Prefeitura Itabuna

Trief

Trief

5 de junho de 2010

QUANDO UM SECRETÁRIO FAZ A DIFERENÇA

A Constituição Federal preconiza a prática desportiva como um direito inerente ao cidadão. Na verdade, o dispositivo constitucional encontra-se em perfeita sintonia com os aspectos históricos, pois a presença do esporte na trajetória da humanidade nos remete a seus primórdios. De lá para cá, as nações foram incorporando instrumentos pelos quais tornam cada vez mais acessíveis a todos as diversas modalidades esportivas. Quando José Alcântara Pelegrine assumiu a Secretaria de Esportes do governo de Itabuna, no segundo semestre de 2009, quase que não existia a mínima estrutura institucional que se dedicasse ao fomento do desporto em nosso município. Passou a se ter decisão política para tratar o esporte como instrumento de inclusão social e de desenvolvimento humano. Direcionou-se ações em prol das modalidades amadoras e profissionais. Foi assim que Itabuna sediou, a célebre Copa do Interior, com o Estádio Luiz Viana Filho e a Vila Olímpica Fernando Gomes recepcionando as principais delegações das cidades baianas. O evento ainda foi transmitido para mais de 200 municípios e expôs positivamente as nossas potencialidades desportistas, sociais e turísticas no cenário estadual. Ainda numa articulação que contou com o ostensivo apoio do secretário de administração Gilson Nascimento e do próprio prefeito Capitão Azevedo, realizou-se o campeonato Interbairros. Pela Secretaria de Esporte, o governo possibilitou Itabuna contar com seus representantes em diversas competições de abrangência estadual e nacional e integrou-se a cidade na relação dos municípios baianos co relevantes investimentos e atividades de apoio ao esporte amador e profissional. Outro fato que muito tem contribuído á integração social dos nossos jovens, é o apoio constante à extensão de práticas esportivas diversas às comunidades carentes. Pelo bem do povo, a ação da secretaria necessitaria de continuidade. Infelizmente, o prefeito que aí está não tem propiciado o devido valor que o setor requer e por isso o secretário acaba tendo que recorrer aos patrocinadores da área privada e integração da própria comunidade. Esta versatilidade o distingue de todos que o antecederam no cargo e o torna o melhor secretário da atual administração. O País possui Ministério do Esporte, vai realizar Copa do Mundo e uma Olimpíada. Por aqui, lamentavelmente, o prefeito faz “vista grossa” e o governador opta pela política da bola murcha, sem entenderem a prática desportiva como instrumento de promoção da saúde, da paz, do equilíbrio mental e da promoção de nossa juventude na vida em sociedade.

Um comentário:

  1. Parabenizamos ao Secretario de Esporte de Itabuna pelo empenho e esforços para oferecer o melhor para a população itabunense. É oportuno lembrar que as pessoas com deficiência também quer praticar esporte.
    A Vila Olímpica de Itabuna precisa ser um espaço acessível à todas as crianças, jovens e idosos com deficiência, que essas pessoas, em base de igualdade com as demais possa participar de atividades recreativas, esportivas e de lazer.
    Sugerimos ainda, que essa Secretaria torne possível aqui em Itabuna a prática paradesportiva de forma efetiva, num futuro bem próximo com a inclusão no calendário de competições esportivas municipais, modalidades especiais como: bocha adaptada, basquete adaptado, tênis de mesa e de quadra, entre outros, que atenda à esse segmento da nossa sociedade.
    Vivemos no Estado Democrático de Direito no qual fundamenta a cidadania e a dignidade da pessoa humana e este é o desejo de toda pessoa com deficiência: ser cidadão com dignidade.
    Angela

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: