Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

27 de março de 2011

É DE CORTAR O CORAÇÃO A SITUAÇÃO QUE CRIANÇAS VIVEM NESSE PAÍS

Todo dia é dia de falar sobre as crianças. Nossos pequeninos são os responsáveis pelo futuro do planeta. Pena que esses jovens soldadinhos ainda continuem sendo mal cuidados pela sociedade. Hoje, domingo, fui a um restaurante no centro da cidade com minha esposa e alguns amigos. Mal estacionamos o carro e logo veio um pequeno menino todo sujo, com roupas rasgadas pedindo para que ele pudesse olhar o nosso carro em troca de algumas moedas. Minha esposa lhe deu o dinheiro e falou que era para ele comprar um sorvete e não precisava olhar do carro. Enquanto milionários esbanjam dinheiro comprando carros de luxo, roupas de grifes e desfilam suas jóias nas colunas sociais dos jornais; há pessoas na sociedade que vivem em condições miseráveis a ponto de ter que pedir esmolas nas ruas. A condição das crianças exposta a todos os tipos de perigo existente nas ruas é preocupante. Aqui em Itabuna vejo crianças pedindo dinheiro na porta dos bancos, dos restaurantes e até do cemitério. Não que eu ou minha esposa tenhamos medo de ser vítimas de roubo, ou de assalto. Temos medo e vergonha de andar bem vestidos enquanto uma criança faz plantão em frente a um restaurante em troca de moedas para chupar um picolé que custa trinta centavos. Fico envergonhado de fazer parte de uma sociedade cega, formada por pessoas que só enxergam o que é conveniente e lhe traga algum benefício. Mas, ao mesmo tempo em que sinto vergonha, sou tomado pela vontade de lutar contra a exploração de crianças e principalmente tenho sede de abrir os olhos da sociedade. E me esforço no rádio e em minha profissão de radialista, para denunciar as várias formas de abuso e exploração de crianças e adolescentes.

5 comentários:

  1. E ainda dizem que nossas crianças são o futuro do Brasil...
    Nunes

    ResponderExcluir
  2. Está faltando a família para nossas crianças. Nossos adolescentes estão no meio do material, mas carentes de afeto, de amor, de colo! Nivaldo Rocha

    ResponderExcluir
  3. Val cabral, nosas crianças hoje brincam ate de assassino. algumas vivem na internet, outras nem mesmo brincam. mas a midia em geral tem colaborado com isso, ate mesmo a televisão, por mostrar tanta violencia.
    Ricardo Rodrigo de Lima

    ResponderExcluir
  4. Daniel Conrado31 março, 2011

    Realmente é a marca dos tempos, causando uma mudança completa na criação dos nossos filhos. Essa mudança, para pior, não acontece apenas com o advento da internet, mas também a própria televisão tem parte nisso. Hoje se dialoga pouco e brinca menos. As ruas são mais movimentadas e perigosas. As brincadeiras inocentes foram substituídas pela tecnologia. A criança amadurece muito rapidamente, ultrapassando certas fases de sua vida; e quando percebe já é adolescente, adulta. Hoje a brincadeira de "pega ladrão" já passa a ter outro sentido... É a polícia na brincadeira.
    Contudo, isso nos leva a parar para pensar, e procurar educá-las da maneira mais sensata possível, usando da criativadade e amor.

    ResponderExcluir
  5. Lembra qdo vc era criança e ficava brincando na rua
    ao ar livre?
    de peteca, queimada, bonecas, carrinhos, pega ladrão, etc
    hj as nossas crianças já não brincam mais isso.
    Tudo mudou para muito pior.
    Mário Cerqueira

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: