PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

22 de dezembro de 2011

DEPUTADO DEFENDE COMPRAS DO ESTADO COM CRITÉRIOS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Preocupado com o meio ambiente e com a saúde da população, o deputado Eures Ribeiro Pereira (PV) defende a adoção, através de lei, de um programa de "licitação verde" no estado da Bahia. O objetivo é considerar as questões ambientais e sociais nos processos de compra de materiais e equipamentos realizados pelo governo e órgãos públicos como forma de incentivar o desenvolvimento sustentável. "No momento em que a humanidade experimenta uma crise ambiental sem precedentes, com a destruição progressiva da biodiversidade, o crescimento geométrico do volume de resíduos, o aquecimento global e a escassez de água doce e limpa, as compras governamentais devem influenciar positivamente a ampliação de um mercado de produtos sustentáveis, promover menor impacto ambiental e, especialmente, dar o exemplo", justifica o parlamentar. Se aprovada, a lei da "licitação verde" irá obrigar órgãos da administração direta, fundos especiais, autarquias, fundações e empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pelo governo a observar e respeitar o tripé "ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável". Também será necessário analisar todo o ciclo produtivo dos bens adquiridos pelo estado para garantir o incentivo a uma produção menos danosa ao meio ambiente. "Medidas como as que se propõe, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável e orientar o padrão de consumo pelo poder de compra do Estado, podem se tornar instrumentos importantes para a preservação ambiental" acredita o parlamentar. O projeto também prevê o esforço para minimizar o consumo dentro de órgãos públicos, determinando comprar apenas o necessário, evitar produtos supérfluos e incentivar o consumo consciente. Justificando o projeto proposto, Eures Ribeiro dá o exemplo da troca dos copos descartáveis por opções duráveis pela USP de Ribeirão Preto-SP, que após a adoção das canecas duráveis teve uma economia anual de cerca de R$ 90.000, deixando de consumir em torno de um milhão de copos descartáveis.

2 comentários:

  1. É bom sim termos deputados que defendam políticas públicas de defesa do meio ambiente e nisso o Eures Ribeiro tem se notabilizado como um dos nossos melhores parlamentares baianos.
    José Carlos Teixeira de Souza

    ResponderExcluir
  2. Quero expressar minha total admiração pelas matérias, principalmente no que diz respeito a política, com históricos completos, esclarecedores e envolventes. Realmente vocês são o melhores da internet. Meus parabéns. Elizabeth Sabóia da Silva

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: