Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

18 de setembro de 2011

JESUS SE DEIXOU MORRER PARA QUE VIVÊSSEMOS

Não somos muitos entre os muitos do mundo atual. Não somos ricos; em nossa grande maioria somos gente pobre, simples. Entre nós, não há muitos grandes doutores nas ciências e artes humanas. Hoje em dia, em sua grande maioria, os grandes da ciência e da tecnologia, os bem-pensantes da onda, andam bem longe de nós... Somos poucos, somos um pequeno rebanho que conta cada vez menos aos olhos do mundo. E quanto mais o mundo se afasta de Deus e nega-lhe a existência, tanto menos contamos, tanto menos somos compreendidos... Nos olham como resquício de um passado obscuro, como remanescente de alienados e iludidos por antigas e ridículas superstições, nascidas de tempos em que os homens não eram senhores de sua história e encontravam-se subjugados pelas forças da natureza. Mas, agora, com a humanidade madura, liberada, ilustrada, nós, os cristãos, os filhos da Mãe católica somos descartáveis; quando muito, vistos com complacência. E, no entanto, somos o sinal da loucura de Deus, num mundo tão sábio de humana sabedoria e tão prudente de humana prudência. Somos a prova incontestável da fraqueza de Deus, num mundo opulento, cativado e fascinado pela força. Quem somos nós? Somos os cristãos, aqueles que teimam em levar a sério a loucura da cruz e a colocar a esperança na fraqueza do Cristo. Somos as testemunhas de Jesus, esse estranho messias que não salvou a si mesmo e realiza a salvação da humanidade. Somos a prova mais cabal de que Deus existe e sua lógica subverte a nossa, porque é luz que se revela na escuridão do Calvário, é sabedoria que se manifesta na loucura do amor crucificado, é força revelada na impotência de um Deus que se deixa morrer para não nos matar. Somos aqueles cujo Deus não cabe na lógica humana entregue a si mesma, pois um Deus como o nosso jamais poderia ser imaginado pela razão humana: Deus forte na fraqueza, grande na humilhação, onipotência plena na impotência, vida manifestada na morte. Somos cristãos! Somos os que crêem que Jesus é Deus e Senhor, fonte de todo o ser e sentido último de toda a existência. Cremos que em Jesus nossa vida e nossa morte encontram o seu verdadeiro sentido; sabemos com certeza que não há outra Verdade, outro Amor, outra Vida dada ao mundo e à humanidade fora de Jesus, nosso Senhor. Nossa esperança repousa somente naquele que por nós morreu e ressuscitou. E como faço diariamente ao término do nosso programa de rádio, finalizo este artigo com um pedido de reflexão, sobre o fato de Jesus ser o Caminho, a Verdade e a Vida.

14 comentários:

  1. Tudo morre, a causa nascer tem como efeito morrer!
    Otávio Lopes

    ResponderExcluir
  2. Juliana Bastos19 setembro, 2011

    Ele morreu para que pessoas cretinas como eu e você obtivéssemos salvação. Porque Ele é o Caminho e a Vida, ninguém vai ao Pai se não passar por Ele.

    ResponderExcluir
  3. A Terra eh uma escola para aprendermos a lidar com nossas imperfeições e atraves das reencanações evoluirmos para os mundos felizes.
    Cabe a cada um de nos mudarmos para melhor e tornar nossa existencia produtiva.
    Guilherme Nogueira da Silva

    ResponderExcluir
  4. Prezado amigo Val Cabral

    A Providência de Deus guia as causas segundas, isto é, as leis naturais. Se Ele permite que uma criança morra cedo ou bem pequena, isso não significa de modo algum que Deus vai destiná-las ao inferno. Se a criança foi batizada, ela vai diretamente ao céu, porque não tem culpa alguma. Se ela não foi batizada e está com o pecado original, ela não pode ser mandada ao inferno, porque - como lhe expliquei acima - ela não tem culpa pessoal pelo pecado de Adão. Ela, porém, não pode entrar no céu, pois não foi redimida pelo sangue de Cristo, cujos méritos ela receberia no batismo. (Por isso, convém batizar os fetos abortados). Isso tudo não quer dizer que essa criança vai estar perdida. Segundo alguns teólogos, Deus dará às crianças que morrem sem batismo uma opotunidade de escolha entre o bem e o mal, e conforme elas escolherem, irão para o céu ou para o inferno. Mas isto é apenas uma opinião de alguns teólogos. Segundo outros, Deus daria a essas crianças que morrem sem batismo uma felicidade natural completa, ainda que não o céu. Pessoalmente, acho a primeira opinião mais interessante, mas eu não sou teólogo, e minha opinião não tem importância. De tudo isso, a regra fundamental é que Deus sempre faz acontecer o que é melhor para cada um.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. DEUS, SEMPRE DEUS E SOMENTE DEUS...!
    NUNES

    ResponderExcluir
  6. Nem todo mundo quer saber o que é PECADO ORIGINAL e quais as consequências que essa falta gera em nossas vidas... mas depois imploram pelo perdão de Deus.
    Talvez aí a morte já tenha ocorrido e de maneira irreparável!
    Haroldo Gomes

    ResponderExcluir
  7. Caro Val Cabral, se todos nós vivessemos para sempre, vc nao acha q a terra iria ficar uma lotada?
    Everaldo Brandão

    ResponderExcluir
  8. Como os lideres religiosos não podem explicar isso colocam a culpa de tudo em Deus!
    Rildo

    ResponderExcluir
  9. Val, se o cerebro da eva fosse mais desenvolvido, nao pagaríamos os pecados, até Deus ficou com medo de ter uma mulher a seu lado que até hj é solteiro... rsrsrsrs. Joselito Brito

    ResponderExcluir
  10. Val Cabral, tb ja mim perguntei sobre esse assunto,mas e
    se tds os seres humanos da terra ficassem vivos???
    seria tenso,td muito cheio!!!

    ResponderExcluir
  11. Nós não somos condenados a morrer por acausa dos pecados de Adão e eva.
    E sim pelos os nossos ,ou vc vai me dizer que nunca pecou??
    Juscelino Tavares

    ResponderExcluir
  12. Tambem somos salvos pelos atos de justiça de Jesus... Se seu avô pegasse AIDS e passasse para o seu pai e o seu pai antes de morrer passasse para voce... Assim é o pecado, um pecou logo todos pecaram..
    Pedro Ernesto de Souza

    ResponderExcluir
  13. QUEM VIVE EM JESUS, NÃO MORRE NUNCA.
    NIVALDO BARRETO DE SOUZA

    ResponderExcluir
  14. Amigo Val Cabral, o pecado é uma herança herdada pelos nossos pais adamicos, quando eles pecaram é como se eles contraissem uma doença incuravel e todos os seus descendentes herdam esta doença, mas Jesus ofereceu sua vida perfeita para nos resgatar, entao a chave de uma vida eterna esta na fe depositada neste ato, Jesus ensinou: isso significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti o unico Deus verdaediro e dakele que enviaste Jesus Cristo.
    Everaldo Brandão Marques

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: