Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

10 de agosto de 2010

A EDUCAÇÃO COMO HERANÇA MALDITA PARA 2011

A situação de sucateamento da Educação pública estadual na Bahia, traz grandes desafios para o próximo governo: que rumos dar à educação. Há razões de sobra para o próximo governador se preocupar. O Estado não avança e aumenta sua distância em relação à região e ao País. A qualidade da educação no Estado continua sem contar com a responsabilidade do governo. A Bahia ainda não implementou as políticas que já começaram a dar os primeiros frutos em outros estados do Nordeste. O primeiro desafio é escolher o que fazer. O segundo é ter coragem de se concentrar em um ou dois problemas mais prementes. Uma das prioridades é assegurar a alfabetização das crianças no 1º ano. Outra seria eliminar a enorme quantidade de projetos ineficazes. Para avançar é preciso tomar decisões tendo em vista o que melhora o desempenho dos alunos e não o que agrada a corporações e burocracias. Outro aspecto importante para o bom funcionamento da educação no estado, é a correta escolha dos dirigentes da gestão do aparelho público de educação. O Estado não pode permanecer com gestores ineficazes como é o caso da Miralva Moitinho, ainda dirigente da DIREC-7. Esta situação atrapalha a execução dos bons projetos e macula a administração pública. Felizmente começam a surgir evidências sobre o que funciona. O grande desafio do novo governo é assumir a liderança e os custos políticos de empreender as profundas reformas necessárias para dar uma chance aos baianos de amanhã.

19 comentários:

  1. Prezado Val Cabral
    Penso que para melhor a educação na Bahia, o próximo governador (o atual, jamais) precisará de promover uma reestruturação tanto de professores como métodos de ensino porque tudo é muito defasado; são matérias que quase não utilizamos no dia-a-dia, conteúdos que não utilizaremos enquanto no exercício da função a qual optarmos. Não digo que a culpa é dos professores... pelo contrário, acho que eles fazem até muito bem feito a parte que os cabe mas acho que o método de formação de um professor tem que ser modificado ele precisa estar atualizado, e as escolas precisam também estar preparadas para oferecer um ensino de qualidade integrado a situação atual e real do mundo. E neste contexto, a gente só pode esperar mudança para as próximas gestões, pois Jaques Wagner está sendo muito ruim na área de educação (também) e porisso deverá ser reprovado nas urnas... (também) pelos professores!!!!!
    Joselito Fagundes de Almeida
    Professor

    ResponderExcluir
  2. A decepção que é o Jaques Wagner na educação baiana, só demonstra que o Bahia precisa de um governo mais dedicado ao combate à desigualdade social e a educação é a arma mais poderosa para resolver este grave problema, que afeta, sobretudo, a maioria dos jovens. Esse é um grande nó da Bahia, que Wagner já demonstrou não possuir capacidade para desatar! Quem vai ser o candidato, que será eleito no final deste ano, capaz de promover mudanças verdadeiras na educação baiana e dar uma resposta firme e concreta contra a desigualdade social?
    Sandro Carvalho

    ResponderExcluir
  3. A responsabilidade por este fato, não somente de Jaques Wagner... que a educação na Bahia já não anda bem das próprias pernas é fato há muito tempo, e isso agora é a consequência do que foi plantado "lá atrás" quando não se investiu na educação direito. Portanto, nem Wagner, nem Paulo Souto: Geddel neles!
    Pedro Brito de Souza

    ResponderExcluir
  4. WAGNER É MALA SEM ALÇA,
    SEM EIRA, NEM BEIRA,
    SEM NADA QUE O REALÇA,
    SEM MENTE E SEM SEMENTE QUE RESULTE EM BONS FRUTOS!!!
    Carlos Cordeiro
    Poeta Soropositivo

    ResponderExcluir
  5. O melhor da Bahia é o Baiano.
    Assim como o Melhor para governar a Bahia... não é o carioca!!!!!!
    Caio Freitas

    ResponderExcluir
  6. Val Cabral... pra que isso cara, pra que tanta grosseria com o governador? Tem uma frase que encaixa certinho no seu perfil... se liga: Algumas pessoas acham-se cultas porque comparam sua ignorância com as dos outros!!! reflita isso quando for falar dessa forma sobre o governador. Que negócio é esse de ficar chamando o governador de burro seu otário??? Vai me dizer que vc já nasceu sabendo de tudo nessa vida? que vc é o mestre dos magos?? Na minha concepção, vc é o verdadeiro ignorante Brasileiro!!! “sem escrúpulo algum”...
    Ronildo Andrade

    ResponderExcluir
  7. WAGNER JÁ... ERA!!!
    JÚLIO FAIVER

    ResponderExcluir
  8. Val Cabral... É por uma dessa e outras q a Bahia ñ vai pra frente, quem sabe se tiver algum político lendo seu blog, pára de roubar e investe em educação nesse estado q tem tudo pra ser um potência em todos os quesitos!!!!!
    João Batista Ramos da Silva

    ResponderExcluir
  9. A imbecilidade do brasileiro que vota nesses petistas incompetentes e corruptos já não me assusta mais, agora causa raiva. Essa turma de antas provavelmente recebe o Bolsa Família. Dantinhas

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo (a) a educação da Bahia hoje é uma farsa eleitoreira.

    ResponderExcluir
  11. A educação está falida... eu mesma, sou formada em biologia e posso ensinar física, matemática e português, passei em 353 no concurso reda e não me chamaram.

    ResponderExcluir
  12. Engraçado, não sei porque tanta indignação... 90% de vocês que estão falando votaram no 13, cada povo tem o governo que merece.

    ResponderExcluir
  13. Na verdade a educação na Bahia, é tratada com descaso.
    Seria importante que a mídia fosse as escolas verificar também o estado físico de cada uma. Faltam luzes, ventilação, carteiras, há infiltrações em época de chuva, esgoto a céu aberto e muito mais...

    ResponderExcluir
  14. A educação na bahia está FALIDAAAAAA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. A situação da educação no estado da Bahia nunca esteve tão desmoralizada! E é um absurdo que diante de tantas denuncias e da precariedae no funcionamento das escolas o secretário e seu superintendente continuem ludibriando a população, os estudantes e os profissionais com tantas mentiras.

    ResponderExcluir
  16. Esse governador durante a campanha política, dizia saber tudo e iria mudar tudo. Mudou? Sim, mudou para pior!

    ResponderExcluir
  17. Sou professor, e posso afirmar que educação não é prioridade deste governo.

    ResponderExcluir
  18. A Educação no Estado da Bahia é uma piada.!! rsrs. Aluno faz o que quer e os coitados dos professores não podem nem sequer reclamar, porque os homens dos gabinetes não permitem. Falta limite, isso sim e concurso

    ResponderExcluir
  19. Estão pecando na formação dos alunos e, portanto, estão pecando no futuro do país.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: