Prefeitura Itabuna

Trief

Trief

21 de setembro de 2011

CAIXA TIRA DO AR PROPAGANDA QUE MOSTRA MACHADO DE ASSIS BRANCO

A Caixa Econômica Federal informou nesta quarta-feira (21) que suspendeu a veiculação de uma campanha publicítária sobre os 150 anos da instituição. Na peça, o escritor Machado de Assis é interpretado por um ator branco. O site da CEF não disponibiliza a peça publicitária, mas o vídeo pode ser visto no You Tube. A campanha mostra que Machado de Assis tinha uma caderneta de poupança e fez seu testamento pela Caixa. "O banco pede desculpas a toda a população e, em especial, aos movimentos ligados às causas raciais, por não ter caracterizado o escritor, que era afro-brasileiro, com a sua origem racial", disse o presidente da Caixa, Jorge Hereda, em nota divulgada pelo banco. A propaganda foi alvo de reclamações na internet e de uma queixa formal divulgada na segunda-feira (19) pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR). Na nota, a entidade dizia que "Caixa deve corrigir a produção deste vídeo, reconhecendo o equívoco e considerando o diálogo que vem mantendo com a sociedade ao longo da sua trajetória institucional". Leia a íntegra da nota da Caixa, divulgada nesta quarta-feira (21) "A Caixa Econômica Federal informa que suspendeu a veiculação de sua última peça publicitária, a qual teve como personagem o escritor Machado de Assis. O banco pede desculpas a toda a população e, em especial, aos movimentos ligados às causas raciais, por não ter caracterizado o escritor, que era afro-brasileiro, com a sua origem racial. A CAIXA reafirma que, nos seus 150 anos de existência, sempre buscou retratar, em suas peças publicitárias, toda a diversidade racial que caracteriza o nosso país. Esta política pode ser reconhecida em muitas das ações de comunicação, algumas realizadas em parceria e com o apoio dos movimentos sociais e da Secretaria de Política e Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) do Governo Federal. A CAIXA nasceu com a missão de ser o banco de todos, e jamais fez distinção entre pobres, ricos, brancos, negros, índios, homens, mulheres, jovens, idosos ou qualquer outra diferença social ou racial.

5 comentários:

  1. A pergunta é:

    Se preconceito é crime, quem vai ser punido pelo preconceito patente demonstrado pelo ator branco da propaganda que representava um personagem mulato? Teve seu trabalho tirado do ar, provavelmente até perdeu o cachê,

    E aí, quando esses negros folgados vão começar a ser punidos por esse policiamento racista infernal?

    Meus melhores amigos são negros, a melhor amiguinha da minha filha é negra, meu avô era negro, nunca tive problema de relacionamento com negros, mas o que esses movimentos idiotas vão conseguir é acabar com as relações já existentes e inibir o inicio de outras.

    Esse negócio de movimento negro cujo único é destilar a própria intolerância e preconceito é coisa de negro desocupado e doente.

    ResponderExcluir
  2. Verdade nua e crua: os publicitários são um monte de ignorantes e acham que Machado de Assis é Rui Barbosa.Esse ator está quase igual ao Rui Barbosa.São tão bestas que nem sabem qual a diferença entre um e outro.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Voltei do meu jantar e continuo tendo crise de risos com a quantidade de lixo que sai da boca desse Walter!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Walter meu querido, não te equivoques em sua informação! Ao contrário de você (O qual possui sua cidadania 'austríaca' há cinco anos) eu não sou tatatatatatatatatatatatatatatatatatatatatatatatatatatataRANETA de europeus, eu já nasci com minha cidadania colada na testa por ser filha de português com espanhola e nem por isso me sinto ou sou melhor que nenhuma pessoa, seja ela branca, negra, amarela, azul ou púrpura!!!
    Enquanto ao meu genotipo, não te equivoques outra vez. Gostaria de ser morena ou negra(Me lembro bem a época em que morei no Brasil e via as pessoas a se banhar e tomar sol nas praias por tempo indeterminado enquanto eu me quedava abajo do pára-sol) pra que pudesse me expor ao sol sem problemas mas infelismente o criador me fez branca, pelos claro e olhos verdes.
    Otra cosa, o que a Adolfinette Hitler(Tua amiga austríaca NATA) gostava de verdade era de uma polla afrodescendente e é possível que a maioria dos seus seguidores também gostam!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    A Adolfinette defendia a supremacia alemã sendo ELA austríaca!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Análise detenidamente (Se não for enfraquecer os seus neurônios) a respeito de La noche del cuchillos largos. Lá está todo o motivo desse episórdio!
    Digo e repito, tu que tens a 'nacionalidade austríaca' e odeia o Brasil ainda estás aí? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Tu falaste que entras e sai livremente pela europa 'sem problemas' e por que não ficas já que tens família? A resposta é uma só, tanto você quanto sua família são economicamente falidos!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    O que adianta ter essa tal nacionalidade européia? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Racistas de Saõ Paulo estão de plantão hoje por aqui distilando veneno contra os chamados de cor.

    ResponderExcluir
  5. Mas a culpa talvez não seja da propaganda, mas sim do desconhecimento, porque eu mesma pensava que Mahado de Assis era branco, porque todos os livros de literatura que tenho dele, ele esta branco na contracapa.

    Eu acho que nesse caso a culpa é de quem imprimiu o livro com ele branco, o comercial só fez o que viu nos livros.

    Tanto que se pegar o livro dele e sai perguntando nas ruas mostrando a imagem dele no livro, todo mundo vai dizer que ele é branco.

    Eu tenho 4 livros dele e em todos ele é branco.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: