Para ter um coração saudável é preciso comer bem, beber pouco, controlar o estresse, não fumar, fazer exercícios moderados e, para quem pode, praticar muito sexo, de preferência com um parceiro estável, de acordo com o médico espanhol Josep María Caralps. Essa é a fórmula "não infalível" do doutor Caralps para manter "em bom estado" a máquina perfeita que é o coração, que bate cerca de 100 mil vezes por dia e movimenta 10 mil litros de sangue. Um órgão também emocional, "muito ligado aos sentimentos mais íntimos", e que foi chamado por Aristóteles de "santuário da alma". Os olhos e as mãos deste médico espanhol que tem quatro décadas dedicadas à cirurgia cardíaca viram e tocaram milhares de corações. Corações doentes e muito doentes, velhos e jovens, grandes e pequenos e de pessoas de todo tipo de raças, o que o permite falar com autoridade de "nosso músculo mais prezado", vital e carismático. Josep María Caralps teve a honra de fazer o primeiro transplante de coração bem sucedido na Espanha, no dia 8 de abril de 1984, uma data que nunca esquecerá. Tanta sabedoria acumulada sobre o coração o levaram a escrever "Super Corazón" ("Super Coração", na tradução livre), no qual descreve suas experiências e conhecimento. O livro, que chega neste domingo às livrarias na Espanha, coincidindo com a celebração do Dia Mundial do Coração, é um guia "singelo e ameno" para ajudar a conhecer como trabalha e porque o coração adoece, além de ensinar a mantê-lo em forma. Na conversa com o profissional da medicina, a reportagem ouvi repetidamente a palavra moderação: "Podemos fazer de tudo, mas com moderação, precisamos aprender que a degustação de um cigarro após uma boa refeição, uma taça de vinho no jantar ou no almoço, não pode se transformar em dependência." "Temos ao nosso alcance coisas que fazem nossa vida melhor. Mas precisamos ser capazes de discernir sobre o que é bom e o que é ruim. A saúde não está separada do prazer. Ao contrário, se não há prazer não há saúde", considerou. Caralps fala em educar desde a infância como forma de prevenção e criar bons hábitos. "Ensinar às crianças que fumar é prejudicial, que o álcool pode ser agradável, reconfortante e, em algumas ocasiões, até necessário, mas sempre, sempre com moderação, com muita moderação", detalhou o médico. "Não nos preocupamos com isso, porque achamos que podemos controlar nossos vícios. Mas, na realidade, não podemos. Ser moderado em tudo é quase impossível. Daí a necessidade de aprendermos desde pequenos", afirmou, acrescentando que as escolas também devem ensinar a "controlar mentalmente as emoções, a sermos mais humanos, termos mais cuidado com nós mesmos e com os outros".
Sexo faz bem pro coração, pra pele, pro estomago, pro rim, e até pra alma.
ResponderExcluirAntonio Andrade
Sexo faz bem para o coracao. mesmo que algumas pessoas que já tiveram infartos tenham medo de praticar... mas é uma das melhores formas de relaxar... e deixar o coracãozinho batendo em dia.
ResponderExcluirSargentelli (aquele das mulatas) dizia que sexo faz bem pro coração. Bem... ele morreu de infarto.
ResponderExcluirDaniel Barbosa
Prezado amigo Val Cabral
ResponderExcluirSegundo os cardiologistas, fazer sexo é um excelente meio de manter o coracao saudável. Mesmo para os pacientes cardiacos , o sexo é recomendado, pois é o unico exercicio que ativa todos os musculos do corpo, ajuda a manter a forma, o folego, e libera hormonios anti estresse.
Afirmam os cientistas que uma hora de pratica sexual gasta cerca de 300 calorias, sendo portanto considerado como um exercicio do tipo moderado e saudável.'
Pessoas que fazem sexo frequentemente sentem um rejuvenescimento e possuem um sono muito mais tranquilo apos uma noite de sexo.
Nas mulheres ocorre um aumento nos niveis de estrogeno e progesterona, o que favorece a elasticidade da pele e tecidos conjuntivos.
Portanto, sigam as orientacoes medicas desse médico espanhol para manterem seus corações saudáveis e felizes.
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br
Muito sexo faz bem sim, desde que feito com segurança (preservativo), faz bem sim, emagrece, acalma, relaxa, e faz muito bem para o sistema nervoso. Rodrigo Sales Jr.
ResponderExcluirVerdade verdadeira! sexo faz bem tanto ao corpo, a mente e ao espírito!
ResponderExcluirO sexo relaxa as tensões, alivia o stress, dá animo, alegra e ainda queima calorias.
Presta atenção: sexo é algo maravilhoso q foi deixado por Deus para o nosso deleite e para a procriação, por ai se ve o quanto Ele queria o nosso bem e a nossa felicidade, porem com o pecado entrando no homem, sexo fora do casamento passa a ser prostituição e é considerado segundo a Bíblia pecado de morte ou seja aqueles q o praticarem não herdarão o reino dos céus, então como a vida aqui é curta é melhor obedecer e herdar a eternidade e não a morte eterna. Nesse caso devo lhe informar q sexo faz muito bem a saúde, como falar do; stres, coraçao, nervos e por ai vai...
ResponderExcluirDjalma Ribeiro
FAZER BEM FAZ,MAS DEPOIS DE UMA CERTA IDADE A GENTE PERDE O TESÃO....
ResponderExcluirCientificamente comprovado! Aproveite enquanto levanta... depois não tem mais jeito!
ResponderExcluirSissi
Val Cabral, tenho ouvido de pessoas (algumas delas sexólogas) o sexo faz muito bem para a pessoa, rejuvenesce o espírito, faz bem à pele, é uma forma de fazer exercício físico (por isso gasta as calorias dispensáveis) etc e se for entre pessoas que se amam ainda faz melhor!
ResponderExcluirMaria Célia Lima
Se você tem um parceiro saudável, faz é muito bem para a saúde. E nisso, incluo todas as formas e variantes de sexo... Oral, digital, vaginal, anal, etc...
ResponderExcluirSexo além de ser uma Dádiva do Criador faz muito bem para o psicológico do ser humano também. Mulheres amargas e azedas, normalmente o são assim por falta de sexo.
Rubem Souza
Se voce for fazer com uma pessoa diferente por dia é bem provavel q vc pegue alguma doença se não se cuidar, caso contrario é so curtir e fazer muuuuuuuuuuuuuiiiiiito sexo que é muito gostoso e so faz bem desde que se cuidando. usando camisinha ja faz 5 meses que faço diariamente e não me aconteceu nada... Jurandir Rebouças
ResponderExcluirSexo é vida, é saúde, é amor, felicidade desde k seguro e saudável... Não existe frequência...
ResponderExcluirApenas seja feliz e faça muito sexo.
Taty
Só um exemplo: 20 ejaculações mensais são capazes de praticamente anular a possibilidade de o cara vir a ter câncer de próstata.
ResponderExcluirRosângela Marques da Silva