Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

22 de agosto de 2011

ITABUNA: MORRE O JORNALISTA OTTONI SILVA

Faleceu aos 95 anos, no início da tarde desta segunda-feira, dia 22, no Hospital Calixto Midlej, em Itabuna, o cacauicultor e jornalista Ottoni Silva, um dos pioneiros do Jornalismo do sul da Bahia. O sepultamento do seu corpo está prevista para a manhã desta terça-feira, dia 23. Uma das figuras mais importantes da Imprensa sul-baiana, Ottoni Silva nasceu em Ilhéus, em 20 de dezembro de 1915. Não teve graduação e estudou até o curso elementar incompleto. Jornalista desde os 15 anos de idade, Ottoni participou ativamente da vida sócio-econômica de Itabuna desde a década de 30. Ao longo dos seus 95 anos, Ottoni Silva foi operário eletricista-instalador e gráfico. Foi também repórter do semanário itabunense O Intransigente, do coronel Henrique Alves, no qual chegou a ser redator-chefe e o transformou em diário. No final da década de 1950 participou da fundação da Rádio Clube de Itabuna, emissora que adquiriu e doou à Igreja Católica. Com Zildo Guimarães e José Oduque Teixeira, fundou o “Diário de Itabuna”, hoje extinto, o mais importante jornal da cidade durante quatro décadas. Assinou a coluna “Meu Cantinho”. Pelas mãos de Ottoni Silva passou a fundação do Ginásio Noturno Firmino Alves. Com ajuda da comunidade, ele promoveu o soerguimento do Itabuna Social Clube. Ottoni foi também secretário-executivo da Santa Casa de Itabuna e colaborou nos principais jornais do sul da Bahia. (www.bene.blog.br).

3 comentários:

  1. Minhas condolências à família enlutada. Morreu um homem digno e merecedor dos nossos apalusos, por sua história exemplar.
    Nivaldo Brandão

    ResponderExcluir
  2. Vá com Deus ilustre Otoni.
    Pedro Sabóia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Val Cabral! Enquanto houver um único homem a não temer falar verdades, há esperança... vc é esse homem! Maria Regina D. dos Santos

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: