Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

12 de junho de 2011

NOSSOS APLAUSOS AOS ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

É comum membros da irmandade de Alcoólicos Anônimos (A.A.) afirmarem em seus depoimentos quando os entrevisto em meu programa de rádio, que são alcoólatras, mas que não bebem há dez, vinte ou mais anos. Essas pessoas são a prova viva de que a mensagem da entidade é eficaz e de que para deixar o vício basta querer. Neste último dia dez a irmandade completou 76 anos de fundação em nível mundial, tendo sido originada a partir da reunião de duas pessoas que discorriam sobre os sofrimentos da dependência e perceberam que durante todo o tempo em que conversaram sequer se lembraram da bebida. A mensagem da irmandade funciona, sim, mas para os que desejam realmente parar de beber e assumir postura diferenciada. O primeiro passo para a recuperação é também o mais difícil: assumir que se tornou um bebedor problema e pedir ajuda. O assunto ainda é complexo e envolto em preconceito até das famílias, que ignoram ou escondem seus membros. A própria Organização Mundial de Saúde já declarou que o alcoolismo é uma doença progressiva e de determinação fatal. Até o momento não foi inventada vacina ou outro medicamento que garanta a cura da enfermidade. Nesse caso, o jeito mesmo é o doente assumir o problema e buscar a ajuda eficaz dos veteranos de A.A. E isto pode acontecer no seguinte endereço: avenida Princesa Isbel, 1.401, bairro São Caetano.

7 comentários:

  1. Mais uma vez as pessoas são criticadas por emitirem suas opinões, existem pesquisas que muitas pessoas voltam a beber após o período de abstinencia mesmo frequentando as seções de AA. Então este tratamento não é 100 por cento eficiente a todas as pessoas.

    ResponderExcluir
  2. O AA nunca afirmou ou garantiu ser a cura para o alcoolismo. Não cobra taxas, não cobra mensalidades, não fica pendurado nas tetas do governo, não promete o céu a ninguém e nem obriga ninguém a ficar no grupo ou a parar de beber. Parar de beber depende única e exclusivamente da pessoa.

    ResponderExcluir
  3. O alcolismo é incurável, não é preciso parar de beber para sempre, apenas nas próximas 24 horas...só mais um dia, esse é o lema do AA.

    ResponderExcluir
  4. A entidade Alcoólicos Anônimos é de um respeito pela vida que poucas pessoas podem imaginar. São abnegados, dispostos a dedicarem seu tempo em prol de outrém, acolhedores, amigos e principalmente, preocupados cmo a vida de pessoas quase sempre desconhecidas. É uma entidade que só nos orgulha.
    Parabéns AA !!

    ResponderExcluir
  5. A verdade é que o alcoolismo, é uma doença auto diagnosticável, portanto, quase nenhum resultado positivo, terá um alcóolatra que não entender isto.O Programa de AA é claríssimo ao ressaltar isto.É preciso ter mente aberta, honestidade consigo mesmo e boa vontade, para se recuperar. A doença do alcoolismo não tem cura.Parece com a diabete.Tem que se abster de qualquer quantidade de bebida, quanto os diabéticos se abstém de açúcar.Ademais é sugerido uma mudança de procedimentos e de atitudes.

    ResponderExcluir
  6. Se diante dessa dependência terrivel 9% conseguem viver sem ela, está de bom tamanho. Pode não ser tão eficaz, mas o que faz o SUS por exemplo por estes doentes? Melhor isso que nada. Principalmente para os pobres.

    ResponderExcluir
  7. Qualquer um que seguir as sugestões de AA, não bebe mais.
    Basta por exemplo, "evitar o 1º gole".
    Se o individuo não evitar o 1º gole, não está seguinda as sugestões de AA. Simples não?

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: