Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

16 de agosto de 2011

O PAI COMO A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS

Na história da humanidade, ao homem coube ser o caçador primitivo, o adorador dos deuses, o patriarca, o macho de todos os tempos. Hoje esse homem enfrentou muitas transformações. Os tempos são outros e trouxeram a exigência de que é preciso rever o papel do homem na sociedade pós-moderna, principalmente no que tange a sua função e representação no seio familiar. Para tanto, precisamos revisitar os acontecimentos históricos. Nas eras mais primitivas, por necessidade de sobrevivência, ele tornou-se caçador. E teve que dominar a natureza. Por isso, inventar e recriar seus espaços. Sob a sua determinação, o homem-pai tornou-se o guerreiro dominador que codificou, convencionou e, sob o manto desse mandonismo, tornou-se o pai-herói, o imperador tirano, o Papa, o ditador, escravizando tudo e todos, até tornar-se o lobo do próprio homem. Ao longo dos séculos e milênios, construiu-se uma história de sangue, corrupção e poder. A falta da figura do pai desestrutura os filhos/filhas, tira-lhes o rumo da vida e debilita-lhes a vontade de assumir um projeto consistente de vida. Precisamos trazer de volta o pai. Era chegada a hora do surgimento de um novo homem-pai. A construção de exigência desse novo homem se deu com a ascensão da democracia e do feminismo, esboçada pelos movimentos de liberdade e de igualdade: um homem capaz de conciliar sua natureza com seu papel social. Ou seja: não apenas o homem reprodutor, procriador, mero participante da descendência, ou o simples responsável pelo pendão que sustenta o nome da família. Não. Mas um homem que se encontre consciente de seu tempo com o exercício da paternidade na participação do ambiente sócio-afetivo familiar, pautado na afetividade, na delicadeza, na solidariedade. Um homem que tenha a consciência de coadjuvante do lastro familiar, com seu exemplo reto e responsável para que possa cumprir sua missão, ao lado como companheiro, como parceiro de uma relação horizontal e inclusiva com todos os integrantes da família e da sociedade. Esse é o pai que almejamos, resgatando a memória e a figura presente daqueles que, como os nossos pais, souberam conduzir sabiamente a dele e a nossa vida. É esse o homem-pai que esperamos para a criação dos nossos filhos e condução da vida democrática na construção de um mundo melhor.

9 comentários:

  1. Quando eu tinha 7anos você meu pai era meu herói, sabia tudo...
    Quando eu tinha 12 anos você era legal, sabia algumas coisas.
    Quando eu tinha 17 anos você precisava se reciclar, evoluir um pouco.
    Quando eu tinha 22 anos você não tinha nada a ver comigo, não me entendia.
    Quando eu tinha 26 anos você não esta va com nada, esta completamente por fora.
    aos 35 anos verifiquei que você tinha razão em algumas coisas.
    aos 45 anos notei que você conhecia bem a vida.
    aos 55 anos percebi que durante sua vida você me havia ensinado muitas coisas.
    aos 70 anos descobrir que você meu pai, era um sábio, que pena ter descoberto isto tão tarde! eu poderia ter vivdo bem melhor se o tivesse entendido e compreendido bem antes! talvez eu consiga isto para os meus filhos e netos...

    ResponderExcluir
  2. Meu pai herói...

