PREF ITABUNA

Trief

Trief

7 de agosto de 2010

AS MULHERES, A POLÍTICA E AS REELEIÇÕES

Mesmo sendo hoje maioria na população brasileira, as mulheres ainda são minoria em cargos de chefia nas empresas e continuam tendo seus salários inferiores aos dos homens na mesma posição, como atestam vários estudos e pesquisas. Eles ganham de “lavada”, mesmo não tendo, em alguns casos, as qualificações e potenciais de muitas mulheres. Quando se enfoca as postulantes a cargos eletivos às eleições de 2010, a situação fica ainda mais discrepante. Segundo pesquisa divulgada pelo Infográfico/AE, quanto ao sexo, dos 149 candidatos a governador, 18 são mulheres; dos 231 a senador, só 34 são do sexo feminino; e dos 15.353 postulantes a deputado estadual e federal, apenas 4.098 são mulheres. O candidato típico é homem, tem 48 anos de idade, nível superior e é político profissional; já o eleitor típico é mulher, tem pouco mais de 40 anos, não foi além do ensino fundamental e é assalariada do setor privado. O que também chamou a atenção nesse texto foi a informação de que as chapas são dominadas por uma elite partidária tão ligada ao poder que, ao preencher sua ocupação no registro de candidatura, seus membros escrevem “deputados” ou “vereadores”, ou seja, já estão no poder há um certo tempo e nada fizeram para reverter essa situação tão discriminatória para as mulheres. O que estou tentando alertar não é para que votem somente em mulheres, mas em quem tem melhores condições de exercer o poder, um passado ilibado e grande experiência administrativa. Recomendo ao tão segregado sexo feminino que pense bem e não reeleja ninguém – seja homem ou mulher –, pois os que lá estão nada fizeram por nós e têm como única preocupação se manter na situação cômoda e confortável em que se encontram. Para reverter essa vergonhosa realidade não vejo outra solução que não seja uma mudança total no atual panorama político brasileiro, no qual a competência e a ética venham pautar qualquer atuação no setor. Portanto, nas próximas eleições é muito prudente, principalmente para as mulheres, não reeleger ninguém!

11 comentários:

  1. Acho que a Dilma vai mudar o nome do PT para Partido das Trabalhadoras. Sei não se o Lula vai segurar a onda...!!!!!
    Miranda Cardoso Silva

    ResponderExcluir
  2. Val Cabral
    As mulheres sabem que devem votar na presidenta Marina Silva, se estão ainda preferindo a megera da Dilma eh questão de tempo, nao sei porque pensam isso, se eu soubesse seria um gênio, entao o que temos que fazer eh esperar, elas logo vao estar votando na presidenta Marina Silva também, assim como a maioria da população do Brasil, para a mesma ganhar já no primeiro turno, essa eh a verdade.
    Vanessa Fetard Lemos

    ResponderExcluir
  3. Não sou machista, acho que a mulher eh muito importante para o homem, uma esposa sempre está lá para dar suporte para o marido, ajudar, cuidar da casa, educar os filhos, eh uma função muito importante, e a mulher eh muito boa em organizar coisas, entao vai ser ótimo ter a presidenta Marina no poder, executando direitinho as tarefas de uma governantes digna, sensível, humanista, honesta, competente, responsável e sobretudo, temente a Deus.
    Valdeir Rodrigues Bezerra

    ResponderExcluir
  4. REELEIÇÃO NUNCA. SÓ ALIMENTA A FOME DE CORRUPÇÃO DOS POLÍTICOS.
    KLEBER GÓES

    ResponderExcluir
  5. Espalhe essa idéia!
    Fala-se tanto da necessidade deixar um planeta melhor para os nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores (educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso planeta, através dos nossos exemplos.
    Rita Sabóia

    ResponderExcluir
  6. Prezado amigo Val Cabral

    O Brasileiro é assim:

    1. Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.
    2. Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
    3. Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.
    4. Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura.
    5. Fala no celular enquanto dirige.
    6. Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.
    7. Para em filas duplas, triplas em frente às escolas.
    8. Viola a lei do silêncio.
    9. Dirige após consumir bebida alcoólica.
    10. Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.
    11. Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.
    12. Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.
    13. Faz " gato " de luz, de água e de tv a cabo.
    14. Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
    15. Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.
    16. Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.
    17. Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota fiscal de 20.
    18. Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
    19. Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
    20. Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.
    21. Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata.
    22. Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.
    23. Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.
    24. Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.
    25. Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.
    26. Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis.... como se isso não fosse roubo.
    27. Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.
    28. Falsifica tudo, tudo mesmo... só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado.
    29. Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.
    30. Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.
    ETC, ETC, ETC, ETC..........
    E quer que os políticos sejam honestos...

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Mulheres não gostam de política, basta a imprensa fazer uma pesquisa e ver quantas lëem sobre Política. É preciso parar com este sexismo e vitimizaçáo das mulheres. Ora, homens vivem sete anos a menos, trabalham feitos loucos para manter a familia, morrem mais entre 18 e 25 anos, e muito mais....
    Carlos Cordeiro

    ResponderExcluir
  8. LUGAR DE MULHER É NO FOGÃO!

    ResponderExcluir
  9. A candidatura de duas mulheres à Presidência da República, fato inédito no Brasil, vem tomando corpo na cena política. No entanto, encobre ainda uma realidade de crescente, mas ainda baixa, incidência de mulheres nas instâncias do poder. As pré-candidaturas da ministra, Dilma Rousseff, pelo PT, e da senadora Marina Silva, pelo PV, são consideradas um avanço na luta pela maior participação das mulheres na política brasileira. Entretanto, para as próprias mulheres que fazem parte desse cenário, ainda há um longo caminho a ser percorrido em busca da igualdade com os homens.
    Paulo Bezerra da Conceição

    ResponderExcluir
  10. Quando mulheres começam a atuar mais, seja como deputadas, senadoras ou ministras, homens e mulheres começam a perceber que ambos têm a mesma competência, o mesmo compromisso político. Agora, as mulheres estão disputando cargos maiores porque já conseguiram mostrar, em outras instâncias, que têm capacidade.

    ResponderExcluir
  11. Ola pessoal, estamos em 2010 ano de eleições, ou seja.... vcs lembram de todos aqueles deputados corruptos.... (ficha suja)?????? Então essa é a chance de nos livrarmos deles... e rezar para que os próximos não sejam tão cara de pau de fazer a mesma coisa...
    Eu sou a favor da reeleição desses politicos, só para ver se os brasileiros são tão tontos de votar, novamente, em políticos corruptos... ser enganado 1 ou 2 vezes ateh q vai, mais 3 ou 4 ae jah eh palhaçada...
    Antonio Moura

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: