sentido. Por outro lado, a medida eleva substancialmente os custos de administração e já enfrenta resistência em diversas regiões do País. Caso de Novo Hamburgo, interior do Rio Grande do Sul, que inicialmente aprovou a proposta, mas desistiu após a pressão popular.
ano, 2.153 municípios estão qualificados a rever a quantidade de representantes na Câmara Municipal. Entre os 1.857 participantes do levantamento, metade já abriu mais vagas e mais de 61% da outra parcela pretende fazer o mesmo. As novas faixas criadas variam entre o máximo de nove vereadores nas cidades com até 15 mil habitantes a 55 nos municípios com mais de 8 milhões de pessoas. Sendo assim, o número máximo possível de vagas para as eleições de 2012 é 59.764 – 7.710 a mais que em 2008 – e os estados com maior adesão são São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, e Rio Grande do Sul. A escolha pelo aumento da bancada é uma opção da Câmara Municipal, mas capitais como Salvador e Porto Alegre mantiveram o mesmo número de integrantes. Enquanto a cidade de Itabuna realiza três sessões ordinárias por semana, há cidades no interior do estado, que tem apenas uma. Há registros de cidades em que as mesmas ocorrem a cada 15 dias. Com esse nível de adesão ao debate de projetos, a justificativa de que o aumento de vereadores traria maior representatividade tem pouco sentido. Por outro lado, a medida eleva substancialmente os custos de administração e já enfrenta resistência em diversas regiões do País. Caso de Novo Hamburgo, interior do Rio Grande do Sul, que inicialmente aprovou a proposta, mas desistiu após a pressão popular.
Caro Cabral,
ResponderExcluir– ISSO JÁ É FORMAÇÃO DE QUADRILHA
Além do custo para sociedade, a qualidade dos vereadores é algo que assusta, às vezes até ofende o modelo republica, não precisamos de tantos. Vejamos o caso de Itabuna.
Durante todo o ano de 2011, não houve sequer um projeto ou serviço que tenha trazido efetivo avanço ou benefício para a sociedade (APONTE UM?). APENAS TRANSTORNOS – Ao final do ano poderíamos até mudar o dicionário, pois, É COMO SE “VEREADOR” FOSSE SINÔNIMO DE “CORRUPTO”, DE “LADRÃO”, MESMO QUE A MINORIA NÃO SEJA.
O Legislador de Itabuna deveria estar preocupado com o bem estar da sociedade, não com o APARELHAMENTO DO MANDATO PARA FAVORECER O SEU PATRIMÔNIO PESSOAL.
OUTRA COISA - Não vejo a necessidade de uma nova SEDE para a câmara, ao contrário, precisamos de mais espaços DO BEM, ESCOLAS, POSTOS DE SAÚDE, CRECHES PARA NOSSAS CRIANÇAS, ABRIGOS PÚBLICOS. Os vereadores, pela função social que prestam, podem se reunir em qualquer lugar, e há na cidade muitos espaços que com pequenas e modestas reformas podem servir muito bem, embora acredite que devam ficar onde estão, pois podemos fazer novos espaços de cultura para nossa população, isso é melhor do que sede nova para câmara, NA VERDADE O QUE OS VERADORES QUEREM E TEREM O QUE SUPERFATURAR DURANTE AS OBRAS, depois “não é o hábito que faz o monge”.
Por mim, pegava duas selas conjugadas lá no presídio da cidade, colocava uma mesa com cadeiras, essa seria a melhor sede, funcional, perto da parte do povo que mais se assemelham, próximo da cidade e, lá já respirariam o ar da marginalidade. Bem essa e a minha opinião. – COLOQUE EM VOLATAÇÃO NO SEU SITE PARA VER COMO OS ELEITORES REAGEM.
Uma sugestão, para você Val, reflita melhor se há realmente necessidade de uma nova sede “casa” para o legislativo de Itabuna.
- Se isso é justo para com a população?
- Se é realmente importante que o atual imóvel ocupado seja cedido, ele não é público também?
- Como colocado antes, será que a sociedade não precisa realmente de outras coisas?
- Será que a empreitada de uma nova sede não seria apenas por vaidade dos doutos vereadores ou para terem o que superfaturar durante a obra? É lícito autorizar essa gestão a construir qualquer coisa? Isso não seria um cheque em branco para a corrupção?
- Será que as pessoas, das mais esclarecidas as mais humildes, estão se importando que a câmara tenha ou não nova sede? E por fim,
- Para ser um bom legislador não é necessário dispor de instalações novas, quando a sociedade tem outras prioridades.
Repense seu discurso, quero votar em você e vejo que perderá voto fazendo esse discurso de defesa da nova sede ou casa como queira chamar, (POIS EU CHAMO DE AUTORIZAÇÃO PARA ROUBO POR SUPERFATURAMENTO).
Obrigado
baiano1000@ig.com.br
MAIS BANDIDOS PARA METEREM SUAS MÃOS SUJAS NO ERÁRIO.
ResponderExcluirKLEBER BARRETO