    Meu pai morreu. Um fato corriqueiro. Uma quantidade imensa de pais morrem Mundo a fora. Mas desta vez foi diferente, foi meu pai. Inevitável lembrar das primeiras pedaladas inseguras escoltadas por mãos alertas, a primeira pipa empinada com o vento no rosto e a certeza da habilidade paterna, o barco à vela onde só braços fortes e adultos de papai podiam alcançar no lago, a primeira conversa séria de homem sobre criaturas estranhas chamadas mulheres, as primeiras voltas dirigindo o carro ainda em seu colo, a primeira medalha no Judô com um grito ao fundo de valeu campeão, a bronca, o castigo, o abraço, o cheiro, a piteira do cigarro, o simples olhar onde podia entender seu recado. Sempre presente, disponível, generoso, mesmo no ato de educar. Estranhamente pedia mais presença, participação mas, menino, adolescente, rapaz e homem, parecia não dispor de tempo para meu pai, afinal ele sempre estava lá mesmo, em sua casa. Hoje, tenho todo tempo do Mundo para sentir saudade das conversas, dos conselhos, das gargalhadas e dos momentos em família. Portanto, no dia dos Pais, e em qualquer dia do Ano, aproveite que seu pai está vivo e telefone, abrace, beije, releve mágoas, rancores, dúvidas e se reconcilie. Não perca mais tempo, faça já. Afinal, jamais saberemos quando nosso herói maior não estará mais em sua poltrona preferida, com seu jornal, cigarro e generosa sabedoria.

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que pelo menos no texto, ela descobriu isso nem que tarde demais...

    Eu descobri isso muito cedo.
    E infelizmente perdi meus pais cedo de mais, para dizer tudo isso.
    Gostaria de ter aprendido, mais, observado mais eles, e ter vivido mais com eles... Mas o tempo não volta! E uma coisa é certa. Os valores que recebi enquanto em vida eles puderam me passar, foram de grande valia. E passo os mesmo ao meus filhos.

    ResponderExcluir
  4. Meu pai é um Superman da vida...apesar de tudo que passou ainda ajuda os filhos no que pode, dentro das condições dele.Na atual circustância em que o desemprego se encontra os pais estão ajudando os filhos a criarem e sustentarem seus netos...
    é difícil...e a gente só dá valor qdo somos pais ou mães.,
    E ainda tem o mesmo nome que o seu é Zé.

    ResponderExcluir
  5. Sabe,levei um século para dar valor ao meu pai e hoje eu posso te afirma que ele é um herói e sempre vai ser para sempre meu herói...hoje faz 8 anos que ele faleceu ,mas qdo estava em terra sustentava 3 famílias e trabalhava muito e com isso hoje as pessoas passam a não mais considerá-lo...sabe caro colega pai e mãe são as únicas pessoas que podemos confiar e amá-lo a todo custo ,porque são os únicos que nos amam...hoje eu dou o maior valor a isso e por mais defeitos que minha mãe tenha , eu jamais vou deixá-la sozinha.Porque eu a amo demais e é a razão da minha vida em terra.E ele é herói pq pessoas estranhas continua me respeitando devido as coisas boas que em vida fez e com isso eu estou só colhendo estas coisas boas
    PAI EU SEMPRE VOU TE AMAR , MEU HERÓI, MEU ETERNO AMIGO

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que porque nosso herói deve ser uma pessoa especial que dê a vida por nós nesse caso meu pai, além de tudo parceria que joga uma carta bate papo toma uma gelada comigo tudo de bom, não é rico mas eu não troco p/ mim é o melhor !!!!!

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo Val Cabral, você tem um grande coração. Mantenha-o cheio de felicidade. Você tem uma mente fascinante. Continue firme em seus propósitos. Continue tentando fazer Itabuna era uma cidade mais agradável e humana. Continue agindo com dignidade e continue lembrando que o carinho e a admiração do povo itabunense, seguirá sempre com você aonde quer que você vá.
    Luciene Cavalcante Galvão da Silva

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo Val Cabral, você tem um grande coração. Mantenha-o cheio de felicidade. Você tem uma mente fascinante. Continue firme em seus propósitos. Continue tentando fazer Itabuna era uma cidade mais agradável e humana. Continue agindo com dignidade e continue lembrando que o carinho e a admiração do povo itabunense, seguirá sempre com você aonde quer que você vá.
    Luciene Cavalcante Galvão da Silva

    ResponderExcluir
  9. Val Cabral, o admiro como o mais, sem dúvida, combativo e corajoso (e espirituoso) radialista itabunense que conheço na atualidade. E esse seu blog é o mais interessante de Itabuna. Parabéns meu futuro vereador.
    Washington Reis

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: