Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

12 de junho de 2011

AJAMOS JÁ CONTRA O ABUSO CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

As autoridades em Itabuna devem reascender a discussão sobre um problema complexo e difícil de resolver – apesar de ser necessária a sua extinção. Trata-se da exploração da mão de obra infantil, que continua sendo usada em muitos setores do comércio formal, informal e nos domicílios. O tema deve ser mais cobrado e alertado por todos os órgãos de proteção da infância, assim como a comunidade e representantes do poder público. O grande desafio deve ser conscientizar sobre a importância de se manter a criança na escola e longe do trabalho. Muitas famílias ainda adotam a cultura de que a criança precisa começar a labuta cedo para ser um adulto trabalhador. Esses recebem os auditores fiscais com hostilidade e culpam o governo pela falta de oportunidade da família, sem se dá conta que a exploração de seus filhos poderá perpetuar a sua condição de miséria. A maioria das crianças encontradas em exercício de funções perigosas e insalubres é do sexo masculino, mas isso não significa que haja um número menor de meninas trabalhando. O fato é que a exploração delas acontece nos domicílios, como empregadas domésticas. Nesse ambiente o agente de combate ao abuso e a exploração infanto-juvenil não pode entrar, mas o vizinho pode denunciar. A proteção da criança e do adolescente é responsabilidade de todos.

4 comentários:

  1. A redução ainda é tímida e lenta perto do que o Brasil pode reduzir. E se não houver um trabalho constante, o trabalho infantil pode voltar a crescer.

    ResponderExcluir
  2. "O governo federal está no caminho certo, mas precisa ser mais contundente no combate às formas de trabalho infantil mais resistentes: na agricultura familiar, no trabalho doméstico e no trabalho informal urbano. Na agricultura familiar, por exemplo, toda a família precisa arregaçar as mangas para poder sobreviver de forma digna. No trabalho urbano, as crianças das periferias vendem bala no semáforo, no comércio informal, nas feiras. Então, todo programa que erradique a pobreza e ajude às famílias a dependerem menos da força de trabalho da criança e toda política que aumente a oferta e a qualidade da educação são bem-vindas".

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de acreditar nas políticas governamentais, mas na realidade, muito se fala e se comenta e também se escreve, mas poucas coisas são feitas na prática. Sei que é importante divulgar, o máximo possível,porque só assim é que todos irão colocar a mão na consciêencia e finalmente agir... POIS FALTA ATITUDE, de fato, para não mais virarmos os olhos àquela crinaça parada no farol, tentando ganhar uns trocados.

    ResponderExcluir
  4. Um dia desses a televisão mostrou em um jornal a exploração do trabalho infantil de criançãs vendendo milho e outros produtos na praia,no mesmo dia por voltas de 12 horas um canal de televisão apresentava um programa,cujo o apresentadoro(a) é uma menina de aproximadamente 7 anos ,com um progrma de sorteios ,isso tambem não é exploração infantil?

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: