Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

23 de junho de 2010

O CRIME É UMA PROMESSA QUE NÃO PODE SER CUMPRIDA

O estudo da criminologia requer conhecimentos sociais e psicológicos da criatura humana na sociedade. Diversas correntes procuram explicar os motivos que levam o homem à prática criminosa. Há quem diga que o mesmo nasce bom e seu habitat o corrompe; enquanto outros afirmam que já nasce mal com seus caracteres biopsíquicos genéticos. De qualquer sorte todo estudo da criminologia busca fazer uma análise no homem como um todo, isto é, corpo, consciência e subconsciência, não desprezando as sua origens hereditárias, pois queiramos ou não têm influências no seu caráter. Se retrocedermos aos primórdios que povoaram este planeta, mas precisamente ao teor contido no primeiro livro da bíblia conhecido por Gênesis, encontraremos a execução do primeiro homicídio, quando Caim matou Abel. A partir daí passamos a ter consciência da palavra crime, até então desconhecida. Os tempos evoluíram. A sequência dos incomensuráveis séculos voaram tais como os pensamentos que passam por nossas mentes. Diz o sociólogo Selem Rachid Asmar, que somos lobos de nós mesmos, porém cada um com a diversificação material e espiritual que é dotado. O ideal consiste estarmos em paz com o nosso ego e com a nossa consciência, visto que o restante chegará por acréscimo. Ao concluirmos este assunto, afirmamos com todas as letras que o crime não compensa, quer contra a pessoa ou em desfavor dos bens e finanças particulares ou públicas, considerando ser a vingança, a maldição da humanidade, enquanto que a improbidade administrativa, a antítese perfeita de uma administração ideal capaz de produzir benefícios para um povo carente e sofrido que luta por uma justiça que parece mais uma utopia. Crimes praticados por vinganças, assim como enriquecimentos ilícitos constituem pesadelos que inquietam a mente humana, transformando homens e mulheres em pessoas perturbadas.

3 comentários:

  1. No meu modo de ver, todo homem tem uma essência, algo inato que o predispõe a ser mau ou bom. Contudo, tal predisposição não define se ele externará a bondade ou maldade, tal será definido pelos acontecimentos externos, sem que isso modifique de fato a essência do indivíduo.

    ResponderExcluir
  2. O homem é naturalmente bom e a sociedade o corrompe ou o homem é naturalmente mau e a sociedade o ajuda a melhorar ?

    ResponderExcluir
  3. Algumas pessoas nascem com predisposição para a bondade a compaixão e etc., enquanto outras nascem com predisposição para a maldade e a perversidade. Exemplos, são as próprias crianças, modelos mais puros, e os menos influenciados pela sociedade que podemos citar. Notamos que há crianças que quando vêem seus coleguinhas caírem correm para socorrê-lo, ficam consternada, ou mesmo quando vêem um pequeno animal machucado buscam socorrê-lo, outras crianças, por outro lado, quando vêem seus colegas tomarem algum tombo, buscam apenas tirar "sarro", isso quando não são as responsáveis por esses "tombos". Além disso, esse segundo exemplo de crianças, quando vêem algum animalzinho ferido, procuram ferí-los ainda mais ou mesmo matá-los.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: