Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

Trief

Trief

1 de junho de 2010

ITABUNA ANTECIPA DIA DE LUTA CONTRA AS HEPATITES

Em função dos festejos do centenário de Itabuna, em 28 de julho, a Coordenação Municipal de DST/HIV/AIDS estará antecipando, para 7 e 8 de junho, as atividades do Dia Internacional de Luta Contra Hepatites. Segundo a coordenadora Maria Vitória Ramos Gonçalves, a programação começa em 7 de junho, às 16 horas, com uma capacitação para profissionais da área de saúde, com a hepatologista Sueli Cristina Pereira. A programação prossegue, segundo a enfermeira, no dia 8, com uma mobilização para o combate às hepatites no Centro de Referência Júlio Brito, na avenida Inácio Tosta Filho, 360. Ali, no período das 8h30min e 11h30min e das 14h30min às 16h30min, serão desenvolvidas palestras e atividades voltadas para profissionais que atuam em salões de beleza (manicures e pedicures). Maria Vitória Ramos Gonçalves explica ainda que a programação vai incluir a distribuição de folhetos educativos, kits de prevenção, além de brindes para os participantes das palestras, que vão receber testes rápidos de detecção da Hepatite C e HIV. O QUE É - A hepatite é uma doença caracterizada por uma inflamação do fígado. Pode apresentar diversas causas, como as infecções por vírus, uso abusivo de álcool e certos medicamentos, de drogas, doenças hereditárias e auto-imunes. A hepatite pode ser classificada em aguda e crônica, sendo que essa última é representada por um processo inflamatório que dura mais de seis meses, porém a cronificação não ocorre em todos os casos. Na maioria das vezes, a doença apresenta poucos sintomas e, às vezes, só é diagnosticada em exames de rotina, ou durante a investigação de um quadro inespecífico. Poucos são os casos que evoluem para uma forma aguda, podendo levar à morte. A importância da cronificação da doença é o potencial para o desenvolvimento de cirrose hepática e, posteriormente, câncer de fígado. (Kleber Torres Foto: Waldyr Gomes).

3 comentários:

  1. Quanto mais envolvidos essas pessoas estiverem na luta contra as doenças, mais eficaz será o resultado.

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia, sabemos que saúde é um problema complexo e o tratamento de qualquer doença deve ser mais do que medicamentoso. Por isso, nossa equipe preza por uma assistência multidisciplinar ativa!

    ResponderExcluir
  3. Atualmente, cerca de 80% dos portadores de hepatite no mundo não sabem que têm a doença. Esse é o nosso principal desafio: vencer a desinformação.
    A intenção é ampliar ao máximo o número de participantes.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: